6 dicas para manter a calma na 2ª fase da OAB

6 dicas para manter a calma na 2ª fase da OAB

6 dicas para manter a calma na 2 fase da oab

Para manter a calma na 2a fase da OAB, o período anterior ao dia do exame é muito importante. Não só pela preparação em relação ao conhecimento, mas pela maneira como você conduz sua rotina

Pensando nisso, separamos algumas dicas que auxiliarão você a ficar emocionalmente bem no dia do exame!

Pratique atividades físicas

As atividades físicas, quando feitas em frequência e intensidade corretas, são muito benéficas para qualquer pessoa. 

Elas estimulam nosso foco, aumentando nossa concentração e nossa memória. Ao mesmo tempo, liberam hormônios da felicidade, tornando-se ótimas maneiras de combater o estresse pré-2a fase da OAB. Como se não bastasse, também auxiliam no controle da ansiedade.

Portanto, separe um tempo para se exercitar e encaixe esse hábito em sua rotina.

Seja cuidadoso(a) consigo

Atingir o equilíbrio mental e emocional é um objetivo para a vida inteira, uma busca constante. Pessoas que estão sujeitas a situações estressantes (todos nós) precisam encontrar formas de trabalhar esse bem-estar. E isso vale para quem fará a 2a fase da OAB.

Além da prática de atividades físicas, é importante fazer pausas, se alimentar bem e procurar auxílio sempre que sentir necessidade. Seja com amigos e familiares, seja com profissionais, a ajuda em momentos estressantes é fundamental. Sem contar que é ainda uma forma de cuidar de si. 

Lembre-se de que nossa mente é poderosa. Ela pode elevar nossas ações, mas também nos atrapalhar. Trabalhe para que ela esteja equilibrada na hora da prova. Será mais fácil manter a calma.

Divirta-se

O prazer é tão importante quanto o estudo. A medicina diz que os hormônios e os neurotransmissores influenciam nossa sensação de bem-estar. Se adotarmos um estilo de vida muito rígido, afetaremos a função dos hormônios da felicidade em nosso corpo. 

Resultado: caos. Melhor evitar.

A dopamina ativa o mecanismo de recompensa do cérebro. A serotonina melhora o humor. A endorfina é um dos hormônios da felicidade mais conhecidos. Nossa dica é que, se divertindo, você os mantenha em ótimo nível!

Um sorvete com a família, um drink com as amigas, uma maratona de filmes no final de semana. Esses momentos trarão muito bem-estar e ajudarão a combater o estresse. Além disso, servem como motivação para manter a rotina de estudos até a prova.

Faça uma boa preparação para a 2a fase da OAB

A preparação para a 2a fase da OAB é a melhor forma de adquirir confiança para realizar a prova. Quanto mais conhecimento você adquire, maior a segurança para alcançar um bom resultado. E o que envolve uma boa preparação?

Em primeiro lugar, o planejamento. Você deve traçar um roteiro de estudos com o tempo disponível até a prova. Ele deve incluir revisão de doutrina e jurisprudência, intimidade com o Vade Mecum, esqueleto de peça, questões comentadas e muuuuitos simulados.

Tudo isso pode ser guiado por um bom cursinho que já organize seus estudos por você. Além disso, cursos especializados, como o Prova da Ordem, já trazem materiais direcionados para sua rotina, além de vários simulados.

Aprenda alguns exercícios de respiração para a hora da prova

O período pré-prova do candidato é fundamental para que ele chegue seguro na hora da 2a fase da OAB. Mas “treino é treino e jogo é jogo”. Pode ser que as coisas saiam um pouco do controle na prova? Pode sim. Afinal, nós somos humanos e estamos suscetíveis a muitas coisas.

Mas existe uma forma muito boa de relaxar antes e durante a prova: exercícios de respiração. Dominar alguns padrões ajuda a controlar o estado emocional. Antes de começar a prova, você pode fazer uma respiração longa e lenta, por exemplo. Assim, os batimentos cardíacos diminuem, e você fica mais calmo(a).

Existe uma respiração excelente para muitos momentos estressantes e/ou que causam ansiedade: inspirar em 4 segundos, segurar 4 segundos e expirar em 4 segundos. Tente em casa e veja os resultados!

Promoção Quarentena Curso 2ª Fase OABPromoção Curso 2ª Fase OAB

Nosso curso para 2ª Fase da OAB é direcionado e sem enrolação.

Você dominará a elaboração das peças cobradas e resolverá as questões discursivas de forma prática e fácil.

Saiba maisrecomendado

Faça alongamentos

Por fim, deixamos mais uma dica para manter a calma na 2a fase da OAB: os alongamentos. Você sabia que eles diminuem a tensão, melhoram a circulação sanguínea e aliviam o estresse? Não é à toa que muitas posições do Yoga são focadas em alongamentos.

Um pouquinho antes da prova, faça alguns alongamentos por 5 minutos. Pescoço, mãos, braços, panturrilha. Tudo isso ajudará a acalmar. Durante a prova, caso sinta uma tensão maior, faça alguns. 

Lazer, atividades físicas, boa preparação, alongamentos. Há muitas maneiras de manter a calma na 2a fase da OAB. Se você ainda não adota nenhuma, inclua já em sua rotina para estar mais equilibrado na hora da prova.
Conheça outras dicas de preparação para a OAB no blog do Curso Prova da Ordem!