Assuntos mais cobrados no Exame de Ordem

Assuntos mais cobrados no Exame de Ordem
A prova de 1ª Fase do Exame de Ordem possui 80 questões objetivas que abrangem as 17 matérias contempladas no edital. Apesar disso, as matérias não possuem o mesmo peso para a formação de sua nota final, uma vez que o número de questões por matéria não é uniforme.
 
Pretendendo auxiliar na sua preparação para esta prova, o site Prova da Ordem elaborou esse estudo estatístico MUITO interessante, apresentando alguns cálculos que certamente contribuirão para sua aprovação.
 
Pode-se dizer que as matérias que compõem a prova de 1ª fase podem ser distribuídas em 3 agrupamentos, conforme a relevância de cada uma para sua aprovação. 
 
Desta forma, é possível afirmar que as matérias que compõem a prova de 1ª fase podem ser distribuídas em 3 agrupamentos, conforme a relevância de cada uma para sua aprovação.
 
O grupo A, de maior relevância, é composto por Ética, Direito Civil, Processo Civil, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Penal e Processo Penal, com um total de 47 questões, representando aproximadamente 58,75% da prova.
 
O grupo B, de relevância intermediária, é composto por Direito do Trabalho, Processo do Trabalho, Direito Tributário e Direito Empresarial, com um total de 21 questões, representando aproximadamente 26,25% da sua prova.
 
E, por derradeiro, o grupo C, com matérias de menor relevância, composto por Direitos Humanos, Direito Internacional, ECA, Direito Ambiental, Direito do Consumidor e Filosofia do Direito, representando 15% da sua prova.
 
Em posse dessas informações, fica fácil perceber que o esforço aplicado para estudar o Grupo A e B, possui um impacto muito maior na nota final de sua prova, em relação ao mesmo esforço aplicado nas matérias do grupo C.
 
Desta forma, acertando 30 questões do grupo A, 10 questões do grupo B e apenas 4 questões do grupo C, você totalizará 44 acertos, sendo aprovado com folga de 10%!
 

Baixe Grátis Apostila com Assuntos Recorrentes na 1ª Fase
Versão Atualizada – Clique aqui

 
 
Agora que você já entendeu a efetividade desta estratégia, afirmo que esta mesma lógica poderá ser aplicada no estudos dos assuntos de cada uma das 17 matérias exigidas na 1ª fase.
 
Uma vez que, tenho plena convicção em assegurar, que é humanamente impossível ter amplo domínio em TODOS os assuntos demandados nas 17 matérias que compõem a prova de 1ª fase.
 
A própria banca examinadora da FGV também tem esse mesmo entendimento, uma vez que cobra dos examinandos praticamente os mesmos conteúdos ao longo das diferentes edições do Exame de Ordem que tenho acompanhado.
 
A fim de facilitar a identificação dos assuntos mais cobrados no Exame da OAB, o site Prova da Ordem elaborou esse estudo estatístico MUITO interessante.
 
Para você que está se preparando para o Exame de Ordem, este material fará TODA a diferença nos seus estudos.
 
Uma vez que, ao longo dos anos, por meio de um estudo aprofundado, percebemos que a banca possui alguns assuntos preferidos, sendo estes significativamente mais recorrentes que os demais.
 
Direcionando seus esforços para estes tópicos, o seu estudo será ainda mais otimizado.
 
Por isso, abaixo seguem os cinco assuntos mais cobrados em cada matéria da 1ª fase do Exame de Ordem nas últimas 10 edições da prova.
 

 
 
 

GRUPO 1 – Matérias mais relevantes

Vamos aos assuntos mais cobrados na primeira fase do Exame de Ordem.

Assuntos mais cobrados na 1ª fase OAB

Ética e Estatuto da OAB (08 questões)

Sobre Ética e Estatuto da OAB pode-se dizer que pouco será cobrado sobre o entendimento da matéria em si, sendo a matéria em que memorização da lei por macetes lhe trará mais resultados.
 
Mesmo sendo uma matéria com grande relevância para sua aprovação na OAB, deixe para estudá-la nos últimos dias que antecedem à prova, pois é uma disciplina de pouco conteúdo comparado às demais e você precisará memorizá-la, ao invés de entendê-la, como é o caso das demais matérias que compõem a prova de 1ª Fase.
 
Nessa disciplina, priorize o estudo das prerrogativas da advocacia, infrações e sanções disciplinares, deveres éticos, honorários advocatícios, atividades da advocacia, impedimentos e incompatibilidades, organização da OAB, sociedade de advogados, publicidade na advocacia e processo disciplinar.
 
A tabela logo abaixo apresenta os assuntos mais recorrentes dessa matéria e o número de questões cobradas em cada assunto ao longo das últimas edições do Exame de Ordem.
 

