Últimos cuidados para a Prova de Domingo – 2ª Fase OAB

correção de peça e questões dissertativas 2ª fase oab
Olá, OABeiros!
 
Neste domingo você vai ter que enfrentar 04 questões dissertativas e uma peça profissional. E se você está “tremendo na base”, está publicação foi feita para você. Nela irei destacar, além de alguns cuidados essenciais, aspectos que você deve ter muito claro em sua mente para ser conseguir lograr êxito. Algumas das dicas que trarei você até já deve conhecer, mas que devido as grandes incertezas que tomam a mente dos candidatos neste período de véspera, precisam ser reforçadas!

TEMPO DE PROVA

A gestão do tempo é 50% da prova da 2ª fase. Quem conhece a Prova da OAB desde os seus primórdios sabe que a muito tempo atrás esta etapa do certame contava com um turno inteiro para resolução de questões e outro turno apenas para elaboração da peça. No entanto, a realidade de hoje é outra, o que fez com que a estratégia para resolução da prova seja um elemento decisivo para a aprovação.
 
Se você não concluir sua peça em tempo hábil, por exemplo, as chances de aprovação diminuem drasticamente, uma vez que ela corresponde à metade da nota da avaliação. Portanto, exclua do seu planejamento fazer um rascunho completo da peça para depois transcrevê-la para o caderno definitivo. Acredite, não há tempo suficiente para passar a limpo o texto da sua peça. Dessa forma, para otimizar seu tempo e não esquecer de nada antes de começar a escrever a peça profissional, você deve fazer um Esqueleto da Peça.  Se você não estiver familiarizado com essa prática, segue o link demonstrando a aplicação deste recurso.

 
 

CONHEÇA SEU MATERIAL

Na 2ª fase do exame de ordem, diferentemente do que acontece na 1ª etapa, você poderá utilizar o recurso das compilações de leis, o famoso Vade Mecum. E um erro comum dos candidatos é confiar demasiadamente nesta “facilidade”, esquecendo que, mais importante que ter o material disponível, é saber consultá-lo de forma ágil e assertiva.
 
Evite utilizar os artifícios tecnológicos da atualidade, como Google e Vade Mecum digital. Você PRECISA estar acostumado com o manuseio do Vade Mecum impresso, de preferência o mesmo a ser utilizado no dia da prova. Se você nunca ouviu falar em índice remissivo ou índice sistemático, são sinais de que você ainda precisa conhecer um pouco mais sobre o seu companheiro de prova.
 
Mas não se desespere, é muito mais simples do que você imagina. Lembre-se que todas as respostas para sua prova de 2ª fase estarão neste material. Você deve, portanto, estar familiarizado ao material, conhecendo bem o seu índice e acostumando com as marcações que você fez no desenvolvimento da sua preparação para 2ª fase.

 
Ainda falando sobre material, saiba que é imprescindível que você conheça as restrições às marcações do código previstas no edital, principalmente porque houve alterações relevantes sobre isso neste último edital.
 
Portanto, mesmo que você esteja familiarizado com o sistema das provas anteriores, é altamente recomendado que você se atualize. Segue o link da publicação aqui no blog Prova da Ordem em que falei sobre isso:

 
E por isso tudo, também é saudável que você chegue com no mínimo 30 minutos de antecedência ao local da prova, para que os fiscais possam conferir o seu material e, caso haja alguma irregularidade, você possa tomar medidas que possam contornar ou minimizar os prejuízos de alguma eventual inadequação.

CUIDE DA SUA SAÚDE

Estudos indicam que o esforço mental pode exigir do corpo tanto quanto o esforço físico. Portanto, é crucial que você esteja com a saúde em dia para que o desempenho do seu raciocínio seja o melhor possível durante a prova. Dessa forma, principalmente nestes dias que antecedem a prova, em que o corpo fica um pouco mais fragilizado pela ansiedade, é ainda mais importante que você tenha hábitos saudáveis a fim de evitar qualquer desconforto que possa prejudicar o seu desempenho no domingo.
 
Se você se sente cansado com frequência, faz muito esforço para recuperar informações que aprendeu recentemente, sonolência, ansiedade… esses podem ser sinais de que seu corpo e sua mente não estão nas melhores condições.
 
Confira as duas publicações disponíveis abaixo para entender um pouco mais sobre o assunto:

 
Ademais, desejo a todos uma ótima prova.
Pontaria baixa, pois o inimigo rasteja!
 
Bons estudos.
 
 

Deixe seu Comentário