Como Estudar para Primeira Fase OAB?

Como Estudar para Primeira Fase OAB?

Como Estudar para Primeira Fase OAB?

Hoje abordarei um tema que costuma gerar grande dúvida entre os examinandos.

Afinal…

Como estudar para a primeira fase OAB?

1) Comprometa-se com seu objetivo.

Sua aprovação começa quando você se compromete a alcançá-la e, consequentemente, está disposto(a) a arcar com o “ônus” do caminho.

De nada adianta você ter excelentes ferramentas de estudo, tempo disponível e estar assistido por um método eficiente se você não sentar na cadeira e estudar.

É isso mesmo, plataforma de questões comentadas e materiais atualizados e sistematizados de nada servem se você não estiver disposto(a) a, de fato, despender horas (ainda que você só tenha poucas) para estar apto a acertar, ao menos 50% da prova.

Tenho algumas frases que levo sempre comigo, dentre elas estão:

“Coisas grandes são feitas de um monte de coisinhas”

“É justo que muito custe aquilo que muito vale”.

Se você chegou até esse texto, é porque tem o objetivo de ser aprovado(a) na primeira fase do Exame da Ordem.

Então, comprometa-se com esse propósito, lhe dê prioridade nesses meses seguintes e esteja disposto(a) a abdicar de algumas coisas (com equilíbrio) em prol desse sonho 🙏.

Garanto que a sensação da aprovação, do dever cumprido, a alegria do orgulhar aqueles que você ama e que torcem por você, vale cada hora de estudo.

2) Informações básicas acerca da prova.

Muitos negligenciam essa parte e nem sequer leem o edital. Mas saber o básico acerca da prova faz parte de como estudar para primeira fase OAB.

A prova de 1ª Fase do Exame de Ordem possui duração de 05:00h e conta com 80 questões objetivas (A, B, C, D) que abrangem as 17 matérias contempladas no edital.

Apesar disso, não se assuste! As matérias não possuem o mesmo peso para a formação de sua nota final, uma vez que o número de questões varia de matéria para matéria.

A seguir, apresento uma tabela que divide as provas em grupos, de acordo com o quantitativo de questões de cada matéria e o consequente peso dessas em sua prova:

Grupo A

(representa 58,75% de sua prova)

Ética Profissional 8
Direito Civil 7
Processo Civil 7
Direito Constitucional 7
Direito Administrativo 6
Direito Penal 6
Processo Penal 6
TOTAL 47 questões

Grupo B

(representa 26,25% de sua prova)

Direito do Trabalho 6
Processo do Trabalho 5
Direito Tributário 5
Direito Empresarial 5
TOTAL 21 questões

Grupo C

(representa 15% de sua prova)

Direitos Humanos 2
Direito Internacional 2
ECA 2
Direito Ambiental 2
Direito do Consumidor 2
Filosofia do Direito 2
TOTAL 12 questões

3) Simule o Exame da Ordem

Ciente da necessidade de se comprometer com seu objetivo, o segundo passo é: escolha um dos 03 últimos exames, de preferência o último que foi aplicado, e o resolva como se estivesse no dia da prova.

Ou seja, sem consulta, sem celular, tentando ao máximo simular o dia da prova.

É muito importante que você tenha uma real noção de como está em relação à prova (será uma espécie de “diagnóstico”).

O Exame da Ordem tem um padrão de dificuldade que tende a se manter ao longo das provas. Sendo assim, para iniciar os estudos para OAB você deve saber como está seu nível de conhecimento.

Chamo atenção ao fato de que ninguém (ninguém mesmo) começa os estudos para OAB zerado.

Você tem o acúmulo de conhecimento advindo de ao menos 04 anos de graduação, ainda que ela tenha sido pouco proveitosa, ruim, sem muito tempo para o estudo, etc.

Para realizar esta tarefa, recomendo que você imprima a prova ou baixe diretamente da plataforma da FGV o formato em PDF e que não confira o gabarito até resolver todas as questões.

Terminada a simulação, contabilize sua pontuação global, já que você precisa saber se atingiu ou não os 40 pontos, e também o seu desempenho por matéria.

Verificado quantos pontos você fez, analise sua prova e separe as questões que você errou em 03 grupos: “nunca vi esse conteúdo”, “esqueci” e “falta de atenção”.

É partir dessa análise, confrontando o resultado com as demais informações que estão nesse artigo, você vai montar e/ou adequar seu cronograma estudo.

Curso Turbo para 1ª Fase OABCurso Turbo para 1ª Fase OAB

Passe estudando menos do que você imagina na 1ª Fase!