ÉTICA E ESTATUTO DA OAB
# Assuntos mais cobrados no Exame da OAB QTD questões
Prerrogativas 28 16,37%
Infrações e Sanções disciplinares 19 11,11%
Deveres Éticos 19 11,11%
Honorários Advocatícios 18 10,52%
Atividades de advocacia 13 7,6%

 
 
 

Direito Civil (7 questões)

O conteúdo de Direito Civil é muito extenso. Estudar os assuntos mais cobrados surtirá melhores resultados nessa matéria em comparação a Ética e Estatuto da OAB, por exemplo.
 
Para gabaritar os assuntos mais cobrados em Direito Civil, dê prioridade à revisão dos direitos das obrigações, contratos, direitos reais, da família e das sucessões.
 
A seguir, apresentamos uma tabela com os assuntos recorrentes das últimas edições do Exame de Ordem e a quantidade de questões cobradas em cada um deles, facilitando o direcionamento de seus estudos.
 

DIREITO CIVIL
# Assuntos mais cobrados no Exame da OAB QTD questões
Das Obrigações 27 21,6%
Direito da Família 19 15,2%
Contratos 17 13,6%
Direito das Sucessões 14 11,2%
Direitos Reais 14 11,2%

Processo Civil (7 questões)

Nessa disciplina, priorize o estudo dos seguintes assuntos: execução, recursos, processo ordinário, procedimentos especiais e sentença.
 
A tabela a seguir apresenta os assuntos mais recorrentes dessa matéria e o número de questões cobradas em cada assunto ao longo das últimas edições do Exame de Ordem.
 

PROCESSO CIVIL
# Assuntos mais cobrados no Exame da OAB QTD questões
Execução 15 13,63%
Recursos 12 10,9%
Processo Ordinário 7 6,36%
Procedimentos Especiais 7 6,36%
Sentença 7 6,36%

 
 
 

Direito Penal (6 questões)

Para gabaritar em Direito Penal, foque seus estudos nos seguintes assuntos: crimes em espécie, teoria da pena, relação de causalidade, teoria do erro, teoria da norma, concurso de pessoas, culpabilidade, extinção da punibilidade e legislação extravagante.
 
A seguir, apresentamos uma tabela com os assuntos recorrentes das últimas edições do Exame de Ordem e a quantidade de questões cobradas em cada um deles, facilitando o direcionamento de seus estudos.
 

DIREITO PENAL
# Assuntos mais cobrados no Exame da OAB QTD questões
Crimes em Espécie 35 31,25%
Teoria da Pena 10 8,92%
Relação de Causalidade 7 6,25%
Teoria do Erro 7 6,25%
Teoria da Norma 6 5,35%

Processo Penal (6 questões)

Em se tratando de Processo Penal você deve priorizar o estudo dos recursos, ação penal, legislação extravagante, procedimentos, inquérito policial, Lei 9.099/95, tribunal do júri e jurisdição e competência.
 
Na tabela a seguir, trazemos os assuntos mais recorrentes nas últimas edições do Exame de Ordem sobre Processo Penal.
 

PROCESSO PENAL
# Assuntos mais cobrados no Exame da OAB QTD questões
Recursos 11 12,5%
Ação Penal 9 10,22%
Legislação Extravagante 7 7,95%
Procedimentos 7 7,95%
Inquérito Policial 5 5,68%

 
 
 

Direito Constitucional (7 questões)

Para Direito Constitucional, priorize o estudo dos seguintes assuntos: controle de constitucionalidade, organização do Estado, ações constitucionais, processo legislativo, ordem social, os três poderes e direitos e garantias individuais.
 
A tabela a seguir apresenta os assuntos mais recorrentes dessa matéria e o número de questões cobradas em cada assunto ao longo das últimas edições do Exame da OAB.
 

DIREITO CONSTITUCIONAL
# Assuntos mais cobrados no Exame da OAB QTD questões
Controle de Constitucionalidade 19 15,44%
Organização do Estado 11 8,94%
Ações Constitucionais 10 8,13%
Processo Legislativo 9 7,13%
Ordem Social 8 6,5%

 
 
 

Assuntos mais cobrados na 1ª fase OAB

Direito Administrativo (6 questões)

Para gabaritar em Direito Administrativo priorize o dos agentes públicos, licitações, intervenção do Estado na propriedade, atuação no domínio econômico, poderes da administração, contratos administrativos, organização da administração, teoria geral do direito administrativo, atos administrativos e improbidade administrativa.
 
A tabela logo abaixo apresenta de forma detalhada a quantidade de questões por assunto cobradas nas últimas edições do Exame da OAB.
 

