Qual é a fase mais difícil da OAB?

Qual é a fase mais difícil da OAB?

Existe uma fase mais difícil da OAB? A 1a etapa possui a particularidade de ser objetiva, com questões fechadas. Já na 2a etapa, é preciso responder às questões abertas e elaborar uma peça processual. Cada fase do Exame de Ordem tem características próprias, certo? Vamos entendê-las antes de falar que existe uma fase mais difícil da OAB? 

Existe uma fase mais difícil da OAB?

Se pensarmos de maneira objetiva, não é possível afirmar nada sobre o assunto. A fase mais difícil da OAB pode ser a 1a para o candidato X, mas a 2a para o candidato Y. Tudo dependerá das forças e fraquezas de cada um.

No entanto, existem dificuldades, comuns às duas fases, que devem ser enfrentadas:

  • Gestão do tempo: em ambas as provas, a FGV concede 5 horas para realizar as questões. Se na 1a fase são 80 questões fechadas, na 2a são questões que demandam escrita. Tudo isso toma muito tempo e pode comprometer a aprovação.
  • Ansiedade: independentemente da fase, quem não controla a ansiedade pode colocar tudo a perder na hora da prova. Afinal, não adianta se preparar bem e ter um branco ao fazer o exame.

Vamos entender as dificuldades de cada fase?

As dificuldades da 1a fase da OAB

A fase mais difícil da OAB é a 1a fase? Para alguns candidatos, sim. E como ela é estruturada? Veja:

  1. Prova objetiva, com 80 questões de múltipla escolha, sendo quatro alternativas em cada questão.
  2. Até o momento, são cobradas 17 disciplinas.
  3. Você tem 5 horas para realizar toda a prova.
  4. É preciso acertar 40 questões (50% da prova) para realizar a 2a fase. 

Diante dessa estrutura, podemos pontuar algumas dificuldades da 1a fase da OAB.

Edital extenso

A grande quantidade de disciplinas para estudar é uma dificuldade relevante da 1a fase. Candidatos(as) que não atentam a isso sequer sabem como fazer um planejamento possível e inteligente. Ou seja, a reprovação pode vir pela falta de organização.

Até então, temos 17 matérias. E pode haver mais, devido a potenciais alterações na grade curricular do curso de Direito. Certamente, ninguém terá tempo de passar pelo edital todo. 

Por isso, esqueça as 17 disciplinas! Foque os assuntos mais cobrados e as matérias mais relevantes, ok? Ética é a matéria com o maior número de questões e o menor conteúdo do edital. 

As dificuldades da 2a fase da OAB

A maior dificuldade na 2a fase da OAB é a elaboração da peça processual. Isso pode acontecer por vários motivos. Há candidatos(as), por exemplo, que passam para a 2a etapa sem ter tido qualquer experiência com peticionar. Isso é comum com graduandos(as) que não trabalharam em escritório de advocacia.

No entanto, mesmo quem já fez petição terá dificuldades. O primeiro ponto é que a prova será respondida à mão. Se você não praticou o suficiente durante sua preparação, poderá perder bastante tempo ou errar na escrita.

Além disso, é preciso ter muita atenção na hora de montar o esqueleto da peça. Ele será o guia do(a) candidato(a) e tomará a maior parte do tempo.

Confira outras dificuldades da 2a fase da OAB:

  • Lidar com material seco: existem algumas marcações permitidas no Vade Mecum que devem ser utilizadas para facilitar na hora da prova. Porém, há quem não turbine seu Vade Mecum e vá para o exame com o material seco.
  • Manusear o Vade Mecum: muitos(as) candidatos(as) seguem para a 2a etapa sem saber como aproveitar ao máximo seu material de consulta. 
  • Elaborar respostas coesas: elaborar respostas coerentes e coesas para as questões demanda treino, o que nem todos praticam.

Para vencer todos esses problemas, faça uma preparação incrível, com muitos simulados à mão, certo? Treine bastante as possíveis petições da disciplina escolhida, atente ao seu material de consulta e saiba lidar com ele.

Percebeu que não existe propriamente uma fase mais difícil da OAB? Cada etapa possui dificuldades particulares, que dizem respeito à própria estrutura da prova. O fundamental, então, é se preparar adequadamente para cada uma delas.

Aproveite e leia outros posts do blog do curso Prova da Ordem para conferir mais dicas sobre a prova da OAB!

Promoção Quarentena Curso 2ª Fase OABPromoção Curso 2ª Fase OAB

Nosso curso para 2ª Fase da OAB é direcionado e sem enrolação.

Você dominará a elaboração das peças cobradas e resolverá as questões discursivas de forma prática e fácil.

Saiba maisrecomendado