Absolutamente TUDO para sua Aprovação na OAB

Blog do Curso Prova da Ordem

Avatar Lucas Avila

por

Advogado, especialista na Prova da OAB e técnicas de estudo. Atuou como Juiz Mediador do Tribunal de Mediação e Arbitragem do RS - Professor de Direito Civil e Processo Civil em cursos preparatórios para Concursos (Exattus - Uruguaiana/RS e Cursos Elite - Itajaí/SC) e criador de conteúdo para Estudantes de Direito há mais de 8 anos.

Estratégia OAB para Aprovação

Quando se está estudando para o Exame de Ordem, tudo que você mais deseja é acertar precisamente a Estratégia OAB para ser aprovado(a) quanto antes.

Se você chegou até aqui procurando por isso, está no lugar certo 🤓.

Nesta publicação, apresentarei alguns pontos que fazem parte da Estratégia OAB que, comprovadamente, leva milhares de pessoas à aprovação a cada edição, independente do tempo que você tenha disponível para estudar.

Saiba como Montar a Melhor Estratégia OAB

O plano ideal para ser aprovado(a) no Exame de Ordem deve considerar todos os detalhes que envolvem o certame.

Isso significa que você deve dominar inteiramente o mecanismo da prova, o que envolve o conhecimento acerca do calendário da OAB, das regras previstas no edital, da estrutura da prova, assuntos mais cobrados em cada disciplina e assim por diante.

Ou seja, estar por dentro de tudo isso fará da sua Estratégia OAB algo muito mais eficaz 🎯.

Então, vamos ao primeiro ponto essencial:

1) Calendário da OAB

Edição após edição, recebemos aqui no Curso Prova da Ordem o contato de pessoas que perderam o prazo das provas ou que não fazem a menor ideia de quando elas serão aplicadas.

Parece uma coisa simples, mas o exame de ordem segue um cronograma cheio de acontecimentos, a data de inscrição é uma, a do pagamento do boleto é outra, tem o dia de divulgação do resultado, prazo específico para interposição de recursos, etc.

A OAB divulga o Calendário Oficial 📆 previamente, com a projeção das datas prováveis do certame para todo o ano, que em regra se confirmam.

Mas o detalhamento acerca do cronograma de cada edição específica só é conhecido após a publicação do edital, pois é nele que consta o roteiro completo de acontecimentos para aquela edição.

Logo, a primeira coisa que você deve se informar para traçar a estratégia OAB ideal de preparação, é sobre as datas.

2) Entenda a Estrutura da Prova

Você sabe quantas disciplinas compõe o certame? Quantas questões cada uma delas ocupa na prova?

Pois é…

Esse é outro ponto que deve ser considerado no momento da construção de sua estratégia, uma vez que há matérias que, matematicamente, possuem maior influência para sua aprovação.

Para ilustrar, cito Ética (08 questões), Direito Civil (07 questões), Processo Civil (07 questões) e Direito Constitucional (07 questões), Direitos Humanos (02 questões), Direito Internacional (02 questões), Estatuto da Criança e do Adolescente (02 questões), Filosofia do Direito (02 questões) e Direito Ambiental (02 questões).

São 08 disciplinas diferentes, só que enquanto algumas ocupam até 08 questões na prova, outras apenas 02!

Dessa forma, é importante que você esteja por dentro sobre como as questões estão dispostas na prova para dar mais foco àquilo que possui maior relevância para seu sucesso no Exame de Ordem 📈.

3) Conheça sobre os Assuntos Mais Cobrados

Uma Estratégia OAB eficaz, também deve considerar maior atenção aos assuntos que são preferidos pela banca.

Atualmente são 17 disciplinas na 1ª fase e pode ser cobrado praticamente qualquer coisa dentro do universo de conteúdo que compõe cada uma delas.

Dessa forma, é praticamente impossível construir uma estratégia eficiente e eficaz se você resolver estudar todo esse volume no pouco tempo disponível entre cada edição da prova.

Por isso, se informe sobre quais são os assuntos preferidos da banca para direcionar seus principais esforços aos temas que possuem mais possibilidade de serem cobrados.

No tempo que sobrar, você estuda o restante. Acredite, isso faz muita diferença.

Quem é nosso aluno na Plataforma de Questões Comentadas, consegue filtrar os assuntos e artigos mais cobrados por matéria. Ajuda muito 👍.

