Absolutamente TUDO para sua Aprovação na OAB

Blog do Curso Prova da Ordem

Avatar Fernando Barcellos

por

Cofundador do Curso Prova da Ordem, especializado em aprovar Bacharéis em Direito no Exame da OAB. Aproveito a oportunidade para deixar um convite para você baixar alguns materiais gratuitos preparados com muito carinho para sua aprovação. ;)

10 dicas para mudar sua rotina de estudos

O Exame de Ordem é uma prova que assusta diversos estudantes de Direito, devido à quantidade de conteúdos exigidos e do alto índice de reprovações logo na 1ª fase. Entretanto, passar na OAB não é impossível, e existem algumas técnicas para que os examinandos obtenham melhores resultados nesse exame. 📚

Se você está se preparando para essa prova, continue lendo o nosso post e veja nossas 10 dicas para mudar sua rotina de estudos. Com estas novas práticas, você poderá ficar mais tranquilo quanto a sua aprendizagem, chegar mais confiante no exame e aumentar seu desempenho na prova. Confira! 🧐

Dicas para mudar sua rotina de estudos

1. Faça do seu Vade Mecum seu melhor amigo 📔

O Vade Mecum é bastante útil durante os estudos para a OAB. Por isso, é fundamental que você faça dele o seu melhor amigo nesse período. O ideal é obter um exemplar atualizado, para que ele seja completo e possa realmente ajudá-lo com os códigos e leis vigentes.

Leia bastante esse guia e faça anotações e marcações para que você consiga encontrar rapidamente o que procura em suas pesquisas durante a aprendizagem. Além disso, ao consultá-lo frequentemente, será mais fácil se familiarizar com o material.

Vale lembrar que a legislação que pode ser exigida é aquela que entrou em vigor até a data de publicação do edital da 1ª fase

2. Experimente novas formas de estudo 📑

Essa é uma das dicas para mudar sua rotina de estudos que você não pode deixar de testar. É essencial experimentar novas formas de estudo para que você descubra quais funcionam ou não com o seu perfil e modo de aprendizagem.

Quer alguns exemplos? Faça testes com apostilas diferentes; veja vídeos sobre assuntos recorrentes da prova;confira questões comentadas; estude a Lei Seca, pois esse é o texto puro de uma lei que é encontrado no Vade Mecum, sem comentários ou resumos de terceiros.

É importante estudar a lei conforme mencionado acima, porque ela está sendo cada vez mais um tópico presente no exame. Além disso, incentiva o seu pensamento crítico. Lembre-se de estudar sem materiais de apoios neste momento, para que você se esforce mais e memorize melhor o conteúdo.

Combo de Apostilas para 1ª Fase OAB

📚 Combo de Apostilas para OAB

Material COMPLETO para sua Aprovação na OAB. São 24 apostilas digitais com 50% de desconto! Ao fazer a compra do material, você ainda ganha 4 brindes exclusivos e tem direito às atualizações das apostilas pelo período de 12 meses. Ou seja, a garantia de material sempre atualizado e de qualidade, algo essencial para uma boa preparação. Ficou interessado(a)? Adquira o Combo de Apostilas do Curso Prova da Ordem por apenas 12x de R$ 18,88 no cartão de crédito ou R$ 189 no boleto.

Saiba mais sobre o Combo de Apostilas →

3. Explique o conteúdo para si mesmo 👓

Essa é mais uma das dicas para mudar sua rotina de estudos que traz resultados muito bacanas. Para colocá-la em prática, basta explicar para si mesmo um tema depois que você terminar de ler sobre ele.

Parece bobo, mas, se você consegue explicar para si, é sinal de que memorizou o assunto.

Esse exercício é importante porque o ajuda a fixar o assunto (já que você tem que repeti-lo) e observar se você realmente aprendeu. Além disso, ao explicar o tema com suas próprias palavras, você irá desenvolver sua capacidade de argumentação, algo essencial na 2ª fase. 

Caso você não consiga, isso significa que talvez seja necessário estudar mais um pouco esse tópico.

4. Faça mapas mentais para simplificar temas complexos 🧠

Se você está estudando para a OAB, provavelmente já ouviu falar dos mapas mentais. Eles são ótimos para dar dinamismo aos estudos, e quem tem uma boa memória visual costuma gostar bastante deles.

Um mapa mental é uma ferramenta utilizada para revisar conteúdos, organizar ideias, ter uma visão geral sobre um assunto e memorizar melhor determinados temas. Para elaborar um bom mapa mental, pegue uma folha de papel, escolha o assunto principal e coloque-o no centro da página. Agora basta conectar a ele itens relacionados, como a origem, principais características do tema, entre outras informações que você julgar relevante.

