Como melhorar a Qualidade do Estudo?

Como melhorar a Qualidade do Estudo?

Como melhorar a Qualidade do Estudo?

Dedicar-se aos estudos geralmente não é uma das atividades relacionadas entre as mais prazerosas para Concurseiros e bacharéis em direito que se preparam para o Exame da OAB. Ambos desafios são muito difíceis de serem alcançados e visando trazer melhores condições para sua aprovação e/ou nomeação, preparamos o presente artigo, trazendo nove dicas para melhorar a qualidade de seus estudos.

Para ser aprovado não há mágica, você precisará estudar muito e isso é notório. Tamanha a dedicação necessária para aprovação que alguns afirmam ser preciso matar-se de tanto estudar, o que é extremamente desaconselhável. Se você se matar de tanto estudar, não vai passar; da mesma forma como se você não estudar o tempo necessário. Entre os Concurseiros e Examinandos da OAB há muitas pessoas que exageram na dose, estudando de forma desequilibrada, o que prejudica a assimilação do conteúdo.

A melhoria da qualidade de seus estudos, tema central do presente artigo, é conquistada através da melhor utilização dos recursos disponíveis, de forma que você obtenha um resultado compatível ao esforço empregado. Afinal de contas, uma coisa é certa: até onde sabemos, o sofrimento não aprova ninguém!!

 

Dica para Exame da OAB - Exame de Ordem

Pensamento positivo é a força criadora
Pensadores do mundo inteiro debatem a influência do pensamento positivo ao longo da vida. Muitas publicações apontam que o pensamento tem grande potencial para influenciar a sua vida, de forma positiva ou negativa. Trazendo esse conhecimento para nossa realidade, se você começar a se lamentar todas as vezes que for estudar uma matéria que não desperte seu interesse, seu cérebro irá capturar esse estímulo negativo, mesmo que inconscientemente, e dificultará a manutenção da concentração necessária para o estudo de qualidade.

Em contrapartida, caso você comece a demonstrar interesse, mesmo nas matérias até então desestimulantes, fazendo do estudo algo prazeroso e não um sacrifício, seu cérebro irá capturar esses estímulos, possibilitando o alcance do nível de concentração ideal para os estudos.

Tratando o assunto de forma racional: seu cérebro é movido, consciente e inconscientemente, por comandos; dê comandos positivos para atrair coisas boas.

 

 

Dica para Exame da OAB - Exame de Ordem

Faça Intervalos durante o Estudo
Na intenção de adiantar o conteúdo a ser estudado, muitos candidatos cometem o erro de estudar por longos períodos, sem intervalos. A percepção de que intervalos são contraproducentes é altamente prejudicial ao candidato. Para que seu cérebro consiga manter a concentração e assimilação do conteúdo estudado, você precisará fazer pequenos intervalos de descanso, caso contrário continuará pensando no último episódio de seu seriado favorito enquanto deveria estar concentrado no Direito Civil.

Para conseguir melhor qualidade nos estudos, faça pequenos intervalos de 10 a 15 minutos a cada 1 hora de concentração.  Mantendo esse ritmo, você conseguirá render com qualidade de 6 a 9 horas de estudos diárias.

 

Dica para Exame da OAB - Exame de Ordem

Dê preferência ao Estudo ATIVO
Um dos maiores mitos entre Concurseiros e Examinandos da OAB é que o estudo através de videoaulas ou aulas presenciais é a melhor forma de preparação para as provas. Esses formatos trazem sim um aprendizado, mas são técnicas passivas de estudo, onde não há produção de conhecimento. Para seu melhor entendimento, confira um trecho extraído de uma palestra do professor Pierluigi Piazzi, Doutor em Neuro-Pedagogia. Nessa palestra, o professor Pier, como é conhecido entre seus alunos, apresentou de forma muito objetiva a importância da realização de atividades ATIVAS para obter melhores resultados em seu processo de aprendizagem, ou seja, para você aprender você precisa ESTUDAR e não ficar somente assistindo videoaulas.

