Absolutamente TUDO para sua Aprovação na OAB

Blog do Curso Prova da Ordem

Avatar Lucas Avila

por

Advogado, especialista na Prova da OAB e técnicas de estudo. Atuou como Juiz Mediador do Tribunal de Mediação e Arbitragem do RS - Professor de Direito Civil e Processo Civil em cursos preparatórios para Concursos (Exattus - Uruguaiana/RS e Cursos Elite - Itajaí/SC) e criador de conteúdo para Estudantes de Direito há mais de 8 anos.

Deu BRANCO na hora da Prova? Confira essas dicas para relembrar o conteúdo estudado!

Ao invés de ler toda matéria, que tal ouvi-la? Experimente no player abaixo:

Está cada vez mais perto o dia da prova e os examinandos ficam proporcionalmente mais preocupados com o dia “D” da prova do Exame de Ordem.

Depois de assistir muitas videoaulas, realizar simulados, confeccionar resumos e navegar pelas leis, o principal para o dia da prova é: lembrar de tudo que fora estudado na hora de responder às questões.

O volume de conteúdo não é desprezível, sendo muito comum que os candidatos sintam o peso do estudo dos 17 ramos exigidos nesta fase. Conforme o conteúdo vai acumulando, maior é o receio do famoso “deu branco” na hora de resolver uma questão.

Isso ocorre por diversas razões, mas todas estão ligadas ao funcionamento do seu armazenador de informações, o cérebro 🧠.

Por isso, abaixo trago algumas informações relevantes para que o examinando entenda como funciona o processo de memorização e recorde com mais facilidade as informações no dia da prova.

O cérebro considera importante o que o estudante acha importante.

Nosso cérebro fica atento 👀 às nossas emoções para determinar o que fica e o que não fica na superfície de fácil acesso da nossa memória.

Na hora de decidir o que guardar, ele dará a mesma importância que a pessoa deu para a informação em questão. Ou seja, se o estudante considerar a informação relevante, o cérebro tratará de deixá-la “melhor colocada” em seu vasto arquivo, para ser acessado mais rápido. 🚀

Um exemplo que retrata bem o que estou dizendo, são as pequenas coisas do dia-a-dia, como o lugar onde deixamos a chave, o óculos, o celular e outras coisas que não estamos habituados a dar a devida atenção no momento em que colocamos em algum lugar.

Por não darmos importância para esse momento, nosso cérebro não registra na superfície esse ato e por isso esquecemos facilmente onde deixamos esses objetos.

Todavia, se a pessoa, ao largar o objeto, prestar atenção por um instante que seja, pensar “estou deixando aqui”, a possibilidade de esquecer aquele fato serão muito menores.

O mesmo vale quando você está resolvendo uma questão. Ao se deparar com uma nova informação, não passe simplesmente por ela, mas lhe dê a devida importância, repita para você mesmo e pense alguns instantes sobre ela. Isso ajudará bastante na hora de lembrar.

O sono é que fixa o conteúdo

Acredite, dormir mal está diretamente relacionado com a baixa absorção de conhecimento e aos esquecimentos durante a prova 😴.

Durante a noite as lições que foram aprendidas durante o dia são transferidas para o córtex (área responsável por armazenar informações importantes no cérebro).

Por essa razão, trocar uma boa noite de sono por mais estudo nem sempre trará o resultado desejado.

O mesmo vale para drogas e “aditivos” que prometem aumentar a eficiência do aprendizado e a diminuição da sensação de sono. Além de oferecerem riscos à saúde, podem aumentar a ansiedade – outro fator que incrementa consideravelmente a incidência do “branco” na hora da prova.

Combo de Apostilas para 1ª Fase OAB

📚 Combo de Apostilas para OAB

Material COMPLETO para sua Aprovação na OAB. São 24 apostilas digitais com 50% de desconto! Ao fazer a compra do material, você ainda ganha 4 brindes exclusivos e tem direito às atualizações das apostilas pelo período de 12 meses. Ou seja, a garantia de material sempre atualizado e de qualidade, algo essencial para uma boa preparação. Ficou interessado(a)? Adquira o Combo de Apostilas do Curso Prova da Ordem por apenas 12x de R$ 18,88 no cartão de crédito ou R$ 189 no boleto.

Saiba mais sobre o Combo de Apostilas →

A revisão é a melhor aliada da memória

A memória lembra mais facilmente daquilo que é visto com mais frequência.

Logo, quanto mais vezes o examinando receber a mesma informação, mais fácil será recordá-la no dia da prova.

Dificilmente lembramos daquilo que nos foi dito apenas uma vez. Por isso, é muito importante que o examinando faça a revisão do conteúdo estudado com regularidade 📚.

Para isso, é recomendada a inclusão de horários reservados à revisão em seu Roteiro de Estudos.

Corpo são, mente sã

Depois de oito anos estudando inteligência humana, o psiquiatra Pablo Vinícius, fundador do Instituto PARC (Programa de Alto Rendimento Cognitivo),reuniu uma série de métodos e pesquisas para otimizar o desempenho intelectual. E um deles é manter hábitos saudáveis.

O cérebro é responsável pela coordenação da maioria das funções do nosso corpo e, inversamente, é a saúde do nosso corpo que garante a eficiência da mente 💪.

Dessa forma, se o corpo não estiver bem, naturalmente o cérebro não estará. Por essa razão, é importante destacar, também, que a prática regular de exercícios físicos e uma boa alimentação irão contribuir para que o examinando consiga raciocinar e lembrar com mais facilmente do conteúdo no dia da prova.

Naturalmente, isso não significa que você deve ser “Fit” para que consiga aprender e lembrar do conteúdo, mas, sim, que uma alimentação balanceada e a manutenção da saúde garantem que o cérebro esteja em suas melhores condições para aprender e memorizar a matéria.

Exame da OAB e o Prazer em Aprender

Por fim e não menos importante, vale dizer que estudar deve ser uma atividade agradável para o examinando.

Dificilmente aprendemos e fixamos aquilo que nos causa repulsa, é como se fosse dito para o cérebro ignorar sumariamente a informação recebida.

Portanto, em que pese possa haver uma ou outra matéria que não seja da preferência do estudante, condicionar a mente à sugestão de que aquilo é bom, irá contribuir para sua memorização.

Além disso, o examinando não pode se dar ao luxo de escolher quais matérias estudar, no exame de ordem todas são importantes.

E se há resistência quanto a alguma delas, é possível enganar a sua própria mente repetindo que, na verdade, você gosta daquele conteúdo.

Quanto mais for dito que se tem apreço pela matéria e menos vezes for dito que não se gosta dela, mais fácil será de aprender e recordar.

Bons estudos.

Plataforma de Questões Comentadas para 1ª Fase OAB

📲 Plataforma de Questões Comentadas

Conquiste sua Aprovação na 1ª Fase da OAB estudando através de Questões Comentadas! Resolver provas anteriores é a maneira mais eficaz de preparação para a prova objetiva da OAB. Ao utilizar essa técnica de estudo, os examinandos podem conhecer melhor a maneira que a banca examinadora exige o conteúdo, perdendo o medo da prova e adquirindo muito mais confiança para encarar o certame.

Saiba mais sobre esta técnica de estudo →

Referências:

[1] Instituto PARC. A importância do sono no processo de aprendizagem. 2019. Acesso em: 29 out. 2019.

Receba com exclusividade nossas publicações sobre o Exame de Ordem

Preencha seu nome e e-mail para ficar por dentro de todas as novidades sobre a Prova da OAB.

Informe o seu nome.
Informe o seu e-mail.