Como o hábito de leitura ajuda a passar na OAB

Como o hábito de leitura ajuda a passar na OAB

Como o hábito de leitura ajuda a passar na OAB

Quando estamos próximos de fazer uma prova importante como é o Exame de Ordem, intensificamos o nosso ritmo de estudo, não é mesmo? Mas você sabia que, nesse período, adquirir o hábito de leitura ajuda a passar na OAB?

Muitas vezes, estamos focados somente em estudar sobre disciplinas específicas ou em procurar métodos mais eficazes de aprendizado, além da fixação dos conteúdos, que é aquela tentativa constante de memorizar todo o conteúdo que você precisa para a prova. 

No entanto, muitas pessoas se esquecem de construir algo muito importante na hora de estudar: o hábito de leitura. 📗

De modo geral, o Direito é uma área que depende bastante da leitura para interpretação dos conteúdos. No entanto, nem todos os examinandos dão a devida importância ao hábito de leitura, e nem sequer sabem que esse hábito pode ajudar a passar na OAB.

Por isso, pensando em ajudá-lo, neste post, iremos falar sobre como o hábito de leitura ajudá-lo a passar na OAB.

Se você não tem esse hábito, ainda dá tempo de adquiri-lo

Talvez você não saiba, mas todo hábito pode ser modificado. Dessa forma, se você não possui o hábito de leitura, saiba que ainda dá tempo de adquiri-lo. 

Afinal, o que seria de nós, seres humanos, se não conseguíssemos nunca mais mudar os hábitos que temos hoje? Provavelmente, ficaríamos estagnados, sem qualquer resquício de evolução, não é mesmo?

Portanto, mesmo que hoje você não seja adepto à leitura e não tenha esse hábito, saiba que você pode implementá-lo na sua vida. Com um pouco de dedicação e esforço, com certeza é possível. 🧐

Por isso, a dica é: comece gradativamente, lendo um pouco a cada dia. 

Pode ser algo relacionado ao Direito ou mesmo algum outro assunto de que goste. Não precisa ler muito no início, mas, sim, constantemente. O segredo, na verdade, não está na quantidade, mas sim na constância

Depois de adquirir o hábito, é importante começar a ler conteúdos relacionados ao Direito, ou mesmo a algo que possa te ajudar no momento da prova. Assim, você será mais eficiente quando realizar o exame.

Ler não é estudar, mas ajuda muito

Ler e estudar, definitivamente, não são a mesma coisa. Entretanto, o segredo está no que você aprende quando faz uma coisa ou outra. Isso porque, quando se lê um livro ou uma apostila de direito, isso não significa necessariamente que você realmente tenha aprendido aquele conteúdo.

Por isso, a leitura é um modo de estudo considerado diferente. É um modo passivo e que não exige muito esforço, mas ainda assim pode ajudar muito. 

Por isso, nossa dica é que, após a leitura, você pense e reflita sobre o que acabou de ler. Para ajudar, você pode simplesmente fazer um resumo do que leu e entendeu sobre o assunto ou ir fazendo anotações em uma folha durante a leitura. ✍️

Essa é uma maneira efetiva de assimilar melhor as ideias do que acabou de ser lido. E aí, sim, você estará estudando enquanto lê — o que, para algumas, pessoas pode ser muito mais fácil e agradável.

Além disso, se você passar a ter regularidade na leitura, conseguirá assimilar com muito mais facilidade os conteúdos. Você pode não ter entendido determinado conteúdo na apostila, mas e se você procurar um artigo, um livro ou algum trecho na internet que fale mais sobre o tema? 🌐 Talvez lendo mais e observando o conteúdo de outra forma, você consiga aprender sobre ele.

Passe de primeira no Exame de Ordem, estudando somente o que realmente interessa.

Mais de 80% de nossos alunos aprovam de primeira!!

Saiba maisrecomendado

Curso Turbo para 1ª Fase OABCurso Turbo para 1ª Fase OAB

Como o hábito de leitura ajuda a passar na OAB?

Talvez, para você, ainda não faça sentido ler para passar na prova. Então, para que você entenda realmente o porquê de o hábito de leitura ajudar a passar na OAB, listamos, abaixo, os benefícios que a prática traz e que podem estar diretamente ligados ao momento da prova.

A leitura melhora a sua compreensão textual

Muitas pessoas se preparam corretamente para o Exame da Ordem e até mesmo possuem domínio dos temas. No entanto, há um problema que pode prejudicá-lo no momento da prova: falhas na interpretação de texto ou não conseguir entender muito bem o que a questão pede.