 

 

Para facilitar o estudo por intermédio da resolução de formas ATIVAS de estudo, existem sites especializados para que você consiga maior assimilação do conteúdo desejado, como é o caso do site Prova da Ordem, especializado em aprovar Bacharéis em Direito no Exame da OAB. O site possui as provas de todas as edições do Exame de Ordem a partir de 2005, permitindo que seus assinantes respondam provas oficiais ou simulados gerados com a base de dados, que possui mais de 7.500 questões oficiais. Além de ter uma base de questões muito grande, o site disponibiliza comentários de professores sobre grande parte questões e materiais de apoio, como apostilas, resumos e legislação em áudio. Para mais detalhes, clique aqui.

 

 

Dica para Exame da OAB - Exame de Ordem

Evite consumir Drogas Estimulantes
Alguns remédios podem auxiliar raciocínio e concentração durante os estudos (como o Ritalin e Provigil), em geral alterando o equilíbrio de neurotransmissores envolvidos nesse processo. Mas cuidado, esses estimulantes em curto prazo trazem benefícios à qualidade de seu estudo, mas a médio / longo prazo são verdadeiras bombas, apresentando uma série de efeitos colaterais. Antes de tomar qualquer decisão precipitada em relação a este assunto, busque o acompanhamento de um médico.

 

Dica para Exame da OAB - Exame de Ordem

A importância do Sono
A rotina dos Concurseiros e Examinandos da OAB geralmente é muito corrida. Conciliar as aulas, trabalho / estágio, atividades físicas, afazeres gerais e vida social é algo muito complexo. Em virtude do excesso de afazeres e responsabilidades geralmente o sono acaba sendo sacrificado.  Apesar disso, o sono é algo essencial para seu rendimento nos estudos. Segundo uma pesquisa científica divulgada pela Super Interessante, durante o sono seu cérebro faz uma limpeza nas memórias menos importantes, abrindo espaço para que você no dia seguinte possa acumular mais conhecimentos.  A mesma pesquisa ainda aponta que o sono é responsável por fazer as ligações neurais relacionadas à memória, ou seja,é quando o conteúdo estudado ao longo do dia é memorizado. Nesse sentido, reserve de 6 a 8 horas de sono todas as noites.

 

 

 

Dica para Exame da OAB - Exame de Ordem

Alimentação Adequada
O dia-a-dia corrido dos Concurseiros e Examinandos da OAB também acaba influenciando negativamente seus hábitos alimentares. A má alimentação acarreta em diversos problemas de saúde, prejudicando direta e indiretamente seus estudos. Para obter melhores rendimentos nos estudos, alimente-se de 3 em 3 horas, consumindo alimentos nutritivos. Alimentos com Ômega 3 auxiliam diretamente o desempenho do cérebro e são facilmente encontrados (salmão, atum,sardinha, azeite de oliva e óleo de linhaça são alguns exemplos).

 

Dica para Exame da OAB - Exame de Ordem

Beba Água
Aliada a uma alimentação balanceada, você precisa consumir 2 litros de água por dia. O consumo regular de água, além dos benefícios para sua saúde, também está ligada ao bom funcionamento do seu cérebro, permitindo a boa comunicação entre neurônios. O inverso acontece com o consumo de bebidas alcoólicas, que devem ser evitadas durante a fase de preparação para as provas.

 

Dica para Exame da OAB - Exame de Ordem

Faça atividades Físicas
A prática de esportes, além de ser uma atividade saudável, poderá lhe ajudar a obter melhores resultados nos estudos. Esporte traz disciplina, auxilia na concentração e na produção de endorfina, uma substância química que auxilia a memória, melhora o humor e alivia o stress, ou seja, tudo o que você precisa para sua preparação emocional.

 

Dica para Exame da OAB - Exame de Ordem

Tenha ao menos um dia de Lazer por semana
Não pense que durante a fase de preparação para as provas você não poderá se dar ao luxo de um dia de descanso. Um dia de descanso na semana é algo muito valioso para sua saúde e sua vida social. Da mesma forma que os intervalos durante o estudo são importantes, ter um dia (ou ao menos parte dele) dedicado ao lazer é muito importante para a continuidade nos estudos, até a aprovação. Caso você sacrifique os prazeres da vida, com certeza você não se manterá estudando o tempo necessário para sua aprovação.