Absolutamente TUDO para sua Aprovação na OAB

Blog do Curso Prova da Ordem

por

Como lidar com a rotina pesada de estudos para a OAB?

Para se tornar advogado, qualquer candidato ao exame precisa enfrentar uma rotina pesada de estudos para a OAB. Para lidar com ela, é necessário adotar uma estratégia fundamental: o planejamento. Quer saber como lidar com a rotina pesada de estudos para a OAB? Confira nossas dicas!

1. Siga seu planejamento

A decisão de realizar a prova da Ordem é natural para muitos bacharéis em Direito. Afinal, ser advogado é o sonho de vários estudantes. Para chegar lá, é preciso traçar uma rota até a prova. O cronograma de estudos é só o primeiro passo. Para elaborar um bom cronograma, você deve: 

  • analisar o edital;
  • conhecer as matérias mais relevantes da prova;
  • identificar sua disponibilidade para estudar para o exame. 

Depois disso, você deverá traçar sua rotina, incluindo as outras atividades, de forma que ela seja exequível. E então vem o primeiro passo para lidar com a rotina pesada de estudos para a OAB: seguir o planejamento!

Você destinou um tempo para pensar em tudo isso e organizar seus estudos. Portanto, comprometa-se a executar seu plano à risca para que a desorganização não tome tempo. Se isso acontecer, é provável que você não consiga cumprir seu cronograma. Mas como se manter fiel ao planejamento? Aí vem a segunda dica: tenha um bom ambiente de estudos.

2. Tenha um bom ambiente de estudos

O ambiente de estudos está diretamente relacionado à sua produtividade. Uma sala silenciosa, bem iluminada e desconectada do smartphone é uma grande aliada para você aproveitar melhor seu tempo. Por isso, se você busca formas de lidar com uma rotina pesada de estudos para a OAB, avalie seu ambiente.

A qualidade do estudo faz muita diferença e é mais importante do que a quantidade de horas estudadas. Quanto melhor o ambiente de estudos, menos distrações aparecem e mais produtivo você fica.

3. Cuide da sua saúde para lidar com a rotina pesada de estudos para a OAB

Durante a preparação para a OAB, existem pessoas que conseguem distribuir bem seu tempo. Existem as horas de estudo, de faculdade e/ou trabalho, mas sempre separam um período para cuidar da saúde. Focar somente o estudo pode jogar contra você na hora da prova!

A prática regular de atividades físicas melhora o desempenho escolar, por exemplo. Isso é comprovado cientificamente. Além disso, reduz a ansiedade e o estresse causados pela prova.

Um sono de qualidade tem o mesmo efeito. Uma pessoa que dorme bem tem mais agilidade e concentração para realizar tarefas, inclusive estudar. A alimentação balanceada também é responsável pelo bom funcionamento do corpo.

Portanto, lidar com uma rotina pesada de estudos para a OAB com atividade física, bom sono e alimentação adequada é um caminho excelente. Dessa maneira, você também lida melhor com a ansiedade, outro fator que prejudica muito a sua preparação.

A propósito, fica uma dica ótima para cuidar da saúde em meio ao caos: existem técnicas de controle da respiração que são ótimas para manter a calma e desacelerar.

Plataforma de Questões Comentadas para 1ª Fase OAB

📲 Plataforma de Questões Comentadas

Conquiste sua Aprovação na 1ª Fase da OAB estudando através de Questões Comentadas! Resolver provas anteriores é a maneira mais eficaz de preparação para a prova objetiva da OAB. Ao utilizar essa técnica de estudo, os examinandos podem conhecer melhor a maneira que a banca examinadora exige o conteúdo, perdendo o medo da prova e adquirindo muito mais confiança para encarar o certame.

Saiba mais sobre esta técnica de estudo →

4. Faça muitas questões

As 80 questões da 1a fase da OAB podem causar temor. Mas pense que existem milhares de questões à sua disposição em diversas plataformas para ajudá-lo na preparação. O curso Prova da Ordem, por exemplo, possui uma plataforma focada somente na OAB. 

Fazer muitas questões é uma ótima maneira de lidar com a rotina pesada de estudos para a OAB. Isso porque, normalmente, o candidato não tem muito tempo disponível para se preparar. E a melhor técnica de estudos para o Exame de Ordem é responder questões. Com ela, é possível ter uma noção da forma de cobrança da banca. É possível, inclusive, lidar com alguma questão repetida na hora da prova. 

Separe alguns dias para realizar simulados e adotar as regras aplicadas no exame. Isso significa se sentar por 5 horas, sem material de apoio ou celular, e se levantar apenas para ir ao banheiro. Quanto mais questões e simulados você fizer, mais seguro se sentirá. A confiança ajudará em sua rotina, pode ter certeza.
Lidar com a rotina pesada de estudos para a OAB não é fácil. Mas é importante seguir o planejamento traçado para que a preparação seja adequada. Um bom ambiente de estudos e o cuidado com a saúde também são fundamentais. Que tal aproveitar outras dicas de aprovação no blog do curso Prova da Ordem?

Receba com exclusividade nossas publicações sobre o Exame de Ordem

Preencha seu nome e e-mail para ficar por dentro de todas as novidades sobre a Prova da OAB.

Informe o seu nome.
Informe o seu e-mail.