  • Videoaulas Objetivas e SEM enrolação;
  • Inclui Combo com 28 Apostilas
  • Acesso à Plataforma de Questões Comentadas;
  • Melhor preço do mercado.

SAIBA MAISrecomendado

4) Organize-se

Tempo de estudo disponível

Essa é uma parte muito pessoal e variável de pessoa para pessoa; todavia, é fundamental que o(a) examinando(a) saiba quanto tempo de estudo terá por dia/semana disponível para se dedicar ao sonho da aprovação.

É a partir disso que poderá montar e/ou adequar o seu cronograma de estudos e fazer escolhas como: Estudar ou não todas as matérias? O que priorizar? Qual a ordem do estudo? Apenas resolvo questões? Acrescentar a leitura do código, ou assistir uma aula, ou ler um resumo?, etc.

Acho importante desmistificar a ideia de que são necessárias 06, 08, 10, 12 horas de estudo, ou ainda que você terá que virar a madrugada estudando para OAB para ser aprovado. Desconfie dessas jornadas de estudos grandiosas, o segredo é a constância e não o quantitativo de horas.

Estudei para o Exame da Ordem a partir do dia que saiu o Edital, foram cerca de 60 dias de preparação e “só” tinha disponível das 12:00h às 15:30h.

Ou seja, eram cerca de 03 horas líquidas de estudo e foi suficiente.

Estudando entre 02 e 04 horas de estudo por dia, tirando 01 dia de descanso, você conseguirá uma análise global dos principais conteúdos, tendo em vista que a FGV costuma cobrar os assuntos sem muito aprofundar com entendimentos doutrinários e/ou jurisprudenciais.

Resumo: Organize-se com metas alcançáveis e saiba exatamente o que você vai estudar em cada dia/semana de estudo. Isso é imprescindível para que você tenha condições de assimilar e fixar bem o conteúdo exigido pela banca.

Ademais, também evita que você se sinta frustrado e/ou desmotivado por não ter conseguido fazer tudo o que planejou dentro do tempo disponível, tendo em vista que a parte emocional tem uma parcela de importância para sua aprovação.

Local de estudo

É importante que você tenha o seu “cantinho de estudos”.

O estudo para OAB costuma ser cumulado com outras atividades: trabalho, estágio, estudo para a faculdade, etc.

Sendo assim, você precisa estar em um lugar em que se concentre e se dedique exclusivamente à sua aprovação no Exame da Ordem. Esse local pode ser na sua casa mesmo, na biblioteca ou até mesmo numa salinha de estudos.

O importante é que seja um ambiente onde consiga se concentrar, sem interferências externas (isso inclui o celular, ok?).

5) Quais ferramentas e que estratégia utilizar?

Essa é outra questão que gera muita dúvida quando estamos buscando entender como estudar para primeira fase OAB.

Todavia, de pronto posso afirmar que o melhor custo/benefício para alcançar a aprovação na OAB é priorizando a resolução de questões!

Insisto em afirmar que a prova da OAB tem um padrão de cobrança de assuntos e de profundidade (não muito grande) das matérias, ou seja, é uma prova estratégica.

Além do que, quando você começar a fazer as questões, irá perceber que elas se repetem, com pequenas alterações.

As questões comentadas do Curso Prova da Ordem devem ser o seu pilar de estudo, juntamente com o vade-mecum. Resolvi mais de 2.000 questões e estruturei todo o meu estudo a partir delas.

Nessa plataforma, você consegue selecionar as questões por exame, por matéria e por assunto e elas são comentadas item por item, além de cronometrar seu tempo de resolução, verificar a classificação da questão como fácil, média ou difícil, montar um gráfico com sua % de erros e acertos e tantas outras funcionalidades.

A plataforma é muito completa e indico para todos que me questionam acerca do estudo para OAB!

Passe de primeira no Exame de Ordem, estudando somente o que realmente interessa.

Mais de 80% de nossos alunos aprovam de primeira!!

Saiba maisrecomendado

Curso Turbo para 1ª Fase OABCurso Turbo para 1ª Fase OAB

O estudo através de questões, com a devida análise de cada item e a leitura dos artigos que ali foram cobrados, é uma estratégia que te proporciona um estudo ativo e te aproxima do que você vai vivenciar no dia da prova.

Acerca dessa forma de estudos, apresento a vocês o “Cone de Aprendizagem”, construído a partir de estudos desenvolvidos na Ohio State University pelo Prof. Doutor Edgar Dale:

Como Estudar para Primeira Fase OAB - Cone de Aprendizagem Dale

Só utilize uma apostila ou uma videoaula, caso você não conheça o assunto ou erre com frequência aquele determinado ponto.

