Como estudar para a 2ª fase da OAB em 5 passos

Como estudar para a 2ª fase da OAB em 5 passos

como-se-preparar-para-a-2-fase-da-OAB-em-5-passos

Estudar para a 2a fase da OAB com planejamento é o melhor caminho para a aprovação. A preparação (em todas as fases da vida) é sempre necessária. Na 2a fase, é preciso atentar às questões abertas e à peça. E como se preparar?

Veja nossas dicas!

Use materiais atualizados para estudar para a 2a fase da OAB

As súmulas do STF e do STJ são sempre cobradas na prova da ordem. Por isso, na hora de estudar para a 2a fase da OAB, você deve estar atento às atualizações de súmula até a publicação do edital. As leis seguem o mesmo padrão. 

Por isso, dê uma olhada se seu Vade Mecum já traz as novidades, porque normalmente eles são atualizados em janeiro. Ele será o único material de consulta na prova e possui todas as respostas para as questões discursivas e a fundamentação da peça.

Se ele estiver atualizado, ótimo. Aprenda a manuseá-lo da forma adequada e habitue-se com seu índice remissivo. Marque-o da maneira que faz sentido para você durante seus estudos. Destaque informações e deixe-o pronto para sua consulta.

Promoção Quarentena Curso 2ª Fase OABPromoção Curso 2ª Fase OAB

Nosso curso para 2ª Fase da OAB é direcionado e sem enrolação.

Você dominará a elaboração das peças cobradas e resolverá as questões discursivas de forma prática e fácil.

Saiba maisrecomendado

Treine a identificação de peças

Independentemente da disciplina escolhida, na hora de estudar para a 2a fase da OAB você deve aprender a identificar a peça. A partir da identificação, você poderá encontrar a solução do problema proposto pela banca.

Infelizmente, se você identificar a peça errada, sua nota será zero. Por isso, exercite essa competência.

Faça muitas questões

Na hora de estudar para a 2a fase da OAB, é fundamental investir na prática. Saber a teoria é importante, mas fazer questões é o que trará sua aprovação. Você precisa se habituar com a forma de cobrança da banca e com os temas mais recorrentes.

Por isso, faça simulados de construção da peça e das questões dissertativas. Aproveite os simulados prontos da prova prático-profissional para melhorar a gestão de tempo. Inclusive, realize-os na folha oficial de prova. Ela traz número de linhas e espaçamentos específicos.

Estude as respostas das provas anteriores

Nós já batemos na tecla da importância das questões comentadas em muitas oportunidades. Quando for estudar para a 2a fase da OAB, inclua no seu roteiro de estudos a análise das respostas das provas anteriores. Se sua resposta estiver bem próxima do espelho de correção, sua chance de obter alta pontuação é grande. 

Além de certa, sua resposta deve estar de acordo com o disposto no gabarito da prova. Se você entende o mecanismo durante a preparação, o resultado final será melhor. Afinal, você conhecerá as respostas preferidas pelo examinador

Crie condições semelhantes às da prova

A gestão de tempo não é a única coisa com a qual você deve se habituar para a 2a fase. Por isso, nossa última dica é criar condições semelhantes às da prova.

Em tempos de era digital, você provavelmente não pega um lápis ou uma caneta há muitos meses. Assim, deve treinar a escrita manual. Isso é fundamental para ter mais velocidade (e uma letra aceitável) na hora de responder às questões e elaborar a peça. Desse modo, você consegue mais fluidez na escrita e qualidade ortográfica

Não espere tanta boa vontade do examinador para decifrar o que está escrito. Por isso, faça uma letra legível e responda tudo dentro dos limites da folha

Outra condição interessante a que se acostumar é o tempo de prova. Tente fazer pelo menos um simulado por semana, com questões abertas e peças. Na hora de realizá-lo, crie um ambiente silencioso e sem interferências. Marque o tempo máximo e siga-o à risca. Dessa forma, estará pronto para todas as condições!

Após estudar para a 2a fase da OAB, basta chegar ao local de prova com antecedência. Dê uma olhada geral na prova e, se vir uma questão fácil, responda logo. Na hora da peça, atente aos termos jurídicos para procurá-los no índice remissivo. E, claro, não deixe nada em branco.
Se quiser saber mais sobre a preparação para a prova, dê uma olhada no nosso blog!