Como Estudar Ética para o Exame de Ordem?

Como Estudar Ética para o Exame de Ordem
Nesta publicação vamos abordar Como Estudar Ética para o Exame de Ordem, apresentando uma análise completa daquilo que você deve dar mais foco para alcançar uma boa pontuação nesta matéria.
 
Ética Profissional é, sem sombra de dúvidas, a mais importante das disciplinas na prova da OAB, tanto por ser a matéria com o maior número de questões no certame, representando 20% do total de acertos necessários para ser aprovado e 10% do total de questões da prova, quanto por apresentar assuntos de fácil compreensão aliados a um volume de conteúdo relativamente pequeno.
 
Ou seja, não há como deixar esta disciplina de lado se você realmente deseja aprovar no Exame de Ordem
 
Agora que você já está consciente da importância de Ética, eis que surge a dúvida:
 
 

Então Como Estudar Ética para o Exame de Ordem?

A primeira coisa que você deve entender para estudar Ética para o Exame de Ordem, é que todo seu conteúdo pode ser facilmente encontrado, pois concentra-se basicamente no:
 

  • Estatuto da Advocacia e da OAB (Lei 8.906/94);
  • Regulamento Geral da OAB; e,
  • Novo Código de Ética Profissional da OAB.

 
Tudo que poderá ser cobrado no Exame de Ordem em relação à Ética da Advocacia, poderá ser encontrado nestes três diplomas legais.
 
O segundo passo é ter em mente que não é necessário decorar tudo que consta nestas normas, mas, sim, conhecer aqueles assuntos que são preferidos pela banca e que costumam ser mais recorrentes no certame.
 
Com essa estratégia, focando primeiramente no que costuma cair com mais frequência, seu estudo será muito mais eficaz, além de evitar perder tempo em assuntos que raramente são exigidos.

Confira: Assuntos Mais Recorrentes na OAB

 

Como Estudar Ética para o Exame de Ordem?

Tenha um roteiro de estudos.

 
O terceiro passo para ter sucesso ao estudar ética para o exame de ordem, é construir um roteiro de estudos.
 
Antes de sair estudando aleatoriamente, sente e planeje! Acredite, isso faz uma diferença enorme, tornando sua preparação para OAB consideravelmente mais eficiente e otimizada.
 
E se você nunca fez e não sabe por onde começar para montar seu roteiro de estudos, para auxiliá-lo, o site Prova da Ordem divulga, mensalmente, um Roteiro de Estudos de 120, 90, 60 e 30 dias, indicando o que deve ser estudado em cada dia de sua preparação para o Exame da OAB – e não só em Ética, como em todas as disciplinas.
 
Segue o link do material:

Confira: Roteiro de Estudos para OAB

 
 
 

Como estudar Ética para o Exame de Ordem?

Utilize material específico.

 
Outra medida utilíssima para estudar direito civil para o Exame de Ordem, é: Utilizar material especializado durante a preparação.
 
No Exame da OAB é necessário ser prático. Esqueça as doutrinas e foque em materiais específicos para o certame, preferencialmente aqueles que apresentem uma abordagem mais objetiva acerca da matéria.
 
Materiais com profundidade podem trazer mais questionamentos do que soluções.
 
Embora você já tenha estudado Ética Profissional durante sua formação, salvo algumas exceções, esta costuma ser uma disciplina um tanto negligenciada, sendo abordada de forma que não atende todas as necessidades de quem irá enfrentar uma prova como o Exame de Ordem, em que ela figura como a rainha das matérias.
 
Existem diversas opções no mercado, mas antes que você saia comprando a primeira opção que encontrar, recomendo a leitura da publicação abaixo para auxiliar na sua decisão:
 

Confira: Como escolher as Melhores Apostilas para OAB 1ª fase?

 
 

Combo de Apostilas para OAB

Ter um material base para nortear seus estudos é essencial para um bom desempenho na Exame da OAB e você não tem tempo a perder, utilize sempre materiais de qualidade e ATUALIZADOS!

Saiba mais sobre o Combo de Apostilas

 
 

Como estudar Ética para o Exame de Ordem? Resolva questões de Provas Anteriores.

Por último e não menos importante, se você tem dúvida sobre como estudar ética para o Exame de Ordem, resolva questões de provas anteriores!
 
Além de trazer clareza sobre a forma como a banca costuma exigir os conhecimentos, resolver questões é uma das técnicas de estudo mais eficientes para o exame de ordem.
 
Por meio desta prática, você poderá identificar quais assuntos ainda possui mau rendimento. E, assim, ter condições de aprofundar-se nestes pontos a fim de melhorar seu desempenho.
 
Ao analisar os porquês das alternativas certas e erradas, você navegará pelo conteúdo e ainda estará treinando para a prova.
 
Por ser uma disciplina com uma extensão legal bastante limitada e um número de questões elevado, fica cada vez mais difícil para a banca inovar, fazendo com que a incidência de questões semelhantes seja, gradativamente, maior a cada nova edição da prova.
 
Ou seja, resolvendo questões de edições anteriores, há grandes chances de deparar-se com outra muito semelhante em sua prova.

Dica bônus: Reserve um dia para estudar Ética, mas, se possível, dê uma olhadinha todos os dias.

Quando enfrentei o Exame de Ordem não passei na primeira tentativa. E percebi que muito da minha reprovação passou por errar questões fáceis de Ética.
 
Aliás, sempre que a banca pretende fazer uma prova mais difícil, é comum que ela aumente a dificuldade exatamente em Ética.
 
Já adepto da técnica de resolução de questões, tinha uma parceria com meu colega/vizinho que também estava buscando sua carteira da OAB e estudávamos juntos todos os dias da semana.
 
O combinado era resolver e estudar 10 questões de qualquer matéria. E, antes dele chegar, eu tinha o costume de resolver 10 questões de Ética por conta própria.
 
Diversas vezes ele me questionou: “- Mas tu só estuda Ética?”, “- Eita, Lucas! Sempre que eu chego tu estas estudando Ética!”
 
Ocasião em que lhe respondia: “- Sim! Gabaritando Ética já estou com um pé na aprovação.”
 
Confesso que em alguns momentos era chato resolver questões de temas que eu já sabia as respostas, mas era exatamente este o propósito.
 
Esta foi uma parte da minha estratégia e deu muito certo! Ficou muito mais fácil ser aprovado na 1ª Fase da OAB depois que adotei esta prática e, por isso, recomendo a todos!
 
 

Sistema de Provas Online

Conquiste sua Aprovação na 1ª Fase da OAB estudando através de Questões Comentadas! A melhor técnica de estudo é a prática na resolução de questões de edições anteriores.

Saiba mais sobre esta técnica de estudo

 
 
 

Deixe seu Comentário