Roteiro de estudos para a 2ª fase da OAB

Roteiro de estudos para a 2ª fase da OAB

Roteiro-de-estudos-para-a-2ª-Fase-da-OAB

O roteiro de estudos para 2a fase da OAB é seu aliado. Com ele, você terá um panorama dessa etapa e conhecerá as melhores estratégias para ser bem-sucedido nela. 

Confira a seguir as principais etapas para ter um ótimo aprendizado!

Clique AQUI para baixar gratuitamente nosso Roteiro de Estudos para 2ª Fase da OAB

Etapa 1 do roteiro de estudos para 2a fase da OAB: planejamento

Para atingir os objetivos, o planejamento é fundamental. Isso vale para tudo na vida, inclusive no que se refere ao exame da Ordem. Para quem tem pouco tempo disponível para estudos, o plano deve ser ainda mais preciso.

Um candidato, a partir do momento em que recebe a notícia da aprovação na primeira etapa, terá cerca de 5 semanas de preparação para a 2a fase.

Considerando isso, pensamos que reservar 4 horas por dia para o estudo será o ideal. Na última semana, dê um gás extra e tente estudar 6 horas por dia! Se você não tiver tanto tempo disponível, faça o que for possível.

Seu planejamento do roteiro de estudos, de 5 semanas, ficaria assim:

  • Semana 1: estudos da disciplina escolhida, com revisão de doutrina e videoaulas.
  • Semana 2: estudo das peças possíveis, com fundamentos legais, estrutura e hipóteses de incidência.
  • Semana 3: resolução de exercícios e de simulados, e estudo de jurisprudências aplicáveis às possíveis peças.
  • Semana 4: prática da estruturação do esqueleto da peça.
  • Semana 5: resolução das provas das últimas edições, com estruturação e prática da peça e de questões dissertativas (com papel e caneta). 
Promoção Quarentena Curso 2ª Fase OABPromoção Curso 2ª Fase OAB

Nosso curso para 2ª Fase da OAB é direcionado e sem enrolação.

Você dominará a elaboração das peças cobradas e resolverá as questões discursivas de forma prática e fácil.

Saiba maisrecomendado

Etapa 2 do roteiro de estudos para 2a fase da OAB: conhecimento

A 2a etapa do roteiro de estudos para 2a fase da OAB trata-se de reforço e de aquisição do conhecimento. Fazer um bom cursinho será muito importante para focar os assuntos mais relevantes e treinar sua capacidade de argumentação.

Afinal, você precisa ir além do entendimento da matéria. De forma clara e persuasiva, você deverá convencer o examinador de que sua resposta, pautada em dispositivos legais, é correta. Em outras palavras, convencer a banca de que você tem conhecimento sobre a matéria e está preparado para exercer a advocacia.

Considerando o planejamento das semanas, que acabamos de demonstrar, tenha sempre em mente que fazer questões ajudará bastante! No mesmo sentido, treinar o esqueleto da peça dará mais segurança. 

E é aqui que passamos para a próxima etapa do roteiro de estudos para 2a fase da OAB.

Etapa 3 do roteiro de estudos para 2a fase da OAB: treinamento

O treinamento na preparação para a 2a fase da OAB envolve mais do que fazer questões discursivas e treinar as possíveis peças. Aproveite para conhecer as peças mais cobradas!

Quando você estiver estudando, precisa dominar a utilização do Vade Mecum e do seu material de consulta. Prefira materiais sempre atualizados, que incluam súmulas para diminuir o volume de materiais.

Nossa dica aqui é dominar a pesquisa no índice remissivo e criar um padrão de marcações. Isso o ajudará a ganhar tempo na hora da prova.

Além do Vade Mecum, certamente você precisa treinar as questões abertas e a peça. Primeiramente, faça muito simulados e provas passadas, e recomendamos ainda reproduzir as condições do dia de exame. Ou seja, se fechar em um local em casa por 5 horas e resolver 4 questões e uma peça. Simule tudo, inclusive o número de linhas disponíveis e sua escrita à mão.

Etapa 4 do roteiro de estudos para 2a fase da OAB: revisão prática final

Se você chegou até aqui, é sinal de que seu roteiro de estudos para 2a fase da OAB deu certo! Isso porque a revisão final só existe para pessoas com muita disciplina em relação ao planejamento. É a 5a semana do cronograma, em que você faz a revisão prática final. 

Muitas pessoas não conseguem chegar até ela, mesmo tendo 5 semanas de estudo. Mas quem segue o plano elaborado tem a capacidade de fazer os ajustes finais. Realizar diversos simulados nessa última semana, com peça e questões abertas, pode ser sua “mola” para a aprovação. Hora de aparar as arestas, tirar as dúvidas e separar os documentos para o dia da prova!

Um bom roteiro de estudos para 2a fase da OAB é importante para que o candidato tenha método na preparação. Com planejamento, conhecimento e treinamento, a aprovação está logo ali!
Confira outras dicas para sua aprovação no blog do Curso Prova da Ordem!