Você já ouviu falar em leitura dinâmica? Confira como usá-la!

Você já ouviu falar em leitura dinâmica? Confira como usá-la!

Você já ouviu falar em Leitura Dinâmica_ Confira como usá-la_

Que o Direito tem muitos livros enfadonhos você já sabe. Que muitas pessoas têm dificuldades de se concentrar ao ler você também deve saber, ou mesmo ter tal dificuldade. Nesse contexto, já ouviu falar em leitura dinâmica? Essa pode ser uma forma de obter melhor desempenho nos estudos. 

Com essa técnica, você consegue ler mais rápido, sem prejudicar a sua compreensão do texto. Veja como aplicá-la em sua rotina de estudos!

O que é leitura dinâmica?

Leitura é um processo de decodificação em que você vê símbolos (letras, acentos, pontuação) e os converte em um significado. Para conseguir decodificar, é preciso ter certa vivência sobre o assunto. Como assim? “Defenestrar” é uma palavra pouco conhecida. Se você não souber o que ela significa, será só uma palavra. 

E do que se trata a leitura dinâmica? É um conjunto de métodos que torna sua leitura mais veloz, sem prejudicar a absorção do conteúdo. Para tanto, como acabamos de explicar, você precisa ter familiaridade com o conteúdo estudado. Ou seja, se você não é estudante de Medicina ou médico, não adianta aplicar a leitura dinâmica no livro de anatomia.

Essa técnica é importante para quem estuda para a OAB, inclusive. Em geral, os candidatos têm pouco tempo e uma rotina pesada. Para conseguir cumprir o roteiro de estudos, é preciso otimizá-lo. A leitura dinâmica traz alguns benefícios nesse sentido, como:

  • aumento da produtividade, pois teremos mais tempo para executar outras tarefas;
  • otimização do tempo, pois assimilamos mais conteúdo em um menor intervalo;
  • maior concentração para absorver conteúdos dentro de certo período;
  • estímulo da memória.

Como usar a leitura dinâmica?

Para usar a leitura dinâmica, você pode seguir 5 passos simples.

1. Abandone a leitura em voz alta

Antes de mais nada, é preciso entender o que não se deve fazer ao tentar ler algo. Vamos lá novamente: a leitura é a visualização e a decodificação dos signos. Algumas pessoas acham que a pronúncia seria a etapa extra desse processo. Não é. 

Ler um texto em voz alta não ajudará ninguém a entender ou memorizar um texto. É só perda de tempo. Para passar na OAB, você sabe que é importante fazer uma boa gestão do tempo, inclusive na preparação. Então, evite leitura em voz alta e até mesmo pronúncia mental, porque tornam a atividade mais lenta.

2. Pratique o salto dos olhos

Você já viu alguém lendo um texto com um dedo ou uma régua para acompanhar as linhas? Esse é um sinal de quem tem um salto dos olhos muito curto ou inexistente. 

Salto dos olhos é o movimento dos seus olhos pela página que está sendo lida. Quanto maior o salto, mais rápida a leitura. Algumas pessoas saltam de palavra em palavra, outras saltam várias palavras e fixam os olhos em três pontos da linha (começo, meio e fim). A leitura ocorre nesses pontos de fixação.

Por isso, pratique o salto dos olhos. Basta digitar a mesma frase em várias linhas, com espaçamento diferente entre as palavras. À medida que aumentar o espaçamento, seus olhos terão que dar saltos.

3. Faça o escaneamento (scanning) do texto

Scanning é passar os olhos no texto sem efetivamente ler. O objetivo é identificar informações que ajudam a compreender o texto. E como fazer isso? Procure:

  • sinais de organização (marcadores ou numeração);
  • palavras destacadas (negrito, itálico ou sublinhado);
  • números (datas e valores) etc.

Com o scanning, é possível extrair informações de forma rápida e clara. 

4. Identifique a ideia geral do texto (skimming)

Complementando o scanning, você deve adotar o skimming para ter uma leitura dinâmica. O objetivo do skimming é identificar a ideia geral do texto. Para tanto, concentre-se na leitura de partes essenciais dele. Ou seja, título, subtítulos, gráficos, legendas de imagens, e parágrafos estratégicos (primeiro e último, em geral). Com o skimming, você terá um panorama sobre o assunto.

Passe de primeira no Exame de Ordem, estudando somente o que realmente interessa.

Mais de 80% de nossos alunos aprovam de primeira!!

Saiba maisrecomendado

Curso Turbo para 1ª Fase OABCurso Turbo para 1ª Fase OAB

5. Não releia

Mesmo que você fique confuso com o texto, não o releia. Essa é mais uma prática de perda de tempo. Quando o assunto é leitura dinâmica, tenha em mente seu lema: siga em frente! O objetivo dela é completar a leitura rapidamente e compreender de forma global o texto. Ou seja, o foco não está nos detalhes. Se você tiver tempo em algum momento, tudo bem. Só então releia.

A leitura dinâmica pode aprimorar seus estudos para o Exame de Ordem. Pratique-a sempre que puder e tenha o máximo de vivência para extrair o melhor dessa técnica. Quer outras dicas de estudo? Confira no blog do curso Prova da Ordem!