Absolutamente TUDO para sua Aprovação na OAB

Blog do Curso Prova da Ordem

6 Dicas Infalíveis para Resolver a Prova da 1ª Fase
Avatar Lucas Avila

por

Advogado, especialista na Prova da OAB e técnicas de estudo. Atuou como Juiz Mediador do Tribunal de Mediação e Arbitragem do RS - Professor de Direito Civil e Processo Civil em cursos preparatórios para Concursos (Exattus - Uruguaiana/RS e Cursos Elite - Itajaí/SC) e criador de conteúdo para Estudantes de Direito há mais de 8 anos.

6 Dicas Infalíveis para Resolver a Prova da 1ª Fase

Chegar na hora da prova sem saber por onde começar é a realidade comum, poucos são os que se preocupam com uma estratégia para resolver a Prova da 1ª fase.

Mesmo que você tenha estudado a valer, pode ser que tudo seja posto por água abaixo em razão desse detalhe que parece tão singelo diante do todo que envolve a preparação para OAB.

A 1ª fase da OAB conta com 80 questões objetivas, com quatro alternativas cada, distribuídas de maneira não uniforme, entre 17 disciplinas. Os enunciados são densos e você tem apenas 05 horas para responder às perguntas e preencher o gabarito.

Como a maioria dos aprovados fica em torno dos 40 a 42 acertos, não ter uma estratégia bem definida para Resolver a Prova da 1ª Fase OAB pode resultar na perda de uma ou duas questões que podem ser a diferença entre a aprovação e a reprovação.

Por isso, para que você não passe nenhum perrengue durante a prova, a seguir passo:

06 Dicas Infalíveis para Resolver a Prova da 1ª Fase Sem Drama

1) Controle a Gestão do Tempo de Prova

Além da dificuldade das questões, para resolver a prova da 1ª fase sem drama a primeira dica é que você tenha total domínio e noção sobre o tempo disponível para sua execução de modo a administrá-lo da forma mais eficiente e eficaz possível.

Em uma matemática simples, o tempo médio que você possui por questão pode ser aferido através da divisão do número de questões pelo tempo de aplicação da prova:

⏳ 05 (horas) x 60 minutos / 80 questões = 4 min e 15 segundos

No entanto, ao incluir no cálculo o tempo a subtração do tempo de 30 minutos, obrigatório, para passar as respostas para o gabarito com tranquilidade, o cenário muda:

⏳ 05 (horas) x 60 minutos = 300 – 30 minutos = 270 / 80 = 3 min e 37 segundos

Mas podemos chegar ainda em outro resultado se considerarmos 20 minutos para idas ao banheiro, pequenas pausas e dispersões que ocorrem durante a prova.

05 (horas) x 60 minutos = 300 – 30 min – 20 min = 250 / 80 questões = 3 min e 12 segundos

Perceba que o tempo de aplicação da prova e a realidade prática do tempo disponível por questão, diferem.

Com incremento de alguns elementos que fatalmente estarão presentes no dia da prova, vê-se que pode haver uma variação considerável e cada um possui suas características específicas.

Há quem não vá ao banheiro, mas há quem vá diversas vezes. Você deve pensar sobre tudo isso para ter uma noção mais próxima da realidade de seu tempo médio por questão para não se perder e acabar enfrentando problemas.

2) Conheça a Estrutura da Prova Previamente

No Exame de Ordem, as questões são dispostas sem indicação de a qual disciplina elas pertencem. Ou seja, a transição entre uma matéria e outra não é sinalizada, na questão 08 é uma e na 09 já é outra. Você só percebe devido ao conteúdo.

Com isso, caso você decida resolver questões de uma determinada disciplina sem conhecimento de onde ela se localiza na prova, pode perder um tempo valioso procurando.

A boa notícia é que essa disposição não costuma sofrer alterações entre as edições.

Diante disso, outra dica infalível para resolver a prova da 1ª fase sem drama é você ter noção prévia da disposição das disciplinas na prova para navegar nela com mais agilidade.

Abaixo segue a estrutura atual da prova da 1ª fase:

Como Resolver a Prova da 1ª Fase OAB

Para saber mais, acesse:

👉 Qual a Ordem de Disciplinas no Exame de Ordem?

3) Comece pelo que Você sabe Mais

Uma dúvida bastante recorrente dos examinandos é por qual disciplina começar a resolver a prova da 1ª fase.

Existe uma matéria indicada para começar? A resposta é SIM, comece pelas disciplinas que você sabe mais e que são mais fáceis de serem respondidas.

Há boas razões para isso, sendo algumas delas:

📉 Diminuição da possibilidade de erro

É muito comum que ocorram erros devido ao desgaste natural da capacidade de raciocínio que ocorre em razão da alta exigência do cérebro durante a prova.

Com isso, caso você deixe para responder questões de disciplinas que você tem maior domínio em condições desfavoráveis, a possibilidade de erro aumenta.

Ou seja, começando pelas questões que você sabe mais, você irá respondê-las com muito mais disposição cerebral e, consequentemente, evitará erros em questões que você possui conhecimento sobre o tema.

Se você, logo após sair da sala, olhou para prova e percebeu que errou uma questão, saiba que essa é uma das causas.

🔋Economia de Energia

Assim como em uma maratona, no exame de ordem você deve administrar sua energia durante o percurso para conseguir concluí-lo com eficiência e alcançar o melhor resultado possível.

