Absolutamente TUDO para sua Aprovação na OAB

Blog do Curso Prova da Ordem

Escolher Disciplina da 2ª Fase
Avatar Lucas Avila

por

Advogado, especialista na Prova da OAB e técnicas de estudo.

06 Dicas para Escolher Disciplina da 2ª Fase

Escolher Disciplina da 2ª Fase da OAB sempre gera dúvidas nos examinandos, notadamente no período em que as inscrições do Exame de Ordem estão abertas.
 
Afinal de contas, é no ato da inscrição para 1ª Fase que o candidato deve Escolher Disciplina da 2ª Fase da OAB.
 
Considerando a importância desta escolha, é natural que ela gere tensão e deixe muitos candidatos sem saber o que fazer neste momento.
 
Por isso, nesta publicação selecionamos 06 Dicas para Escolher Disciplina da 2ª Fase da OAB.
 
 

Disciplinas Disponíveis na 2ª fase da OAB

Na etapa prático-profissional, diferentemente da 1ª Fase, é oferecido ao candidato a possibilidade de escolha entre 07 (sete) disciplinas. Elas podem ser consideradas as mais comuns do cotidiano da advocacia. Quais sejam:

  • Direito Civil;
  • Direito Constitucional;
  • Direito Empresarial;
  • Direito Administrativo;
  • Direito Penal;
  • Direito do Trabalho;
  • Direito Tributário.
[adrotate banner=”40″]

Independentemente da área escolhida, para obter êxito no certame o examinando deve alcançar a nota 6,0 (seis) dos 10 pontos possíveis na prova, os quais são distribuídos da seguinte forma:

  • 05 pontos – Peça Prático-profissional
  • 05 pontos – Questões discursivas (De 3 a 4 questões, com 3 a 4 itens cada uma)

 
Ou seja, zerando a peça ou questões, o candidato estará automaticamente reprovado.
 
Quando isso ocorre, o examinando ainda pode aproveitar a aprovação na 1ª etapa por mais uma vez, valendo-se do instituto da Repescagem. Com isso ele pode realizar a 2ª fase sem que tenha que submeter-se à prova objetiva no certame imediatamente subsequente.
 
Outra grande diferença em relação a primeira etapa do certame, é que na 2ª fase você pode utilizar o Vade Mecum (consulta a lei e súmulas) durante a prova. Ele será seu grande aliado nesta etapa da prova.
 

Confira: Qual o Melhor Vade Mecum para OAB?

 
Feita esta breve introdução, vamos ao que interessa:
 

Dicas para Escolher Disciplina da 2ª Fase da OAB

Conforme mencionado no início deste artigo, o candidato deverá Escolher Disciplina da 2ª Fase no ato da inscrição para prova objetiva, até mesmo antes de saber se conseguirá chegar até a etapa prático-profissional.
 
Todavia, não é por isso que o examinando deve apressar-se e negligenciar a reflexão sobre esta importante decisão.
 
Uma escolha errada agora pode comprometer o desempenho do candidato.
 
 

Dica 01 – Ao Escolher Disciplina da 2ª Fase da OAB, considere opiniões de terceiros, mas com ressalvas

Normalmente a primeira atitude de quem tem dúvida sobre qual disciplina escolher para 2ª fase é consultar os colegas que já experienciaram a prova da OAB.
 
Isso é bom, afinal de contas, nada melhor do que o depoimento de quem já sentiu na pele o que é enfrentar o certame. Apesar disso, cada indivíduo é único e, o que pode ser difícil para um, pode não ser para outro.
 
Por isso, não se deixe influenciar totalmente pela opinião de terceiros no momento da decisão. A escolha deve ser feita individualmente.
 
 

Plataforma Questões Comentadas

Conquiste sua Aprovação na 1ª Fase da OAB estudando online através de Questões Comentadas! A melhor técnica de estudo é a prática na resolução de questões de edições anteriores.

