Técnicas de Estudos: Leitura Dinâmica para Exame da OAB

Técnicas de Estudos: Leitura Dinâmica para Exame da OAB

Leitura Dinâmica para Exame da OAB
 
Diante das recentes alterações promovidas pela FGV, notadamente em relação ao volume de texto constante em cada questão da 1ª fase do Exame de Ordem, conhecer a técnica de leitura dinâmica passa a ser uma das habilidades mais importantes para aqueles que almejam a aprovação no Exame de Ordem.
 
Por isso, iniciarei uma série de publicações tratando sobre o tema “Aumento da Velocidade de Leitura”, para que você, que é assinante do Portal Prova da Ordem ou que simplesmente acompanha as publicações do blog. Espero que estes materiais auxiliem em sua preparação, para que você esteja pronto para enfrentar esse novo “jeitinho” que a FGV tem utilizado para dificultar um pouco mais na 1ª fase do Exame de Ordem.
 
 

O que é Leitura Dinâmica?

leitura dinâmica é uma forma de ler os textos de forma rápida e clara, com o mesmo entendimento, apesar da maior velocidade.” – InfoEscola

 
Quando se ouve falar em Leitura Dinâmica, muitas pessoas imaginam uma habilidade fora do normal, que estaria disponível apenas àqueles que possuiriam uma mente privilegiada, gênios, pessoas fora da normalidade. O que não é verdade. Qualquer um pode ler mais rápido!

Hábito da Leitura

O hábito da leitura é uma das maiores virtudes para estudantes de Direito. A maioria dos profissionais leem uma média de 3,4 horas por dia, executivos e gerentes ultrapassam a média de 6,5 horas. E quem está se preparando para o Exame de Ordem, com certeza lê muito próximo do que executivos e gerentes leem.
 
As pessoas possuem diferentes velocidades de leitura por uma variedade de razões:

  • Diferente experiência de leitura;
  • Hábitos de leitura individuais que podem variar em eficiência;
  • Maus hábitos comuns que podem interferir na velocidade de leitura;
  • Influências externas que podem promover, dificultar ou impedir sua concentração durante a leitura.

 
Identificados os pontos que influenciam negativamente na velocidade da leitura, consequentemente é possível melhorar, aperfeiçoar a nossa velocidade de leitura. E isso pode ser a diferença entre a aprovação ou reprovação na Prova da OAB, considerando o aumento considerável no volume de texto da prova.
 
Abaixo listarei algumas dicas iniciais para que você possa entender melhor e começar a praticar a Leitura Dinâmica:
 
 

1 – Redução do número de fixações durante o processo de leitura

A forma como executamos a leitura é mais ou menos assim: fixa-se em um ponto inicial e a partir daí nossos olhos fazem saltos para novos pontos, lemos um novo trecho, ato contínuo se realiza um novo salto e assim sucessivamente. O ponto é que, a cada salto, a fixação da maioria das pessoas, sem treinamento direcionado, dura algo entre um quarto a meio segundo. Através de treinamento é possível reduzir esse tempo e, com isso, acelerar a leitura de forma geral.
 
Em suma, isso significa que, para aumentar a velocidade de leitura, a maior fluidez no movimento dos olhos passa a ser ponto chave nesse processo. Quanto mais contínuo for esse movimento, e menos pausas seus olhos fizerem sobre o texto, mais rápido você irá ler.

2 – Ler com máxima concentração

A maioria das pessoas gasta cerca de 30% do tempo de leitura com aquilo que acabou de ser lido. É algo inconsciente, mas é preciso resistir à vontade de voltar aos trechos que já foram lidos.
 
É necessário ter confiança de que o cérebro recebeu aquela informação, e que nem tudo poderá ser memorizado com perfeição – para isso existem as revisões.
 
Para diminuir essa sensação de “não entendimento”, bem como da vontade de voltar às frases que recém foram lidas, é preciso ter foco e concentração durante a leitura.
 
 

3 – Explore mais a sua visão periférica

Na maioria dos casos, usamos o foco central da visão, o que limita consideravelmente o número de palavras que conseguimos ler em cada ponto de fixação. Melhorar a visão periférica, pode acelerar a leitura em até 50%.
 
Como fazer isso? Esse será um dos pontos que abordarei nas próximas publicações sobre o tema “Aumentar a velocidade de Leitura” aqui no blog. Quem estuda para o Exame de Ordem precisa entender que, a partir de agora, otimizar a leitura passa a ser MUITO importante para quem está se preparando para o certame. Seja para ler uma quantidade maior de conteúdo, seja para que se alcance maior agilidade para resolução de questões na prova.
 
Continue acompanhando as publicações do blog Prova da Ordem, em breve trarei mais informações e dicas sobre como ler mais rápido.
 
Bons estudos.
 
 

Combo de Apostilas para OAB

Ter um material base para nortear seus estudos é essencial para um bom desempenho na Exame da OAB e você não tem tempo a perder, utilize sempre materiais de qualidade e ATUALIZADOS!

Saiba mais sobre o Combo de Apostilas