A fórmula simples para passar na OAB

A fórmula simples para passar na OAB

A fórmula simples para passar na OAB

Será que existe uma fórmula simples para passar na OAB? O índice de reprovação é, de fato, muito alto. Mas isso ocorre porque a maioria dos candidatos não tem uma preparação adequada. Portanto, separamos os principais elementos de uma fórmula simples para passar na OAB. Acompanhe!

Conhecer o exame é a primeira parte da fórmula simples para passar na OAB

O primeiro elemento da fórmula simples para passar na OAB (e em qualquer prova) é conhecer o exame. São duas fases realizadas em datas diferentes, sendo que só realiza a 2a etapa quem consegue 50% de desempenho na 1a etapa

Para refrescar sua memória, veja as características de cada fase do exame da OAB:

  • 1a fase: prova objetiva com 80 questões de múltipla escolha, com quatro alternativas cada. Cobrança das 17 disciplinas previstas no edital. Não se permite consulta a nenhum material. O candidato deve acertar pelo menos 40 pontos para passar para a 2a fase. São 5 horas de prova.
  • 2a fase: prova prático-profissional, com 4 questões dissertativas e uma peça processual. Cada questão vale 1,25 ponto, e a peça vale 5 pontos. É permitida a consulta ao Vade Mecum “seco”. O candidato precisa acertar no mínimo 6 pontos para ser aprovado na OAB. São 5 horas de prova. 

Além das duas fases, o candidato precisa conhecer outra parte importante: a repescagem. Ela se destina a quem passa na 1a fase, mas não obtém aprovação na 2a fase. Nesse caso, o candidato pode refazer a última etapa sem reiniciar todo o processo. Fique atento ao edital e ao cronograma próprios da repescagem para realizar a sua inscrição.

Passe de primeira no Exame de Ordem, estudando somente o que realmente interessa.

Mais de 80% de nossos alunos aprovam de primeira!!

Saiba maisrecomendado

Curso Turbo para 1ª Fase OABCurso Turbo para 1ª Fase OAB

Entender a relevância das disciplinas é a segunda parte da fórmula simples para passar na OAB

São 17 disciplinas na 1a fase da OAB. Como estudar tudo? Não estude. O candidato precisa focar as matérias mais relevantes. Esse é o segredo da fórmula simples para passar na OAB.

Afinal, para que estudar Direito Internacional e ECA se são somente duas questões de cada matéria? Ética, por exemplo, cai em 8 questões. Direito Constitucional e Direito Administrativo caem em 7 questões cada. Portanto, conheça as matérias de maior peso (maior número de questões) e mantenha o foco somente nelas! Em suma, são quase 60% da prova:

  • Direito Civil e Processual Civil;
  • Direito Penal e Processo Penal;
  • Direito Constitucional;
  • Direito Administrativo;
  • Ética.

Essas matérias representam mais do que você precisa para passar para a 2a etapa. Após estudar esse grupo, foque Direito do Trabalho e Processual do Trabalho, Direito Tributário e Direito Empresarial. Esse grupo abrange cerca de 25% da sua prova.

Avalie a banca responsável

Você sabe como descobrir o modo de cobrança na prova da Ordem? Esse é um elemento fundamental, que compõe nossa fórmula simples para passar na OAB. E, pasmem, é mais simples do que se imagina.

Para avaliar a banca responsável, você precisa fazer o maior número de questões que conseguir! Existe um comportamento recorrente da FGV, que cobra determinados artigos e assuntos com mais frequência. E existe, de igual modo, uma forma de cobrar, que é a letra da lei.

Portanto, se você faz questões, de preferência questões comentadas, entende como a banca se comporta no certame.

Curso Turbo para 1ª Fase OABCurso Turbo para 1ª Fase OAB

Passe estudando menos do que você imagina na 1ª Fase!

  • Videoaulas Objetivas e SEM enrolação;
  • Inclui Combo com 28 Apostilas
  • Acesso à Plataforma de Questões Comentadas;
  • Melhor preço do mercado.

SAIBA MAISrecomendado

Estude de maneira eficiente

Todas as partes da nossa fórmula simples para passar na OAB são maneiras de ser eficaz nos estudos. Por isso, resumimos aqui as principais dicas de um estudo eficiente:

  • Priorize as matérias de maior incidência na prova objetiva.
  • Conheça a estrutura do exame em suas duas fases.
  • Faça inúmeras questões e provas anteriores.
  • Treine as peças profissionais.

Um estudo eficiente é a fórmula simples para passar na OAB. Ter auxílio de especialistas e materiais adequados também entra nessa equação, assim como boas dicas para a prova.
Quer mais dicas para passar na OAB? Veja o blog do curso Prova da Ordem!