Deu BRANCO na hora da Prova? Confira essas dicas para relembrar o conteúdo estudado!

dicas para evitar o branco na hora da prova
Está cada vez mais perto o dia da prova e os examinandos proporcionalmente mais preocupados com o acúmulo de conteúdo para o dia “D” da 1ª fase da OAB. Depois de assistir muitas videoaulas, realizar simulados, confeccionar resumos e navegar pelos códigos, o principal para o dia da prova é: lembrar de tudo que fora estudado na hora de responder as questões.
 
É muito comum que os candidatos sintam o peso do estudo dos 17 ramos exigidos nesta fase. Conforme o conteúdo vai acumulando, passa a ser corriqueiro o famoso “branco” na hora de resolver uma questão. E isso ocorre por diversas razões, mas todas estão ligadas ao funcionamento do seu armazenador de informações, o cérebro.
 
Abaixo pontuarei algumas informações relevantes para que o examinando entenda como funciona o processo de memorização e recorde com mais facilidade as informações no dia da prova.

O cérebro considera importante o que o estudante achar importante

O cérebro dará a mesma importância que a pessoa deu para a informação em questão. Ou seja, se o candidato considerar a informação importante, o cérebro tratará de deixá-la “melhor colocada” em seu vasto arquivo, facilitando seu acesso. Um exemplo que retrata bem o que estou dizendo, é nas pequenas coisas do dia-a-dia, como o lugar onde deixamos a chave, o óculos, o celular e outras coisas que não estamos habituados a dar a devida atenção no momento em que colocamos em algum lugar.
 
Se a pessoa deixar qualquer objeto em um local e prestar atenção por um instante que seja, pensar “estou deixando aqui”, as chances de esquecer aquele fato serão muito menores. E a explicação para isso é que fora dada a atenção devida para aquele momento que, em princípio, é corriqueiro e sem importância.
 
Por essa razão, é primordial que o candidato esteja focado durante o estudo, prestando atenção integral naquilo que está sendo dito, lido e/ou respondido. Isso ajudará bastante.
 
 

O sono é que fixa o conteúdo

Acredite, dormir mal está diretamente relacionado com a baixa absorção de conhecimento. Durante a noite as informações que foram aprendidas durante o dia são transferidas para o córtex (área responsável por armazenar informações importantes no cérebro). Por essa razão, trocar uma boa noite de sono por mais estudo nem sempre trará o resultado desejado.
 
O mesmo vale para drogas e “aditivos” que prometem aumentar a eficiência do aprendizado e a diminuição da sensação de sono. Além de oferecerem riscos à saúde, podem aumentar a ansiedade – outro fator que incrementa consideravelmente a incidência do “branco” na hora da prova.



A revisão é a melhor aliada da memória

Sua memória lembrará mais facilmente aquilo é visto com mais frequência. Logo, quanto mais vezes o examinando receber a mesma informação, mais fácil será de lembrar no dia da prova. Dificilmente recordamos daquilo que nos foi dito apenas uma vez. Por isso, é muito importante que o candidato faça a revisão do conteúdo trabalhado com certa frequência. Para isso, é recomendada a inclusão de horários reservados à revisão em sua sua rotina de estudos (cronograma).
 
 

Corpo são, mente sã

O cérebro é responsável pela coordenação da maioria das funções do nosso corpo e, inversamente, é a saúde do nosso corpo que garante a eficiência da mente. Desta forma, se o corpo não estiver bem, naturalmente o cérebro não estará. Por essa razão, é importante destacar, também, que a prática regular de exercícios físicos e uma boa alimentação irão contribuir para que o estudante consiga raciocinar e lembrar com maior facilidade o conteúdo no dia da prova.
 
Naturalmente, isso não significa que você deve ser “Fit” para que consiga aprender e lembrar do conteúdo, mas, sim, que uma alimentação balanceada e a manutenção da saúde garantem que o cérebro esteja em suas melhores condições para aprender e memorizar a matéria.
 
 

Exame da OAB e o Prazer em Aprender

Por fim e não menos importante, vale dizer que estudar deve ser uma atividade agradável para o examinando. Dificilmente aprendemos e fixamos aquilo que nos causa repulsa, é como se fosse dito para o cérebro ignorar sumariamente a informação recebida. Portanto, em que pese possa haver uma ou outra matéria que não seja da preferência do estudante, condicionar a sua mente à sugestão de que aquilo é bom irá contribuir para a sua memorização.
 
O examinando não pode se dar ao luxo de escolher quais matérias estudar, no exame de ordem todas são importantes. E se há resistência quanto a alguma delas, é possível enganar a sua própria mente repetindo que, na verdade, você gosta daquele conteúdo. Quanto mais for dito que se tem apreço pela matéria e menos vezes for dito que não se gosta dela, mais fácil será de aprender e recordar.
 
Bons estudos.
 
 

Dicas para estudar matérias que você ODEIA

 
 

Avalie sua Preparação para a 1ª Fase da OAB

Use ferramentas para Avaliar sua Preparação para o Desafio!

Sempre há aqueles que preferem reinventar a roda e isso é um fato incontestável. Por mais que outras pessoas já tenham esgotado essa primordial invenção, tem gente que prefere inventá-la por conta própria, perdendo o foco naquilo que realmente importa. Caso você não tenha tempo a perder, gostaríamos de propor a utilização de uma ferramenta excelente para monitoramento de sua preparação para Exame de Ordem, levando em consideração justamente o tema central deste artigo, o MAPEAMENTO de competências / conhecimentos para sua aprovação.
 
Para que você possa otimizar seu tempo de estudo através da resolução de questões com acompanhamento de seu desempenho médio em cada matéria, gostaríamos de apresentar os serviços do site Prova da Ordem, especializado na aprovação de bacharéis em direito no Exame da OAB. Para seu melhor entendimento sobre alguns recursos do site, apresentamos as imagens a seguir, ilustrando como nosso sistema monitora seu aproveitamento médio por disciplina.
 
 

Gráfico monitoramento de desempenho médio por matéria

 
Ao longo dos anos em que o Exame de Ordem é aplicado, o site Prova da Ordem construiu uma base de conhecimento GIGANTESCA sobre o Exame, comportando em sua base de dados mais de 100 provas de 1ª e 2ª fase para que bacharéis de direito possam se preparar para o Exame de Ordem. Nas provas objetivas, a equipe de site fornece comentário sobre cada alternativa, apresentando fundamento legal ou jurisprudencial utilizado para interpretar a assertiva como falsa ou verdadeira. Para os examinandos de 2ª fase, o site disponibiliza um sistema online para que o examinando possa corrigir sua peça e questões discursivas, tudo isso sem sair de casa, ao alcance de um clique.
 
Além das provas disponíveis para estudo, o site também fornece material atualizado para sua melhor preparação, com resumos, apostilas, arquivos para download (planilhas, mapas mentais, cronogramas de estudo, etc), legislação em áudio e videoaulas públicas do youtube criteriosamente selecionadas.
 
Para mais detalhes sobre como conquistar sua aprovação na OAB, clique aqui.
 
 

Deixe seu Comentário