Saiba mais sobre esta técnica de estudo

 
 
 

Dica 02 – Leve em consideração sua prática durante o curso de Direito

Durante a formação acadêmica, a maioria dos acadêmicos passa pela experiência de estágios em órgãos públicos ou escritórios de advocacia.
 
E essa experiência é um dos pontos importantes que o candidato deve considerar para Escolher Disciplina da 2ª Fase.
 
Escolhendo uma disciplina com a qual já tenha tido contato prático, aumentam as chances de compreender os assuntos de forma eficiente.
 
Além disso, também pode acontecer de deparar-se na prova com problemas práticos próximos aos casos que o candidato tenha experienciado durante o estágio. O que pode ser uma grande vantagem.

[adrotate banner=”9″]

Dica 03 – Sua familiaridade com o assunto é muito importante

Procure em seu histórico acadêmica aquele ramo do Direito em que você possuía desenvoltura e bom desempenho nas avaliações.
 
Não aquelas que estudava bastante e, por isso, tirava boas notas. Mas, sim, aquelas que o estudante raciocinava com facilidade sobre os problemas, encontrando soluções jurídicas com naturalidade.
 
Caso não sinta-se seguro com esta auto análise, o examinando pode realizar um ou dois simulados da 1ª Fase da OAB, sem muito preparo, e verificar se estas matérias coincidem.
 
 

Dica 04 – Esteja atento ao índice de aprovação nos últimos anos

A OAB/FGV divulga regularmente dados e estatísticas referentes às suas avaliações, indicando o número de aprovados, gênero, classe social, número de vezes que faz a prova até ser aprovado etc.
 
E, dentre as estatísticas, estão dados sobre o índice de aprovação em cada uma das áreas da 2ª fase da OAB.
 
Conhecer estas informações pode ser útil para Escolher Disciplina da 2ª Fase de forma mais assertiva.
 
Para facilitar a vida dos candidatos, nós já analisamos os últimos dados divulgados pela OAB/FGV. Para conferir, acesse o link abaixo:
 

Escolha a Disciplina de 2ª Fase de Forma Assertiva

 
 

Dica 05 – Considere seu interesse pela disciplina em sua carreira profissional

No caso do examinando deparar-se entre duas disciplinas que preenchem os mesmos requisitos, pode levar em consideração qual delas palpita mais interesse para ser desenvolvida durante sua jornada profissional.
 
Ao preparar-se para 2ª Fase da OAB, o examinando irá aprofundar-se consideravelmente na disciplina, conhecendo todas regras gerais, bem como especificidades de cada petição para solução de litígios.
 
Além de servir como pontapé inicial para a vida profissional, isso também atua como agente motivador e que certamente irá influenciar o ânimo para o desenvolvimento do estudo.
 
 

Dica 06 – Não mude de disciplina logo na primeira reprovação

O primeiro pensamento de quem reprovou é o de ter errado ao Escolher Disciplina da 2ª Fase.
 
Todavia, há situações em que a reprovação se dá por falta de aprofundamento em um ponto específico, ou por ter sucumbido à pressão, ou “N” outros fatores, mas não pela escolha errada da disciplina.
 
Por isso, antes de começar do zero em outra matéria, o mais indicado é que você insista um pouco na disciplina selecionada.
 
E então, já está pronto para aplicar nossas dicas para escolher a disciplina certa na segunda fase da OAB?
 
 
 

Combo de Apostilas para OAB

Ter um material base para nortear seus estudos é essencial para um bom desempenho na Exame da OAB e você não tem tempo a perder, utilize sempre materiais de qualidade e ATUALIZADOS!

Saiba mais sobre o Combo de Apostilas

 
 
 

Receba com exclusividade nossas publicações sobre o Exame de Ordem

Preencha seu nome e e-mail para ficar por dentro de todas as novidades sobre a Prova da OAB.

Informe o seu nome.
Informe o seu e-mail.