Sucesso na prova da OAB: 3 maneiras criativas de programar seus estudos

Sucesso na prova da OAB: 3 maneiras criativas de programar seus estudos

sucesso-na-prova-da-OAB-x-maneiras-criativas-de-programar-seus-estudos

Para obter sucesso na prova da OAB, vale tentar diversas formas de estudo. A organização da rotina será importante para você conseguir ver todo o conteúdo. No tempo disponível, você precisará encaixar as matérias e priorizar os temas mais cobrados, claro. 

A seguir, apontamos 3 maneiras criativas de programar seus estudos para ter sucesso na prova da OAB. Confira!

Vamos por parte (e com cores)! 

A ansiedade é uma inimiga do sucesso na prova da OAB. Tem gente que sequer passou na 1a fase e já está planejando a 2a fase. Erro grosseiro! É preciso adaptar o foco dos estudos para cada fase do exame.

Para lidar com as dezenas de questões das diversas disciplinas da 1a etapa, pode ser mais interessante focar as questões comentadas. Mas isso não quer dizer deixar a teoria de lado. Nenhum método de preparação sozinho é eficaz. E como passar todo o conteúdo?

Bom, se você tiver tempo, deve aliar teoria e prática. Se tem pouco tempo, pegue seus marcadores de texto, o Vade Mecum atualizado e comece a marcar os artigos mais cobrados na prova. Faça questões, consulte a legislação (para fixar a matéria) e leia os comentários. 

Você pode utilizar as cores como preferir. Há quem as use para apontar suas maiores dificuldades. Outros usam uma cor por disciplina (o que pode ser um grande CAOS na hora de marcar a Constituição Federal).

Uma boa sugestão é marcar palavras-chave dos artigos mais cobrados.

Aproveite sua memória visual

Já falamos sobre como as cores ajudam a obter sucesso na prova da OAB. Seguindo essa ideia, você pode fazer flashcards na 1a fase com os assuntos mais importantes. Consulte os temas mais cobrados e crie alguns para suas sessões de revisão.

Não sabe o que é flashcard? É um pequeno cartão com dois lados. Você pode relacionar conceitos (conceito A no lado 1 se relaciona com o conceito B no lado 2). Você pode também fazer um sistema de perguntas (lado 1) e respostas (lado 2) para memorizar um conteúdo. Ou seja, em uma lado você insere a pergunta/palavra-chave. No outro, escreve a resposta.

Outra maneira de aproveitar a memória visual é criar resumos virtuais (ou mapas mentais). Você precisa apenas dividir um assunto em partes menores e montar tópicos. Se você curte um design bonito, crie seu mapa mental no Canva! Tem vários modelos gratuitos, personalizáveis para seu gosto, que podem ajudá-lo a ter sucesso na prova da OAB.

Traga o analógico para a era digital

Reviver os métodos de estudos analógicos pode ser fundamental para ter sucesso na prova da OAB. Dizem por aí que escrever à mão é mais favorável para o aprendizado, e que as cores são ótimas para memorização. Então, que tal investir em papel e canetas coloridas

Com isso, você consegue colocar sua vida em Ordem (pegou o trocadilho?). É, inclusive, a proposta do método Bullet Journal (BuJo), idealizado por Ryder Carroll. Esse método criativo é bem convencional e lúcido. Você começa com um planejamento anual, depois mensal, semanal e diário.

Quer ter sucesso na prova da OAB? Veja como aplicar o método BuJo para programar os estudos:

  1. Faça uma lista de tarefas semanais.
  2. Separe uma página para seus objetivos (realizar 3.000 questões até o dia da prova) e para o método de estudo (resolver 30 questões online por dia, revisar os comentários e consultar a lei em caso de dúvida).
  3. Acompanhe hábitos e tarefas diários, apontando tudo que fez no dia (inclusive as atividades não relacionadas ao estudo que possam ser relevantes).
  4. Utilize códigos de cores, lembretes e adesivos, separando matérias mais e menos importantes em categorias.
  5. Centralize a sua organização diária em um só lugar (na plataforma do BuJo, por exemplo).

O sucesso na prova da OAB depende unicamente de você. Com uma boa programação de estudos, é possível se preparar bem e fazer um bom exame. Abuse da criatividade, das cores, da memória visual e boa sorte!
Quer outras dicas para se preparar? Dê uma olhada no nosso blog!

Passe de primeira no Exame de Ordem, estudando somente o que realmente interessa.

Mais de 80% de nossos alunos aprovam de primeira!!

Saiba maisrecomendado

Curso Turbo para 1ª Fase OABCurso Turbo para 1ª Fase OAB