DIREITO ADMINISTRATIVO
# Assuntos mais cobrados no Exame da OAB QTD questões
Agentes Públicos 11 10%
Licitação 11 10%
Intervenção do Estado na Propriedade 9 8,18%
Atuação no Domínio Econômicoo 8 7,27%
Poderes da Administração 8 7,27%

 
 
 

Baixe Grátis Apostila com Assuntos Recorrentes na 1ª Fase
Versão Atualizada – Clique aqui

 
 
 

 
 
 

GRUPO 2 – Matérias de relevância mediana

Vamos aos assuntos mais cobrados.
 

Direito do Trabalho (6 questões)

Direito do Trabalho possui uma das listas mais extensas de assuntos recorrentes na 1ª Fase do Exame de Ordem. Por esse motivo, dar maior ênfase aos assuntos mais importantes faz todo sentido para otimizar seu tempo de estudo e aumentar suas chances de aprovação.
 
Para gabaritar em Direito do trabalho, foque no estudo dos seguintes assuntos: contrato de trabalho, remuneração, jornada de trabalho, estabilidades, aviso prévio e rescisão.
 

DIREITO DO TRABALHO
# Assuntos mais cobrados no Exame da OAB QTD questões
Contrato de Trabalho 25 23,8%
Remuneração 16 15,2%
Jornada de Trabalho 7 6,6%
Estabilidades 6 5,71%
Aviso Prévio 5 4,7%

Processo do Trabalho (5 questões)

Em se tratando de Processo do Trabalho você deve priorizar o estudo dos recursos, rito sumaríssimo, competência, custas, execução, audiência e provas.
 
Na tabela a seguir, trazemos os assuntos mais recorrentes nas últimas edições do Exame de Ordem sobre Processo do Trabalho.
 

PROCESSO DO TRABALHO
# Assuntos mais cobrados no Exame da OAB QTD questões
Recursos 17 20,2%
Rito Sumaríssimo 8 9,52%
Competência 7 8,33%
Custas 7 8,33%
Execução 6 7,14%

 



Direito Empresarial (5 questões)

Em se tratando de Direito Empresarial, foque seus estudos nos seguintes assuntos: sociedades no CC, títulos de crédito, falências, teoria geral do direito empresarial, contratos e sociedades anônimas. 
 
A tabela a seguir apresenta os temas mais recorrentes dessa matéria e o número de questões cobradas em cada assunto ao longo das últimas edições do Exame da OAB.
 

DIREITO EMPRESARIAL
# Assuntos mais cobrados no Exame da OAB QTD questões
Sociedades no C.C 20 23,8%
Títulos de Crédito 15 17,85%
Falências 10 11,9%
Teoria Geral do Direito Empresarial 9 10,71%
Contratos 8 9,52%

 

 

Direito Tributário (5 questões)

Na disciplina de Direito Tributário seu foco maior deve ser na revisão dos impostos em espécie, competência e poder de tributar, crédito tributário, organização e responsabilidade tributária, legislação tributária, princípios e imunidades e execução fiscal. 
 
Na tabela a seguir, trazemos os assuntos mais recorrentes nas últimas edições do Exame de Ordem sobre Direito Tributário.
 

DIREITO TRIBUTÁRIO
# Assuntos mais cobrados no Exame da OAB QTD questões
Impostos em espécie 16 22,22%
Competência e Poder de Tributar 13 18,05%
Crédito Tributário 12 16,66%
Obrigação e Responsabilidade Tributária 6 8,33%
Legislação Tributária 4 5,55%

 
 
 

GRUPO 3 – Matérias de baixa relevância

Vamos aos assuntos mais cobrados…
 
 

Direitos Humanos (2 questões)

Em Direitos Humanos, dê maior ênfase no estudo dos seguintes assuntos: Pacto de San José de Costa Rica, proteção internacional dos direitos humanos, teoria geral dos direitos humanos, CF/88 e os direitos humanos e tratados e convenções internacionais. 
 
A tabela logo abaixo apresenta de forma detalhada a quantidade de questões por assunto cobradas nas últimas edições do Exame da OAB.
 

DIREITOS HUMANOS
# Assuntos mais cobrados no Exame da OAB QTD questões
Pacto de San José de Costa Rica 9 19,14%
Proteção Internacional dos Direitos Humanos 8 17,02%
Teoria Geral dos Direitos Humanos 5 10,63%
Constituição de 1988 e os Direitos Humanos 4 8,51%
Tratados e Convenções Internacionais 3 6,38%

Assuntos mais cobrados na 1ª fase OAB

Filosofia (2 questões)

Para gabaritar em Filosofia priorize o estudo de hermenêutica jurídica, conceito de justiça, conceito de direito, utilitarismo, contratualismo, moral e direito e conflito entre normas.
 