Combo de Apostilas para 1ª Fase OAB

📚 Combo de Apostilas para OAB

Material COMPLETO para sua Aprovação na OAB. São 24 apostilas digitais com 50% de desconto! Ao fazer a compra do material, você ainda ganha 4 brindes exclusivos e tem direito às atualizações das apostilas pelo período de 12 meses. Ou seja, a garantia de material sempre atualizado e de qualidade, algo essencial para uma boa preparação. Ficou interessado(a)? Adquira o Combo de Apostilas do Curso Prova da Ordem por apenas 12x de R$ 18,88 no cartão de crédito ou R$ 189 no boleto.

Saiba mais sobre o Combo de Apostilas →

4) Tenha um Roteiro de Estudos

De posse de todas as informações levantadas nos itens anteriores, você deve traçar um plano de ação, definindo o que será estudado em cada um dos dias que antecede a prova.

Não se preocupe com o excesso de detalhes, simplesmente faça. Ter algum plano é melhor que nenhum. Você sempre poderá aperfeiçoá-lo.

No momento da construção de seu roteiro de estudos, considere priorizar o seguinte:

  1. Matéria com maior volume de questões;
  2. Matéria com menor quantidade de conteúdo;
  3. Matérias que você possui uma maior facilidade de estudar;
  4. Assuntos mais cobrados em cada disciplina.

Caso você não tenha experiência na construção desse planejamento, indico que você baixe, leia atentamente e siga as instruções do nosso roteiro de estudos.

Ele é gratuito e foi feito com base em todo histórico do Exame de Ordem desde a sua unificação.

Lá você vai encontrar tudo pronto, só tendo que se preocupar com aquilo que só você pode fazer: sentar e estudar.

5) Faça Simulados

Uma estratégia eficaz também deve incluir a realização periódica de simulados 📝.

Seja por não saber onde encontrar ou simplesmente por medo de enfrentar a si mesmo em um simulado, essa é a tarefa mais negligenciada pelos examinandos 🙁.

Um erro que pode ser fatal.

O simulado é uma oportunidade ímpar. É a ocasião ideal para que o você identifique seus pontos fortes e fracos com antecedência, a tempo de buscar aprimoramento, ficando muito mais preparado para a prova que realmente valerá sua aprovação.

Ou seja, ao fazer um simulado, você só tem a ganhar. Não vale nada, senão o aprendizado e oportunidade de crescimento.

👉 Baixe Simulados Gratuitos para 1ª Fase da OAB

Regras para um bom Simulado

Para que essa prática tenha um resultado eficaz, ela deverá ser realizada obedecendo às mesmas regras do dia da prova, reproduzindo a situação mais próxima da realidade do certame.

Vamos a elas:

  • 1º – Material: Caneta Azul ou Preta, transparente;
  • 2º – Tempo de Prova: Total de 05 (cinco) horas, incluindo o preenchimento do gabarito em folha separada;
  • 3º – Banheiro: Pode ir ao banheiro, sem parar o cronômetro;
  • 4º – Aparelhos Eletrônicos: Mantenha o celular e quaisquer outros dispositivos eletrônicos desligados ou longe do seu alcance durante a realização do simulado;
  • 5º – Alimentação: O mesmo que para o dia da prova, não vale pegar na geladeira ou algo do tipo, mantenha junto a você;
  • 6º – Material de Consulta: não é permitida a consulta de qualquer material (Vade Mecum, Google, etc.).

6) Analise Periodicamente seu Desempenho

Há uma célebre frase de Albert Einstein que diz:

Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes.

Logo, independente da Estratégia que você adote, ela não precisa ser estática e merece ser reavaliada constantemente, de modo que você consiga corrigi-la para alcançar melhores resultados.

Com base no seu desempenho nos simulados e na resolução de questões durante sua preparação, verifique em quais disciplinas você vai bem e as que precisa melhorar.

O mesmo em relação aos assuntos de cada disciplina 🔍.

Assim, quando você alcançar esse equilíbrio no desempenho de cada uma das disciplinas, estará mais próximo(a) da aprovação.

Ficou com alguma dúvida? Compartilhe nos comentários.

Plataforma de Questões Comentadas para 1ª Fase OAB

📲 Plataforma de Questões Comentadas

Conquiste sua Aprovação na 1ª Fase da OAB estudando através de Questões Comentadas! Resolver provas anteriores é a maneira mais eficaz de preparação para a prova objetiva da OAB. Ao utilizar essa técnica de estudo, os examinandos podem conhecer melhor a maneira que a banca examinadora exige o conteúdo, perdendo o medo da prova e adquirindo muito mais confiança para encarar o certame.

Saiba mais sobre esta técnica de estudo →

Receba com exclusividade nossas publicações sobre o Exame de Ordem

Preencha seu nome e e-mail para ficar por dentro de todas as novidades sobre a Prova da OAB.

Informe o seu nome.
Informe o seu e-mail.