4 maneiras eficientes de estudar para a OAB

4 maneiras eficientes de estudar para a OAB

maneiras-eficientes-de-estudar-para-a-Ooab

Para conseguir aprovação no exame da Ordem, os candidatos devem adotar maneiras  eficientes de estudar para a OAB. Mas quais são elas? 

Apontamos a seguir 4 formas interessantes e que se complementam! Confira!

Faça um roteiro ao estudar para a OAB

Um bom roteiro de estudos é fundamental na hora de estudar para a OAB. O candidato precisa visualizar todo o conteúdo, e a melhor maneira para isso é ter um roteiro, um cronograma.

Conforme o tempo disponível, você define o que estudará diariamente. Se faltam meses para a data da prova, melhor ainda, porque será possível estudar para a OAB com mais profundidade. Nesse caso, mescle doutrina, jurisprudência, resumos, exercícios.

Na hora de montar seu roteiro, conheça os temas mais cobrados para cada matéria, porque isso otimizará seus estudos. Depois, estabeleça previamente a carga horária e seu turno de estudo para criar um hábito. Dessa forma, seu corpo se adapta mais facilmente, e a assimilação de conteúdo se torna mais fácil. 

Com essa organização, você conseguirá manter um estudo contínuo para a prova.

Foque a fase do exame

Na hora de estudar para a OAB, você deve estar focado na etapa seguinte. Essa dica parece boba, mas vemos muitas pessoas preocupadas com a prova prático-profissional sem sequer ter feito a 1a fase. Por isso, foco total no que vem pela frente.

Se você está estudando para a 1a fase da OAB, por exemplo, sabe que o conteúdo é muito grande. Não dará tempo de ver todos os detalhes de todas as matérias, mesmo que tenha mais meses. Por isso, conforme o tempo até a prova, veja se consegue ler por alto tudo que cai, mas sempre faça exercícios.

Já no caso da 2a fase da OAB, você precisará ter conhecimento mais profundo. Então, o principal é ler a doutrina e a jurisprudência (de forma organizada) e fazer simulados da prova prático-profissional.

Nos dois casos, como você pode perceber, investir nas questões é fundamental na hora de estudar para a OAB. Assim, é possível conhecer como elas são cobradas, bem como aquelas mais recorrentes.

E por isso nossa próxima dica é assinar uma plataforma para fazer questões.

Assine uma plataforma para fazer milhares de questões

Depois que você conseguir ler os conteúdos, a melhor maneira de estudar para a OAB é resolvendo questões. Existem alguns sites voltados para questões gerais de diversos concursos. 

No entanto, o ideal é contar com uma plataforma exclusiva para a OAB. Ela possui milhares de questões comentadas para sua aprovação na 1a fase do exame. Isso ajuda a direcionar seu estudo ao conteúdo exigido pela banca examinadora.

Com essa plataforma, você consegue:

  • se familiarizar com a estrutura da prova;
  • otimizar seu tempo de estudo;
  • identificar os pontos de atenção (suas fraquezas).

No caso da plataforma da Prova da Ordem, você pode também acessar as estatísticas da prova objetiva da OAB. Isso significa saber quais são os assuntos e os artigos mais relevantes para sua aprovação. De bônus, você já terá um roteiro de estudos em mãos!

Prepare-se para a dinâmica da prova

Por fim, seja qual for a fase em que você está na prova da Ordem, deve conhecer a dinâmica que envolve a prova. Existe um tempo para a realização e uma forma de cobrança das disciplinas. Você precisa entender a agilidade necessária para resolver as questões.

Sabendo mais sobre essa dinâmica, você deverá se preparar e estudar para a OAB. Basicamente, após analisar a fase que vem pela frente, volte ao início do texto: crie um roteiro adequado para aquela fase e faça muitas questões.

Então seu método de estudos deve ter:

  • leitura de teoria;
  • resumos;
  • revisões de conteúdo;
  • muitos simulados no formato cobrado na prova. 

Atenção para os assuntos mais cobrados na 1a fase, especialmente Ética. Leia bastante sobre o tema e faça exercícios para esgotar a disciplina.

A resolução de questões ajuda você a treinar leitura, interpretação, controle de tempo e agilidade. 

Na hora de estudar para a OAB, comece fazendo um roteiro de estudos focado na fase do exame. Realizar questões e simulados – seja de questões objetivas, seja da prova prático-profissional – é fundamental.
E, claro, não perca as dicas que damos em nosso blog para conseguir sua aprovação!

Curso Turbo para 1ª Fase OABCurso Turbo para 1ª Fase OAB

Passe estudando menos do que você imagina na 1ª Fase!

  • Videoaulas Objetivas e SEM enrolação;
  • Inclui Combo com 28 Apostilas
  • Acesso à Plataforma de Questões Comentadas;
  • Melhor preço do mercado.

SAIBA MAISrecomendado