Essa matéria ainda não possui um histórico muito abrangente de assuntos recorrentes pois é um matéria com poucas questões e faz parte do Exame de Ordem a poucos anos.
 

FILOSOFIA
# Assuntos mais cobrados no Exame da OAB QTD questões
Hermenêutica 9 27,27%
Justiça 4 12,12%
Conceito de Direito 3 9,09%
Utilitarismo 3 9,09%
Contratualismo 2 6,06%
Moral e Direito 2 6,06%

 
 
 

Direito Ambiental (2 questões)

Em Direito Ambiental você deve focar seus estudos nos seguintes assuntos: competências constitucionais / ambientais, responsabilidade civil / ambiental, unidades de conservação, licenciamento ambiental e EIA-RIMA.
 
A seguir, apresentamos uma tabela detalhada com os principais assuntos e a quantidade de questões cobradas nos últimos anos do Exame de Ordem.
 

DIREITO AMBIENTAL
# Assuntos mais cobrados no Exame da OAB QTD questões
Competências Constitucionais / Ambientais 5 14,70%
Responsabilidade Civil / Ambiental 5 14,70%
Unidades de Conservação 5 14,70%
Licenciamento Ambiental 4 11,76%
EIA-RIMA 2 5,88%


Estatuto da Criança e do Adolescente (2 questões)

Para gabaritar em ECA você precisa dominar os direitos fundamentais da criança e do adolescente, medidas socioeducativas, adoção e atos infracionais.
 
Na tabela a seguir você pode visualizar quantas questões foram cobradas de cada assunto, com intuito de direcionar melhor seus estudos.
 

ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
# Assuntos mais cobrados no Exame da OAB QTD questões
Adoção 7 21,21%
Direitos Fundamentais da Criança e do Adolescente 4 12,12%
Medidas Socioeducativas 4 12,12%
Atos Infracionais 2 6,06%
Conselho Tutelar 2 6,06%

 
 
 

Direito do Consumidor (2 questões)

Em se tratando de Direito do Consumidor você deve priorizar o estudo dos seguintes assuntos: responsabilidade pelo fato do produto e do serviço, proteção contratual, direitos básicos do consumidor, publicidade e responsabilidade civil / consumidor.
 
A seguir, apresentamos uma tabela detalhada com os principais assuntos de Direito do Consumidor e a quantidade de questões cobradas nas últimas edições do Exame de Ordem.
 

DIREITO DO CONSUMIDOR
# Assuntos mais cobrados no Exame da OAB QTD questões
Resp. pelo Fato do Produto e do Serviço 15 45%
Proteção Contratual 5 15,15%
Direitos Básicos do Consumidor 4 12,12%
Publicidade 2 6,06%
Responsabilidade Civil / Consumidor 2 6,06%


Direito Internacional (2 questões)

Para gabaritar em Direito Internacional, foque seus esforços no estudo do tratamento jurídico dos estrangeiros, teoria do direito internacional, competência internacional, carta das nações unidas, nascidos no exterior, sentença da corte interamericana e tratados e convenções internacionais.
 
A tabela apresentada logo abaixo apresenta a quantidade de questões cobradas nas últimas edições do Exame da OAB, segmentadas por assunto, para facilitar o direcionamento de seus estudos.
 

DIREITO INTERNACIONAL
# Assuntos mais cobrados no Exame da OAB QTD questões
Tratamento Jurídico dos Estrangeiros 8 23,52%
Teoria do Direito Internacional 5 14,70%
Competência Internacional 4 11,76%
Carta das Nações Unidas 3 8,82%

 
 
 

Baixe Grátis Apostila com Assuntos Recorrentes na 1ª Fase
Versão Atualizada – Clique aqui

 
 
 

Deseja sua Aprovação na OAB?

Conheça nosso Sistema da Provas Online

Se você está com dificuldades para conquistar sua aprovação no Exame de Ordem você PRECISA conhecer os serviços do site Prova da Ordem, especializado na aprovação de bacharéis em direito no Exame da OAB. Ao longo dos anos em que o Exame de Ordem é aplicado, o site Prova da Ordem construiu uma base de conhecimento GIGANTESCA sobre o Exame, comportando em sua base de dados mais de 100 provas de 1ª e 2ª fase para que bacharéis de direito possam se preparar para o Exame de Ordem. Nas provas objetivas, a equipe de site fornece comentário sobre cada alternativa, apresentando fundamento legal ou jurisprudencial utilizado para interpretar a assertiva como falsa ou verdadeira. Para os examinandos de 2ª fase, o site disponibiliza um sistema online para que o examinando possa corrigir sua peça e questões discursivas, tudo isso sem sair de casa, ao alcance de um clique.
 
Para mais detalhes sobre como conquistar sua aprovação na OAB, clique aqui.

 
 

Deixe seu Comentário