Como lidar com a rotina pesada de estudos para a OAB?

Como lidar com a rotina pesada de estudos para a OAB?

Como Lidar com a Rotina Pesada de Estudos para OAB

Para se tornar advogado, qualquer candidato ao exame precisa enfrentar uma rotina pesada de estudos para a OAB. Para lidar com ela, é necessário adotar uma estratégia fundamental: o planejamento. Quer saber como lidar com a rotina pesada de estudos para a OAB? Confira nossas dicas!

1. Siga seu planejamento

A decisão de realizar a prova da Ordem é natural para muitos bacharéis em Direito. Afinal, ser advogado é o sonho de vários estudantes. Para chegar lá, é preciso traçar uma rota até a prova. O cronograma de estudos é só o primeiro passo. Para elaborar um bom cronograma, você deve: 

  • analisar o edital;
  • conhecer as matérias mais relevantes da prova;
  • identificar sua disponibilidade para estudar para o exame. 

Depois disso, você deverá traçar sua rotina, incluindo as outras atividades, de forma que ela seja exequível. E então vem o primeiro passo para lidar com a rotina pesada de estudos para a OAB: seguir o planejamento!

Você destinou um tempo para pensar em tudo isso e organizar seus estudos. Portanto, comprometa-se a executar seu plano à risca para que a desorganização não tome tempo. Se isso acontecer, é provável que você não consiga cumprir seu cronograma. Mas como se manter fiel ao planejamento? Aí vem a segunda dica: tenha um bom ambiente de estudos.

2. Tenha um bom ambiente de estudos

O ambiente de estudos está diretamente relacionado à sua produtividade. Uma sala silenciosa, bem iluminada e desconectada do smartphone é uma grande aliada para você aproveitar melhor seu tempo. Por isso, se você busca formas de lidar com uma rotina pesada de estudos para a OAB, avalie seu ambiente.

A qualidade do estudo faz muita diferença e é mais importante do que a quantidade de horas estudadas. Quanto melhor o ambiente de estudos, menos distrações aparecem e mais produtivo você fica.

3. Cuide da sua saúde para lidar com a rotina pesada de estudos para a OAB

Durante a preparação para a OAB, existem pessoas que conseguem distribuir bem seu tempo. Existem as horas de estudo, de faculdade e/ou trabalho, mas sempre separam um período para cuidar da saúde. Focar somente o estudo pode jogar contra você na hora da prova!

A prática regular de atividades físicas melhora o desempenho escolar, por exemplo. Isso é comprovado cientificamente. Além disso, reduz a ansiedade e o estresse causados pela prova.

Um sono de qualidade tem o mesmo efeito. Uma pessoa que dorme bem tem mais agilidade e concentração para realizar tarefas, inclusive estudar. A alimentação balanceada também é responsável pelo bom funcionamento do corpo.

Portanto, lidar com uma rotina pesada de estudos para a OAB com atividade física, bom sono e alimentação adequada é um caminho excelente. Dessa maneira, você também lida melhor com a ansiedade, outro fator que prejudica muito a sua preparação.

A propósito, fica uma dica ótima para cuidar da saúde em meio ao caos: existem técnicas de controle da respiração que são ótimas para manter a calma e desacelerar.

Passe de primeira no Exame de Ordem, estudando somente o que realmente interessa.

Mais de 80% de nossos alunos aprovam de primeira!!

Saiba maisrecomendado

Curso Turbo para 1ª Fase OABCurso Turbo para 1ª Fase OAB

4. Faça muitas questões

As 80 questões da 1a fase da OAB podem causar temor. Mas pense que existem milhares de questões à sua disposição em diversas plataformas para ajudá-lo na preparação. O curso Prova da Ordem, por exemplo, possui uma plataforma focada somente na OAB. 

Fazer muitas questões é uma ótima maneira de lidar com a rotina pesada de estudos para a OAB. Isso porque, normalmente, o candidato não tem muito tempo disponível para se preparar. E a melhor técnica de estudos para o Exame de Ordem é responder questões. Com ela, é possível ter uma noção da forma de cobrança da banca. É possível, inclusive, lidar com alguma questão repetida na hora da prova. 

Separe alguns dias para realizar simulados e adotar as regras aplicadas no exame. Isso significa se sentar por 5 horas, sem material de apoio ou celular, e se levantar apenas para ir ao banheiro. Quanto mais questões e simulados você fizer, mais seguro se sentirá. A confiança ajudará em sua rotina, pode ter certeza.
Lidar com a rotina pesada de estudos para a OAB não é fácil. Mas é importante seguir o planejamento traçado para que a preparação seja adequada. Um bom ambiente de estudos e o cuidado com a saúde também são fundamentais. Que tal aproveitar outras dicas de aprovação no blog do curso Prova da Ordem?