Se você responder às questões que você sabe mais primeiro, demandará menos energia para respondê-las, podendo aproveitá-la nas questões mais complexas e que gerem dúvida.

⏰ Otimização do Tempo

Além dos benefícios já mencionados, iniciar pelas questões que você possui maior domínio também tem impacto no tempo médio por questão.

Já que você possui mais conhecimento sobre essas disciplinas, naturalmente você gastará menos tempo para resolvê-las, otimizando seu tempo de prova.

Combo de Apostilas para 1ª Fase OAB

📚 Combo de Apostilas para OAB

Material COMPLETO para sua Aprovação na OAB. São 24 apostilas digitais com 50% de desconto! Ao fazer a compra do material, você ainda ganha 4 brindes exclusivos e tem direito às atualizações das apostilas pelo período de 12 meses. Ou seja, a garantia de material sempre atualizado e de qualidade, algo essencial para uma boa preparação. Ficou interessado(a)? Adquira o Combo de Apostilas do Curso Prova da Ordem por apenas 12x de R$ 18,88 no cartão de crédito ou R$ 189 no boleto.

Saiba mais sobre o Combo de Apostilas →

4) Elimine as Alternativas Obviamente Incorretas

A prova da 1ª Fase da OAB apresenta questões que possuem 04 alternativas cada uma (A, B, C e D). Como apenas uma delas é a correta, o examinador, evidentemente, terá que formular três erradas.

Dentre elas, em regra, é possível descartar de plano, duas alternativas que estão visivelmente equivocadas.

Vejamos o exemplo abaixo:

ordem de disciplinas no Exame de Ordem

As duas últimas alternativas trazem afirmativas nada razoáveis. Logo, seriam facilmente descartadas.

Ao fazer isso, você conseguirá focar melhor e decidir com mais assertividade.

Além disso, objetivamente, quando você restringe as possibilidades apenas às duas alternativas com maior probabilidade de estarem corretas, sua chance de acerto aumenta de 25% para 50%.

Isso certamente facilitará seu trabalho durante a prova.

5) Deixe as Questões Duvidosas para a Segunda Leitura

Mesmo utilizando a dica anterior, pode ser que você não consiga decidir entre as duas alternativas mais prováveis 🤔.

Costumo dizer que depois que surge a dúvida, a certeza morre. A partir disso, fica realmente difícil assinalar uma das alternativas com convicção.

Quando isso ocorrer, ao invés de gastar tempo e energia pensando, e, ainda, marcar só por marcar, porque “acha” que é aquela a resposta, assinale essa questão com um ponto de interrogação (?) e volte nela após ter respondido as demais.

Dessa forma, você irá “arejar” sua mente com outros assuntos e, quando voltar, conseguirá pensar melhor a respeito das questões que você ficou com dúvida.

6) Sempre que sentir cansaço e sonolência, faça uma pequena pausa

Pode até parecer contraditório, já que nos primeiros tópicos desta publicação tratamos da importância de não se desperdiçar tempo no Exame de Ordem, mas é preciso saber reconhecer o momento certo para fazer uma pequena pausa.

Nosso cérebro possui ciclos de desempenho, aproximadamente a cada 45 minutos de uso ele atinge seu ápice e depois começa a decair 😴.

Funciona muito próximo de um computador 🖥 em que você abriu muitas janelas, ele começa a ficar mais “pesado” e processar as informações com menos agilidade.

Quando isso acontece, o que normalmente fazemos? Fechamos as janelas ou reiniciamos o computador.

Da mesma forma, quando você sentir que isso está acontecendo durante a prova, é indicado fazer uma pequena pausa.

Você pode se alongar para oxigenar o corpo, dar uma caminhada até o banheiro, beber água, ou simplesmente ficar olhando pela janela pensando em qualquer coisa que não seja a prova.

Esse vai ser seu “reiniciar”, o seu “fechar de janelas”. Assim, você retomará a prova com o cérebro mais disposto.

Com seu raciocínio pleno, você responderá mais facilmente as questões, economizando tempo ao invés de desperdiçá-lo insistindo em resolver a prova estando cansado(a) ou com sono.

Ou seja, esse tempo não será perdido. Pelo contrário, você ganhará.

Essas foram as 6 Dicas Infalíveis para Resolver a Prova da 1ª Fase Sem Drama. Utilizando-as, certamente sua prova será mais tranquila e seu resultado melhor.

Bons estudos e boa prova! 🍀

Plataforma de Questões Comentadas para 1ª Fase OAB

📲 Plataforma de Questões Comentadas

Conquiste sua Aprovação na 1ª Fase da OAB estudando através de Questões Comentadas! Resolver provas anteriores é a maneira mais eficaz de preparação para a prova objetiva da OAB. Ao utilizar essa técnica de estudo, os examinandos podem conhecer melhor a maneira que a banca examinadora exige o conteúdo, perdendo o medo da prova e adquirindo muito mais confiança para encarar o certame.

Saiba mais sobre esta técnica de estudo →

Receba com exclusividade nossas publicações sobre o Exame de Ordem

Preencha seu nome e e-mail para ficar por dentro de todas as novidades sobre a Prova da OAB.

Informe o seu nome.
Informe o seu e-mail.