Como fazer marcações no Vade Mecum corretamente?

Como fazer marcações no Vade Mecum corretamente?

Você passou na 1a etapa da OAB. Então agora precisa saber como fazer marcações no Vade Mecum para arrasar na próxima fase, certo? Tenha muita atenção na hora de turbinar seu material, porque ele precisa estar dentro das regras do edital.

Vem com a gente que vamos mostrar como fazer marcações no Vade Mecum!

Por que preparar seu Vade Mecum com marcações?

A consulta ao Vade Mecum é permitida somente na 2a fase da OAB. Dominar o uso desse material impactará positivamente sua nota final. Afinal, ele será seu único aliado no dia da prova. Isto é, ajudará você a fazer uma melhor gestão de tempo e a associar temas para responder às questões. 

Além disso, seu Vade Mecum também pode ajudá-lo a se preparar para a 1a fase. Sabemos que a resolução de questões, combinada com outros métodos de estudo, é importante para a fase objetiva. Entre esses outros métodos, está a leitura da lei seca.

Um material turbinado otimiza seus estudos e auxilia a fazer relações entre temas. Portanto, em qualquer caso, trabalhe em cima do seu material e faça marcações no Vade Mecum. Lembre-se, porém, de utilizar uma edição atualizada.

Atualizações legislativas e súmulas que saíram até a data de publicação do edital da prova podem ser cobradas. E você não vai querer perder tempo procurando algo que não está em seu código, não é?

Vamos ver então como fazer marcações no Vade Mecum?

Como fazer marcações no Vade Mecum?

As marcações no Vade Mecum facilitam a estruturação da peça. Também são essenciais na resolução das questões dissertativas, bem como na preparação para a 1a fase. De toda maneira, você deve conhecer as regras do edital para saber como fazer marcações no Vade Mecum corretamente:

  • É permitido o uso de marca-textos, canetas e lápis para sublinhar e marcar trechos.
  • É possível marcar seu material com clipes de cores diferentes e separadores industriais.
  • É permitido realizar remissões diretas (que indiquem somente o dispositivo legal) abaixo dos artigos relacionados.

Veja a seguir 6 dicas para fazer marcações corretamente no seu material!

Promoção Quarentena Curso 2ª Fase OABPromoção Curso 2ª Fase OAB

Nosso curso para 2ª Fase da OAB é direcionado e sem enrolação.

Você dominará a elaboração das peças cobradas e resolverá as questões discursivas de forma prática e fácil.

Saiba maisrecomendado

#1 Escolha códigos com índices conformes ao edital

Você sabia que existe Vade Mecum com remissões literais e índices estruturados para a peça processual? Esses materiais não estão de acordo com as regras do edital, o que pode levar ao seu recolhimento no exame.

No mesmo sentido, você não pode fazer notas de remissão direta à peça processual. Nada de escrever “qualificação” ao lado de um artigo, ok?

#2 Faça grifos e remissões simples

Com um marca-texto ou uma caneta, você pode fazer grifos simples para chamar a atenção para algo importante. Não utilize asteriscos, círculos ou outros desenhos irregulares.

Evite muitos rabiscos ou excesso de anotações que possam atrapalhar a sua consulta. Quanto às remissões a outros artigos da lei, saiba que isso é permitido. É possível escrever, por exemplo, “artigo 32 do CPC” ao lado de um artigo da Constituição.

#3 Use marca-texto

Como fazer marcações no Vade Mecum de forma que você as encontre rapidamente? Com um marca-texto! Usar as canetas convencionais é permitido, mas você levará algum tempo para encontrar as marcações.

Já as canetas marca-texto, além de serem coloridas e terem diferentes tonalidades, chamam bastante sua atenção. Mas não escolha tantas cores. Apesar de não ser contra o edital, isso pode gerar desconfiança no fiscal de prova, além de tirar sua concentração.

#4 Use separadores industrializados

Outra dica para você aprender como fazer marcações no Vade Mecum de forma eficiente é utilizar separadores e clipes.

Os clipes serão seus maiores aliados ao fazer marcações no Vade Mecum, se você exercitar sua criatividade. Coloridos ou não, eles precisam ter alguma lógica. Com o hábito da pesquisa, você saberá abrir o código exatamente onde precisa, diminuindo o tempo de busca.

Se você ainda estiver na fase de estudos, pode separá-los conforme as principais legislações: a CLT é um clipe azul; o CPC é um clipe vermelho; a CRFB é um clipe amarelo; súmulas e OJs são um clipe verde. 

Na 2a fase da OAB, revise seus clipes para colocá-los apenas no conteúdo da matéria escolhida. Veja um exemplo de como você pode utilizar clipes para separar temas importantes para a prova prático-profissional:

Os separadores industrializados também podem ser muito eficazes. O edital da OAB exclui os materiais que trazem marcadores impressos extras. 

Por isso, nos resta utilizar as etiquetas da Livraria Marca Fácil. Elas garantem um código em conformidade com o edital. Além disso, como são muitos separadores, também otimizam sua busca na hora da prova.

#5 Invista nas cores

Já entendemos as marcações no Vade Mecum com clipes e separadores, certo? Além deles, você pode utilizar canetas, lápis e marca-textos para simples remissão ou destaque de um artigo. Essa é uma prática permitida. Nesse caso, investir em um sistema de cores pode ser ainda mais eficiente. 

Nesse sistema, o examinando atribui um significado para cada uma das cores. Já experimentou utilizar marca-texto alaranjado para marcar os requisitos e os artigos de um recurso? 

#6 Não use post-its

Por fim, vale destacar uma mudança nas regras de marcações no Vade Mecum, que aconteceu há pouco tempo. Os post-its estão proibidos. Antes, era possível colar um post-it ou um adesivo colorido sem qualquer escrito. Muitos candidatos utilizavam essa tática para separar o código. 

Porém, atualmente, só é possível contar com materiais que venham com a marcação direto de fábrica (editora). Ou seja, é proibido utilizar notas adesivas manuscritas. Não importa se elas estão em branco ou se foram impressas pelo próprio examinando, ok?

Agora você já sabe como fazer marcações no Vade Mecum corretamente. Faça grifos com o marca-texto, seja inteligente ao fazer remissões, use cores e separadores para facilitar na hora da prova. Com essas dicas, você não fere nenhum ponto do edital, ok?

Aproveite mais dicas para sua aprovação no blog do curso Prova da Ordem!