Quantas Horas Estudar por Dia para OAB?

Quantas Horas Estudar por Dia para OAB?

Quantas Horas Estudar por Dia para OAB?
Quantas horas estudar por dia para OAB?
 
Se tem uma coisa que quem estuda para o Exame de Ordem quer, são respostas. O que estudar, quando estudar, como estudar, por quanto tempo estudar… e por aí vai. São dúvidas legítimas, mas geradas principalmente pela ansiedade, por querer fazer “o certo”.
 
Algo compreensível, vindo de um egresso do curso de Direito. Mas é para isso que estamos aqui, para esclarecer as mentes inquietas e cheias de dúvidas de vocês.
 
E como em quase tudo no Direito, a resposta para quantas horas estudar por dia para OAB também é algo que “depende”. Afinal de contas, somos indivíduos com realidades e características diferentes, sendo pouco provável que a resposta mais acertada seja um número absoluto.
 
Portanto, trarei alguns pontos para que você tire suas próprias conclusões e encontre seu ideal
 

 

📌 Quantas horas estudar por dia para OAB

 

⚜️ O que é o tempo?

Para o Prof. e físico Marcelo Gleiser, nós somos criaturas que vivemos dentro do tempo, nós temos começo e fim. E seria exatamente essa capacidade de percepção da passagem do tempo que nos faz humanos e diferentes de outras criaturas.
 
Sabendo de nossa própria finitude, segundo observa o Prof. Marcelo, essa noção temporal seria a grande mola criativa da humanidade.
 
Justamente por vivermos dentro deste tempo finito, é que tentamos driblar essa limitação temporal (assista ao vídeo)
 
 
 

⚜️ Como driblar a limitação temporal?

Conforme a abordagem supra, percebemos que, em si, a percepção da passagem do tempo é uma característica própria do ser humano neste planeta.
 
Por isso, não raro participamos de eventos (uma palestra, por exemplo), em que alguns acham que aquele período passou rápido, enquanto outros consideram ter demorado a passar. Sendo que tratava-se do mesmo intervalo de tempo.
 
O tempo não está acelerando ou desacelerando, o que muda é nossa percepção sobre ele.
 
Isso está diretamente relacionado com o quanto focados estamos na execução da tarefa. Quando há foco/interesse, nosso cérebro tenta armazenar tudo que é possível para que possamos compreender melhor tudo que está acontecendo, dando a impressão de que o tempo passou depressa.
 
Quando estamos dispersos e distraídos, nosso cérebro tem menos atividade e passa a ideia de que o tempo está demorando a passar.
 
Para “driblar” do tempo, portanto, a primeira coisa que você deve cultivar é FOCO no que está fazendo.
 
Para que seu estudo tenha um rendimento maior, no mesmo período de tempo, é preciso estar interessado, engajado na tarefa de aprender.
 

👉 Confira: Melhore a gestão de seu tempo durante os estudos

 

 

⚜️ Como criar mais tempo para os estudos?

Sempre, sempre, sempre nos procuram afirmando não terem tempo para estudar. Poucos são os que conseguem ter dedicação exclusiva na preparação para OAB. A maioria dos examinandos têm que conciliar a vida profissional e pessoal com os estudos.
 
Ou seja, essa não será uma condição exclusiva, e, assim como os demais, você também dará um jeito para alcançar a aprovação na OAB. Antes de tentar mensurar quantas horas estudar por dia para OAB, pense na gestão de suas atividades diárias.
 
Pergunte-se:
– Como estou gastando o meu tempo a cada dia?
– O que realmente é indispensável?
 
Faça uma lista da sua rotina e tente identificar onde você pode otimizar a execução de determinadas tarefas, verificar aquilo que pode ser delegado e, também, o que pode ser deixado para depois.
 
Ao priorizar a aprovação na OAB, certamente você encontrará algumas atividades dispensáveis ou que podem ser realizadas noutro momento da vida.
 
O que nos leva ao próximo tópico.
 
 

Passe de primeira no Exame de Ordem, estudando somente o que realmente interessa.

Mais de 80% de nossos alunos aprovam de primeira!!

Saiba maisrecomendado

Curso Turbo para 1ª Fase OABCurso Turbo para 1ª Fase OAB

 
 

⚜️ Tempo de Estudo x Qualidade de Estudo

Agora que você já sabe como aumentar a percepção de duração do tempo e como criar tempo dentro de sua rotina diária, chegou a hora de falarmos sobre como aproveitar esse tempo da melhor forma possível.
 
Ter duas horas por dia de estudos, não significa, necessariamente, duas horas de aprendizado e absorção de conteúdo.
 
A forma como você irá conduzir sua preparação também irá influenciar diretamente em quantas horas estudar por dia para OAB.
 
Quanto menos eficiente for seu método de estudo, menor será a absorção do conteúdo e, naturalmente, resultará na necessidade de um número maior de horas de estudo para alcançar um bom resultado no certame.
 
E, sem sombra de dúvidas, dentre todas as técnicas de estudos para Exame da OAB conhecidas, o Teste Prático é mais eficiente método de preparação.
 
Através deste método, você estimula sua aprendizagem, reforça assuntos de seu domínio e identifica aqueles que precisam ser revisados durante a resolução do exercício para que você consiga resolvê-lo.
 
Além de aumentar sua familiaridade com a forma de trabalho da banca para exigir seus conhecimentos na prática, este método, segundo estudo da Psychological Science in the Public Interest, é até duas vezes mais eficiente que as demais técnicas analisadas.
 

👉 Confira: Avaliação de 10 Técnicas de Estudos para OAB

 
Ou seja, não há um número exato para quantas horas estudar por dia para OAB. Você deve focar muito mais em como aproveitar o tempo que tem para estudar, do que na busca por uma resposta de tempo ideal de estudo.
 
O tempo ideal de estudo para OAB é o tempo que você tiver disponível.
 
 
 

⚜️ Alguns cuidados e informações importantes para otimizar seu tempo de estudo:

 

E lembre-se, sempre, que “feito é melhor do que perfeito”.
 
 

Curso Turbo para 1ª Fase OABCurso Turbo para 1ª Fase OAB

Passe estudando menos do que você imagina na 1ª Fase!

  • Videoaulas Objetivas e SEM enrolação;
  • Inclui Combo com 28 Apostilas
  • Acesso à Plataforma de Questões Comentadas;
  • Melhor preço do mercado.

SAIBA MAISrecomendado