Não recomendo que você leia apostilas, resumos ou livros de “capa a capa” ou compre cursos de videoaulas com inúmeras horas de duração. Afinal, você já tem bagagem, é um gasto de dinheiro e tempo desnecessários.

Aqui eu só abro uma ressalva quanto à matéria de Ética Profissional: por ser uma parte da prova que você provavelmente nunca teve contato, recomendo que adquira um curso em videoaula ou algum livro (sucinto) ou apostila apenas dessa matéria mas sempre com o código aberto, lendo cada artigo indicado.

Lembre que mais de 85% do conteúdo cobrado em prova é “ letra seca de lei”. Use seu material com a finalidade de entender, memorizar e sistematizar a lei, em seus pontos mais cobrados.

O examinando deve estar ciente que não vai apresentar um TCC ou uma dissertação de mestrado, mas sim realizar uma prova que exige que você marque o X no item correto.

Além disso, é importante também saber quais assuntos são mais cobrados pela FGV, no exame da ordem. O meu colega, professor Lucas Ávila, tem um vídeo sobre esse tema.

Quanto a estratégia a ser utilizada no dia a dia até a data da prova, você também deve estar atento(a) ao seguinte:

  1. Matéria com maior volume de questões;
  2. Matéria com menor quantidade de conteúdo;
  3. Matérias que você possui uma maior facilidade de estudar;

Indico que você baixe, leia atentamente e siga as instruções do nosso roteiro de estudos, é gratuito e foi feito com base na detida análise detida das provas anteriores.

Lá você vai encontrar tudo pronto, só tendo que se preocupar com aquilo que só você pode fazer: sentar e estudar.

👉 Para baixar o Roteiro de Estudos OAB 1ª Fase, clique aqui!

No mais, lembre que só você conhece a sua individualidade e pontos “fracos” e “fortes”.

Esse roteiro pode e deve ser adequado a sua realidade com base naquele primeiro simulado que você fez e nas demais necessidades e imprevistos que você tenha no decorrer da sua caminhada até a aprovação.

6) Ponha em prática

A frase “a prática leva à perfeição” por mais clichê que seja, traz uma verdade: você precisa treinar 📝.

Por exemplo:

Dia 09/12 seu cronograma diz para estudar:

PROCESSO CIVIL
. Procedimentos Especiais
. Execução e Cumpr. Sent.
. Recursos em Espécie
. Resposta do réu
. Sentença.

Você deve fazer questões desses assuntos e ler os artigos do CPC/15 respectivos.

Também deve ser feito um segundo tipo de treino, que é a simulação da prova com o máximo de proximidade com a realidade.

Ou seja, separe 05 horas do seu dia a cada semana, pegue uma prova anterior ou algum simulado do nosso curso e resolva cronometrando o tempo, número de erros e acertos, etc.

Esses treinos devem ser feitos semanalmente, ou, no máximo, quinzenalmente.

Esta prática é um laboratório para você auto avaliar seu desempenho, se seu método de estudos está funcionando, o que você deve priorizar e lhe trará não só acúmulo de mais conhecimento, como lhe preparará emocionalmente para o dia da prova.

Considerações finais

Não estude para fazer 40 pontos, prepare-se para sair de prova com a sensação de que fez o seu melhor.

A aprovação é uma consequência da soma de inúmeros fatores, a sua parcela de interferência está em fazer o seu máximo dentro da sua realidade.

Não tenha medo de errar, de não conseguir e de se autoavaliar, é a insegurança do treino que lhe trará a segurança no dia da prova.

Celebre cada pequena vitória e aprenda com os erros no decorrer da preparação.

Por fim, lembre que no Exame da Ordem você é seu próprio concorrente 💪, cerque-se de energia positiva, filtre as conversas, cobranças dos amigos e da família, bem como a eventual competitividade com colegas.

Equilíbrio é palavra-chave.

Espero que vocês tenham gostado e que esse texto tenha elucidado sobre Como Estudar Para Primeira Fase OAB.

Caso tenham alguma dúvida, sugestão, ou queiram dar um feedback pode deixar seu comentário.

Curso Turbo para 1ª Fase OABCurso Turbo para 1ª Fase OAB

Passe estudando menos do que você imagina na 1ª Fase!

  • Videoaulas Objetivas e SEM enrolação;
  • Inclui Combo com 28 Apostilas
  • Acesso à Plataforma de Questões Comentadas;
  • Melhor preço do mercado.

SAIBA MAISrecomendado