A prova da OAB tem quantas fases?

A prova da OAB tem quantas fases?

a-prova-da-oab-tem-quantas-fases

Você está entrando no universo do Exame de Ordem agora. Está ainda um pouco perdido com o volume de informações. Tudo isso é normal e acontece com muitos calouros de Direito. Que tal começar entendendo as fases da OAB? Sim, a prova da OAB tem duas fases. Explicamos o que é cobrado pela banca em cada uma delas.

Fases da OAB

A prova da OAB é composta por duas etapas de caráter eliminatório e classificatório. A 1a fase é uma prova objetiva. A 2a fase é uma prova prático-profissional, com questões dissertativas e uma peça processual.

As fases da OAB são aplicadas simultaneamente em todo o país. Isso significa que, no dia do exame, candidatos de Porto Alegre e de Fortaleza realizarão a prova no mesmo horário. Vamos conhecer agora as características das fases da OAB.

1a fase da OAB: prova objetiva

A 1a fase da OAB é a etapa da prova objetiva. São 80 questões de múltipla escolha, cada uma com quatro alternativas. 

Aqui já deixamos nossa primeira dica: é comum que duas alternativas estejam flagrantemente erradas. Ou seja, suas chances de acerto são maiores do que você pensa se sua preparação for bem-feita!

Para responder às 80 questões, você terá 5 horas. Essas 80 questões são separadas em 17 disciplinas, mas isso pode aumentar com as possíveis alterações que vêm por aí.

Isso porque a prova da Ordem contém assuntos das disciplinas do currículo mínimo do curso de Direito. Recentemente, porém, foi aprovada uma nova resolução que altera a grade curricular. Ou seja, a mudança pode fazer com que a FGV, banca responsável pelo exame, insira novas disciplinas.

Enquanto isso não acontece, veja as 17 disciplinas que constavam no último edital:

  1. Estatuto da Advocacia e da OAB, Regulamento Geral e Código de Ética e Disciplina da OAB.
  2. Estatuto da Criança e do Adolescente.
  3. Direito Processual do Trabalho.
  4. Direito Processual Penal.
  5. Direito Processual Civil.
  6. Código do Consumidor.
  7. Direito Constitucional.
  8. Direito Administrativo.
  9. Direito Internacional.
  10. Direito Empresarial.
  11. Direito do Trabalho.
  12. Filosofia do Direito.
  13. Direitos Humanos.
  14. Direito Ambiental.
  15. Direito Tributário.
  16. Direito Penal.
  17. Direito Civil.

Para ser aprovado para a fase seguinte, você precisa acertar 50% da prova (40 questões). Como são duas fases da OAB, vamos conhecer a 2a etapa? 

Passe de primeira no Exame de Ordem, estudando somente o que realmente interessa.

Mais de 80% de nossos alunos aprovam de primeira!!

Saiba maisrecomendado

Curso Turbo para 1ª Fase OABCurso Turbo para 1ª Fase OAB

2a fase da OAB: prova prático-profissional

A 2a etapa da OAB é a prova prático-profissional. Em vez de trazer questões de múltipla escolha, ela é mais profunda e específica. Todas as quatro questões são dissertativas, e você ainda deverá fazer a peça processual. Por isso, nessa fase, são avaliadas as competências práticas e a expressão escrita dos futuros advogados. 

Antes de começar as duas fases da OAB, você deve fazer sua inscrição para o exame. Nesse momento, você precisa escolher uma das seguintes áreas:

  • Direito Constitucional.
  • Direito Administrativo.
  • Direito Empresarial.
  • Direito do Trabalho.
  • Direito Tributário.
  • Direito Penal.
  • Direito Civil.

Essa escolha serve exatamente para a prova prático-profissional. Se você tem maior afinidade com o Direito Constitucional, ótimo. Escolha a disciplina na inscrição para que sua 2a etapa seja exclusivamente sobre o tema.

A primeira parte da 2a fase são as quatro questões discursivas, e cada uma vale 1,25 ponto. Elas trazem uma situação-problema ou um questionamento, e você terá 30 linhas para desenvolver a resposta. Uma dica neste ponto: é possível se deparar com uma questão interdisciplinar. Portanto, tenha um roteiro de estudos inteligente, com anotações que consideram esse aspecto da banca.

A peça processual vale 5 pontos. A dica, nesse caso, é aprender a fazer um esqueleto da peça. Ao sistematizar sua fundamentação, ela orientará toda a sua resolução.

Como mencionamos, você terá 5 horas para realizar toda a prova. O total da 2a fase, portanto, é de 10 pontos, e você deve alcançar 60% de aproveitamento. A boa notícia, nesta etapa, é a possibilidade de consulta à legislação não comentada ou anotada. Por isso, é importante ter um Vade Mecum turbinado!

Para se preparar para as duas fases da OAB, é fundamental ter um roteiro de estudos eficiente. Ele concretiza o planejamento e organiza a sua rotina. Com as melhores técnicas de estudo, você pode ter uma preparação realmente eficaz.

Conte com o blog do curso Prova da Ordem para ficar por dentro de mais dicas!

Promoção Quarentena Curso 2ª Fase OABPromoção Curso 2ª Fase OAB

Nosso curso para 2ª Fase da OAB é direcionado e sem enrolação.

Você dominará a elaboração das peças cobradas e resolverá as questões discursivas de forma prática e fácil.

Saiba maisrecomendado