Por isso, a melhor forma de trabalhar a interpretação de texto e garantir que você entenderá tudo o que está sendo pedido na prova é adquirindo o hábito de leitura. 📖

Afinal, não basta saber todo o conteúdo se você não conseguir entender o que a questão pede para poder resolvê-la, entende?

O hábito de leitura desenvolve a concentração

Ao praticar o hábito de leitura diariamente, automaticamente, você passará a desenvolver melhor a sua capacidade de concentração — o que pode ajudar muito no momento da prova. 💆‍♂️

Essa habilidade é ainda mais desenvolvida quando você começa a ler em ambientes menos silenciosos e em locais públicos, como sala de espera de consultórios, praças, transportes públicos, etc.

A dica, portanto, é que você sempre aproveite o tempo em que está à toa para praticar a leitura. 

Assim, no momento da prova, você terá muito mais concentração e foco, evitando ser distraído por qualquer situação ou mesmo pela ansiedade e nervosismo.

Melhora o uso do português

O hábito da leitura ajuda a passar na OAB porque também melhora a sua habilidade na norma culta do português. ✍️

Você sabe que desvios da norma culta do português na hora da prova da OAB devem ser evitados, pois, em certa medida, prejudicam a interpretação do examinador e pode provocar a não atribuição de alguma pontuação na 2ª fase da OAB

Portanto, ao ler e conhecer palavras diferentes, você aprende a empregar melhor os termos, pontuar corretamente as frases e até mesmo elaborá-las de forma aperfeiçoada. Tudo isso ajudará a melhorar a sua desenvoltura no momento do exame, eliminando possíveis erros de ortografia e desvios gramaticais.

Melhora a memória

O hábito de leitura ajuda a passar na OAB, pois é uma forma de melhorar a sua capacidade de memorização. 🧠

Ao ler uma obra literária, por exemplo, você faz isso com muito mais leveza, quase que inconscientemente. 

Isso porque, ao ler um livro que contém uma história e um enredo, você necessariamente será obrigado a lembrar o nome dos personagens ou outros detalhes que fazem a diferença na interpretação dos fatos.

Com esse hábito, na hora de estudar, é provável que você consiga fixar com mais facilidade os conteúdos estudados — lembrando-se deles com mais agilidade na hora da prova.

Dicas para desenvolver o hábito de leitura

Como você pôde ver, o hábito de leitura ajuda a passar na OAB sim, mas se você ainda tem dificuldade para colocá-lo em prática na sua vida, seguem, abaixo, algumas dicas que podem ajudar:

  • Pegue o livro na mão para ler. Por isso, no começo, evite livros digitais e ler pelo celular, pois esses meios podem favorecer a distração no início;
  • Comece devagar e leia um pouco por dia. Lembre-se de que melhor do que a quantidade, é a qualidade e a constância do hábito de leitura;
  • Não se cobre tanto. A leitura não será um momento prazeroso se você fizer isso sob pressão;
  • Comece lendo conteúdos com os quais você tem afinidade. Por isso, opte por livros de que você gosta ou se interessaria em ler;
  • Com o passar do tempo, e quando o hábito de leitura estiver mais desenvolvido, você pode começar a ler os conteúdos ou livros que o ajudarão a passar na OAB. Caso contrário, o hábito, que já é difícil no começo, poderá se tornar ainda mais massante;
  • Por fim, carregue sempre um livro com você. Assim, você irá adquirir o hábito de ler em qualquer lugar, o que favorecerá a questão da concentração, como já mencionado e, além disso, você poderá estudar um pouquinho sempre que sobrar um tempo vago.

Então, é mais do que comprovado que o hábito de leitura ajuda a passar na OAB. Mas o primeiro passo é começar a implementar esse novo hábito em sua vida, caso você não o tenha. Para começar, basta seguir as dicas que mencionamos neste post e depois aproveitar os benefícios no momento da prova! 🙂

Curso Turbo para 1ª Fase OABCurso Turbo para 1ª Fase OAB

Passe estudando menos do que você imagina na 1ª Fase!

  • Videoaulas Objetivas e SEM enrolação;
  • Inclui Combo com 28 Apostilas
  • Acesso à Plataforma de Questões Comentadas;
  • Melhor preço do mercado.

SAIBA MAISrecomendado

Confira também:

👉 Como Estudar com a Prova da OAB adiada

👉 10 dicas para mudar sua rotina de estudos

👉 Estudar sozinho ou em grupo para a OAB?

👉 Como vencer a procrastinação e passar na OAB?