Fiz Direito, e Agora?

Fiz Direito, e Agora?

Fiz Direito, e Agora?

Quando você começa o curso de Direito tudo é lindo. É o primeiro passo para construção da sua tão sonhada carreira profissional na área das Ciências Jurídicas e Sociais (Direito).

A despeito de qualquer percalço, o ambiente acadêmico é sempre interessante e envolvente, o que faz com que os cinco anos de faculdade passem em um piscar de olhos.

Por isso que muitos egressos do curso dizem que a faculdade é a melhor época e pedem que aproveitemos ao máximo. É como se, sabendo o que nos aguarda, dessem um alerta, mas sem matar nossa pureza e esperança acadêmica.

Ao longo do curso, você ganha conhecimento, amigos, experiência, amadurece e sente-se cada vez mais preparado para enfrentar a labuta jurídica.

Mas quando passa a formatura, parece que tudo se esvai entre nossos dedos.

Cada amigo segue um rumo, sua experiência é mínima se comparada com quem já está no mercado de trabalho e seu amadurecimento só serve para que você perceba o quanto ainda terá que lutar para conseguir e encontrar seu espaço no mundo jurídico.

E eis que surge a fatídica pergunta:

📌 Fiz Direito, e Agora?

No início da graduação, muitos sonham com a carreira da magistratura, carreiras policiais, no ministério público ou concursos em geral. A advocacia, em regra, não é a primeira opção dos calouros.

Mas o primeiro desafio para o ingresso em muitas dessas carreiras, é ter experiência jurídica comprovada. E um dos caminhos mais simples para adquiri-la é através do exercício da advocacia.

Ou seja, se você não sabe o que fazer agora que concluiu o curso, a primeira coisa que você deve considerar é buscar a aprovação no Exame de Ordem.

Vantagens de fazer o Exame de Ordem:

  • É a oportunidade de testar a si mesmo em uma prova sem concorrência, já que o mundo dos concursos é muito mais desafiador;
  • Como são cobrados conhecimentos de muitas áreas em uma só prova, você terá que adquirir uma noção geral de tudo e um certo aprofundamento em ao menos uma área (para 2ª fase), o que pode fazer diferença na hora de uma entrevista, por exemplo;
  • Se você mira concursos, a experiência de organização, planejamento e estudo que você adquire ao enfrentar a Prova da OAB poderá ser muito útil;
  • Aprovado na OAB, você pode ao menos experimentar o exercício da advocacia e quem sabe descobrir seu talento para carreira;
  • É mais simples estudar e passar no certame agora que você recém saiu da faculdade do que depois de anos envolvido(a) com outras atividades;
  • E a última, mas não menos importante, você se livra cedo da pergunta: Mas você já passou na OAB?

Apesar disso, decidir estudar para o Exame de Ordem ainda não acabará com sua dúvida. Serve como um norte, mas falta muito para preencher o vazio que fica quando nos formamos.

A vida acadêmica é sempre movimentada, cheia de provas, trabalhos e coisas a fazer todos os dias. E término do curso é uma quebra de ritmo muito grande. Nem todos lidam muito bem com isso.

Por isso, seguem mais algumas recomendações.

👉 Como Passar na OAB? Tudo que Você Precisa.

📌 Fiz Direito, e Agora? Arrume um emprego.

Os principais agentes desmotivadores para quem acaba de concluir o curso de Direito e ainda busca uma colocação profissional, são a falta de dinheiro e o ócio.

A desocupação completa pode ser preenchida com estudo para OAB ou Concurso, mas o dinheiro, para maioria, só pode ser adquirido com o exercício de alguma atividade profissional.

Se você ainda não tem, para evitar os impactos negativos que problemas financeiros podem causar, arrume um emprego! Não necessariamente, embora preferencialmente, na área jurídica.

Isso porque até para conseguir um bom emprego você tem que gastar dinheiro. Para montar seu escritório, estudar para concursos, também.

Mesmo que o tempo fique apertado para estudar e/ou colocar em prática outros projetos, você dará jeito. Mas sentir-se útil, produtivo(a) e ter saúde financeira nesse momento é muito importante.

Curso Turbo para 1ª Fase OABCurso Turbo para 1ª Fase OAB

Passe estudando menos do que você imagina na 1ª Fase!

  • Videoaulas Objetivas e SEM enrolação;
  • Inclui Combo com 28 Apostilas
  • Acesso à Plataforma de Questões Comentadas;
  • Melhor preço do mercado.

SAIBA MAISrecomendado

📚 Fiz Direito, e Agora? Continue estudando.

As leis mudam todos os dias no Brasil. Logo, parar de estudar pode ser um dos maiores erros que alguém que acaba de se formar pode cometer.

Além disso, manter-se atualizado é muito mais fácil do que ter que atualizar-se depois de muito tempo parado. É, inclusive, o drama de muita gente.

Você também pode considerar fazer uma especialização ou outro curso que possa agregar na carreira que você almeja.

Mas aconteça o que acontecer, continue estudando!

👉 05 Dicas para Estudar Mais Rápido para OAB

🌎 Não sabe qual rumo seguir? Então siga qualquer um.

Já estive aí na sua posição. E foi buscando informações sobre o que fazer da vida depois de formado – exatamente como você que chegou até este ponto da publicação está fazendo -, que deparei-me com um ensinamento trazido pelo Prof. William Douglas (O Guru dos Concursos), que me marcou e que levo para vida:

“Se você não sabe para onde vai, qualquer caminho serve.” – Lewis Carrol

Tal reflexão também é explorada pelo autor na obra “Alice no País das Maravilhas”¹ , em que a Alice está caminhando pela floresta quando chega numa encruzilhada, onde ela pode escolher entre inúmeros caminhos que se apresentam. E ela, que é uma menina indecisa e está sem saber muito bem para onde ir, fica ali parada até que, sob uma árvore, surge o gato 😼. Com seu ar debochado, irônico e misterioso que lhe é peculiar, pergunta a Alice se pode ajudá-la. Então eles têm o seguinte diálogo:

🤔 – Eu só queria saber que caminho tomar, pergunta Alice.

😼 – Isso depende do lugar aonde quer ir, diz o Gato tranquilamente.

😥 – Realmente não importa, respondeu Alice.

😺 – Então não importa que caminho tomar, afirma o Gato taxativo.

A moral da história, caro(a) leitor(a), é que se você não sabe o que fazer, você pode fazer qualquer coisa.

Assim, quando você compreende isso, fica mais simples guinar em alguma direção sem o peso de “ter que acertar”.

Nosso planeta (menos para os terraplanistas), dá muitas voltas. E, até mesmo quando você acha que sabe qual o rumo certo a seguir, você pode ser levado para outro totalmente diferente do que você imaginava durante a jornada.

Ou seja, independente de qualquer coisa, se você está como a Alice, saia da inércia, aja e dê uma chance para qualquer um dos caminhos.

Pode ser que durante trajeto você descubra um novo, ou caso o destino não seja como você esperava, você pode tomar um novo.

Acho, inclusive, que essa é uma das graças e belezas da vida.

Bons estudos!

Passe de primeira no Exame de Ordem, estudando somente o que realmente interessa.

Mais de 80% de nossos alunos aprovam de primeira!!

Saiba maisrecomendado

Curso Turbo para 1ª Fase OABCurso Turbo para 1ª Fase OAB

Referências:

[1] CARROLL, Lewis. Alice no País das Maravilhas. São Paulo: Martin Claret, 2007. Título original em inglês: Alice’s Adventures in Wonderland (1866).