Preciso atingir qual pontuação na primeira fase da OAB?

Preciso atingir qual pontuação na primeira fase da OAB?

Você tem se empenhado em seu Projeto Aprovação na OAB 2022? O primeiro passo é conhecer o básico, que é a pontuação na primeira fase da OAB. Na sequência, vamos mostrar algumas dicas para você atingi-la! Confira!

Pontuação na primeira fase da OAB

Conhecer o exame da OAB é importante para traçar uma estratégia de aprovação. Você já sabe que ele é composto por duas fases realizadas em datas diferentes. Mas qual é a pontuação na primeira fase da OAB?

Você precisa obter 50% de acertos na 1a fase, ou seja, 40 pontos. Veja a estrutura e algumas regras dessa etapa: 

  • Prova objetiva com 80 questões de múltipla escolha, e cada questão possui quatro alternativas cada.
  • As 80 questões abordam as disciplinas previstas no edital.
  • Não é permitida a consulta a nenhum material.
  • São 5 horas de prova.

Portanto, a pontuação na primeira fase da OAB é de 40 pontos. Ao atingi-la, você estará apto a realizar a 2a fase, que é a prova prático-profissional. A grande questão aqui é: qual seria a melhor maneira de alcançar a pontuação na primeira fase da OAB?

3 dicas para alcançar a pontuação na primeira fase da OAB?

Entenda quais são as matérias mais relevantes

Sim. Existem matérias mais relevantes na hora de resolver a primeira fase da OAB. Até o momento, as 80 questões abordam 17 matérias diferentes. Ao conferi-las no edital, você perceberá que algumas delas apresentam um conteúdo enorme. 

Por isso, desde o início, já é bom alertar que você não conseguirá estudar todas. Mas, tudo bem, não se desespere! Seu foco é obter a aprovação, e o primeiro passo é atingir a pontuação na primeira fase da OAB. 

Para chegar aos 40 pontos, entenda as matérias mais relevantes. São elas:

  • Direito Processual Penal.
  • Direito Processual Civil.
  • Direito Constitucional.
  • Direito Administrativo.
  • Ética Profissional.
  • Direito Penal.
  • Direito Civil.

Essas 7 disciplinas integram o grupo mais relevante. Isso porque consistem em 47 questões da sua prova. Ética, especialmente, traz o maior número de questões e o menor conteúdo programático. 

O grupo de relevância média abrange 21 questões. Se você já está craque no grupo mais importante, invista nas seguintes matérias: Direito do Trabalho e Processual do Trabalho, Direito Tributário e Direito Empresarial.

Aposte nas questões comentadas e nos simulados

Estudar 17 matérias para conseguir 40 pontos? Sem chances! Acabamos de apontar os grupos em que você deve investir sua preparação. Mas qual é a melhor forma de estudar para obter a pontuação na primeira fase da OAB?

Sem dúvida, por meio da resolução de questões e simulados. Você precisa ler a lei seca, mas essa leitura será assimilada da melhor maneira por meio dos exercícios. Com questões e simulados, você saberá o modo de cobrança da banca. O simulado contribui para o aprendizado sobre gestão de tempo, inclusive. 
Portanto, utilize uma plataforma de questões comentadas exclusivas para a OAB. Assim, você otimiza seu tempo e consegue fixar melhor os conteúdos.

Passe de primeira no Exame de Ordem, estudando somente o que realmente interessa.

Mais de 80% de nossos alunos aprovam de primeira!!

Saiba maisrecomendado

Curso Turbo para 1ª Fase OABCurso Turbo para 1ª Fase OAB

Adote a melhor técnica de resolução da 1a fase da OAB

Por fim, nossa última dica para alcançar a pontuação na primeira fase da OAB é investir na melhor técnica de resolução da 1a fase. Sim, existe uma técnica para você aplicar na hora da prova. Ela considera a matéria que você domina mais, as questões complexas, o que fazer em caso de dúvidas e outros pontos. Veja:

  • Siga nossa sugestão de ordem de resolução da prova. Comece pelas questões com que você possui maior afinidade ou conhecimento. Elas aumentam sua chance de acerto, pois seu raciocínio está tranquilo, e isso te dará mais confiança.
  • Use sinais para manter seu foco, marcando termos no enunciado. Inclusive, saiba que termos generalistas (todos, sempre etc.) costumam estar incorretos. 
  • Na dúvida, elimine alternativas menos prováveis na questão, pois duas opções podem estar evidentemente incorretas. 
  • Deixe as questões mais complexas para o final. Não perca tanto tempo ou fique ansioso por elas.

Atingir a pontuação na primeira fase da OAB não é tão complicado. Você precisa acertar metade da prova (40 pontos) para seguir no certame. O estudo com métodos corretos é um grande passo para isso, especialmente com um bom roteiro.

Confira nosso roteiro de estudos para a 1a fase da OAB!