Não se esqueça de usar cores diferentes em seu mapa, frases curtas e palavras específicas para que ele seja fácil de assimilar e memorizar.

5. Crie mnemônicos 🆕

Mnemônicos são siglas utilizadas para facilitar a memorização de conteúdos. No campo do Direito, já existem vários mnemônicos clássicos, como o P.A.I., por exemplo, que representa os atributos ou características dos Atos Administrativos (presunção de legitimidade, auto-executoriedade e imperatividade) no Direito Administrativo. Há, além desse, diversos outros que vão te ajudar.

Estude as siglas existentes e crie também seus próprios mnemônicos, a fim de que seja mais fácil lembrar-se de tópicos importantes na prova.

6. Cuide da sua saúde física e mental 🏃

Estudar é essencial para ser aprovado no Exame de Ordem. Entretanto, descansar e cuidar da sua saúde física e mental também é. Afinal de contas, é no momento de relaxamento que o seu cérebro vai assimilar o que foi aprendido, repousar e se preparar para os próximos estudos.

Se o cérebro ficar cansado, dificilmente ele conseguirá reter informações. Ou seja, cuidar da saúde física também é importante para que o seu corpo aguente tranquilamente as horas de prova e consiga ter o melhor desempenho de raciocínio no momento de responder às questões.

7. Ensine aos seus colegas 👨‍🏫

Ao ensinar aos seus colegas, você revisa assuntos importantes novamente, tem a oportunidade de esclarecer um assunto com as suas próprias palavras e percepções e de discutir temas importantes. Além disso, essa é uma maneira mais dinâmica de estudar e pode ser menos cansativa do que aprender sozinho.

8. Estabeleça metas e recompensas 📺

Mais uma das dicas para mudar a rotina de estudos é estabelecer metas e recompensas. É necessário criar metas diárias para que você consiga estudar e rever todo o conteúdo antes da prova.

Para que seja mais fácil atingir essas metas, pense em recompensas para cada etapa. Suponha que, depois de alcançar uma meta, você terá direito a um descanso de 10 minutos ou poderá assistir a um episódio da sua série favorita, por exemplo. Dessa forma, você se concentrará, atingirá mais facilmente as suas metas e conseguirá ver todo o conteúdo.

9. Faça resumos e revise conteúdos regularmente 🗒️

Essa é uma das dicas para mudar a rotina de estudos que parece óbvia. Contudo, é importante colocá-la aqui mesmo assim, pois ela é fundamental. Fazer resumos é bem relevante, porque você reforça um conteúdo visto e ainda facilita a procura de tópicos durante os estudos.

A extensão do conteúdo é muito grande, e somente com resumos você poderá voltar aos assuntos para relembrá-los de forma otimizada. Do contrário, necessitará sempre de um grande esforço.

Além de criar os resumos, também é necessário revisar os materiais regularmente, para que você memorize o conteúdo.

10. Resolva provas anteriores ✏️

Além de estudar por apostilas, questões comentadas e com os amigos, é essencial que você resolva provas anteriores, pois essa atividade mostra se o seu estudo está funcionando, quais são seus pontos fortes e o que você precisa revisar mais.

Resolver provas anteriores ainda faz com que você se acostume ao estilo do exame, melhore o seu tempo e entenda bem como os assuntos são, geralmente, cobrados pela banca. Então, lembre-se de fazer questões de mais de uma prova para se testar.

Com essas dicas para mudar a sua rotina de estudos, temos certeza de que vai ficar mais fácil estudar os conteúdos do Exame de Ordem e obter melhores resultados na prova. Comece agora mesmo a colocar em prática essas dicas para alcançar a tão sonhada aprovação no teste da OAB!

Plataforma de Questões Comentadas para 1ª Fase OAB

📲 Plataforma de Questões Comentadas

Conquiste sua Aprovação na 1ª Fase da OAB estudando através de Questões Comentadas! Resolver provas anteriores é a maneira mais eficaz de preparação para a prova objetiva da OAB. Ao utilizar essa técnica de estudo, os examinandos podem conhecer melhor a maneira que a banca examinadora exige o conteúdo, perdendo o medo da prova e adquirindo muito mais confiança para encarar o certame.

Saiba mais sobre esta técnica de estudo →

Confira também:

👉 Diferença entre Tática e Estratégia para OAB

👉 Conheça a Estratégia de Resolução da Prova de 2ª Fase OAB Mais Eficaz

👉 Confira Materiais Gratuitos para a OAB

👉 Quantidade de Questões por Matéria no Exame OAB

Receba com exclusividade nossas publicações sobre o Exame de Ordem

Preencha seu nome e e-mail para ficar por dentro de todas as novidades sobre a Prova da OAB.

Informe o seu nome.
Informe o seu e-mail.