Absolutamente TUDO para sua Aprovação na OAB

Blog do Curso Prova da Ordem

Avatar Lucas Ávila

por

Professor Coordenador do Curso Prova da Ordem, especialista em Direito e Processo Civil, bem como na Prova da OAB e técnicas de estudo. Me siga no instagram: @proflucasavila

OAB menciona ideia de um Exame de Ordem Digital

A menção sobre um projeto de Exame de Ordem Digital foi uma surpresa completa para quem acompanhava o Webinar protagonizado pelo Presidente do Conselho Federal e pelo Coordenador Acadêmico do Exame de Ordem que aconteceu no dia 14/04.

Dentre outros assuntos, se você ainda não viu, durante o evento promovido pelo site jurídico JOTA, também foi falado sobre a tendência de novo adiamento da 2ª fase do XXXI Exame de Ordem.

Como foi abordado o tema do Exame de Ordem Digital?

O primeiro a mencionar o projeto embrionário do Exame de Ordem Digital foi o Coordenador Acadêmico do Exame de Ordem, Min. Marco Aurélio Bellizze.

Segundo ele, isso já foi ventilado em outras internamente, mas não foi levado adiante. Só que agora, com esse cenário de reclusão causado pelo COVID-19, seria o momento dele voltar a ser pautado.

De forma bem genérica e superficial, foi dito algo no sentido de que seria realizada a prova através de um tablet, em um ambiente controlado para garantir que era a própria pessoa que estaria respondendo.

Além disso, também disse que isso exigiria alguns requisitos para poder ser implementado, como um banco de questões volumoso e outras questões técnicas.

Dessa forma, claramente estava falando de algo que fora debatido anteriormente.

Todavia, o que parecia ser um comentário pontual foi reforçado pelo Presidente do Conselho Federal, que falou a respeito em outras duas oportunidades durante a explanação.

Ou seja, o Exame de Ordem Digital é realmente uma coisa sendo considerada harmonicamente entre FGV e OAB.

Como exemplo, o Presidente Felipe Santa Cruz citou que tal formato é adotado em alguns países, como nos EUA.

No mesmo sentido, a OAB também admitiu a tendência de que o curso de Direito avance no EAD, acompanhando as mudanças globais com o uso da tecnologia.

Todavia, fez algumas ressalvas, sendo mais favorável a um sistema misto em que haja certo acompanhamento físico.

Inclusive, sobre melhorias na avaliação, segundo Felipe Santa Cruz, os olhos da OAB estariam voltados para o avanço na discussão de novos instrumentos de aplicação do certame e sua modernização.

Ou seja, esse novo paradigma tecnológico acompanha a proposta do Exame de Ordem Digital.

Combo de Apostilas para 1ª Fase OAB

📚 Combo de Apostilas para OAB

Material COMPLETO para sua Aprovação na OAB. São 25 apostilas digitais com mais de 50% de desconto! Ao fazer a compra do material, você ainda ganha 4 brindes exclusivos e tem direito às atualizações das apostilas pelo período de 12 meses. Ou seja, a garantia de material sempre atualizado e de qualidade, algo essencial para uma boa preparação. Ficou interessado(a)? Adquira o Combo de Apostilas do Curso Prova da Ordem por apenas 12x de R$ 18,27 no cartão de crédito ou R$ 199 no boleto.

Saiba mais sobre o Combo de Apostilas →

Mas quando e como será implementada essa nova forma de aplicação?

Em relação à implementação, como foi dito por ambos, se trata de um projeto embrionário. Ou seja, algo que não possui muita definição de forma.

Uma coisa importante a ser destacada é que, apesar da política de isolamento provocada pela crise de saúde pública atual, esse projeto não tende a se tornar realidade de forma acelerada.

Assim, esqueça isso para edições próximas.

O que ocorre é que a crise acendeu o alerta para necessidade de que tal sistema de aplicação seja trazido novamente à superfície das discussões.

Dessa forma, será um caminho a ser estudado e desenvolvido com mais atenção a partir de agora.

Percebi bastante entusiasmo, notadamente do Coordenador Acadêmico do Exame de Ordem, representando a FGV, ao falar a respeito do Exame de Ordem Digital.

Agora, resta esperar. Enquanto isso, estude para o sistema de aplicação tradicional, pois ele deve vigorar por um bom tempo e certamente você deseja ser aprovado o quanto antes.

Plataforma de Questões Comentadas para 1ª Fase OAB

📲 Plataforma de Questões Comentadas

Conquiste sua Aprovação na 1ª Fase da OAB estudando através de Questões Comentadas! Resolver provas anteriores é a maneira mais eficaz de preparação para a prova objetiva da OAB. Ao utilizar essa técnica de estudo, os examinandos podem conhecer melhor a maneira que a banca examinadora exige o conteúdo, perdendo o medo da prova e adquirindo muito mais confiança para encarar o certame.

Saiba mais sobre esta técnica de estudo →

Confira também:

👉 Questões Comentadas da OAB

👉 Estudar Sozinho ou em Grupo para OAB?

👉 10 Dicas para Mudar sua Rotina de Estudos

👉 10 Erros na Preparação para 1ª Fase da OAB

Receba com exclusividade nossas publicações sobre o Exame de Ordem

Preencha seu nome e e-mail para ficar por dentro de todas as novidades sobre a Prova da OAB.

Informe o seu nome.
Informe o seu e-mail.