Absolutamente TUDO para sua Aprovação na OAB

Blog do Curso Prova da Ordem

Avatar Fernando Barcellos

por

Cofundador do Curso Prova da Ordem, especializado em aprovar Bacharéis em Direito no Exame da OAB.

Quando começar a estudar para a OAB?

Ao invés de ler toda matéria, que tal ouvi-la? Experimente no player abaixo:

O desejo de todo estudante de Direito é passar no Exame da Ordem. Afinal, a prova marca a passagem de bacharel em Direito para se tornar um verdadeiro advogado(a), seja porque deseja exercer o ofício efetivamente ou para poder alçar outros caminhos das carreiras jurídicas que dependem de experiência jurídica.

Entretanto, mesmo que os examinandos possam prestar o exame nos semestres finais, estudar para a OAB não é nem de perto como as provas da graduação. 

Assim, uma dúvida que fica na mente dos estudantes é sobre quando começar a estudar para a OAB.

Por isso, conhecer e estar atento a periodicidade do Exame da OAB permite ao examinando ter uma noção mais ampla sobre o tempo que ele tem para estudar, bem como para elaborar o seu cronograma de estudos.

Em 2019, houve algumas mudanças no exame, como a antecipação das datas de provas. Já em relação à aplicação, manteve-se às três edições do certame em 2020, mantendo uma edição no início do ano, outra no meio e a outra mais para o final do ano. 

Portanto, sabendo como a prova da OAB é complexa e que ela exige que o participante se prepare antecipadamente, decidimos falar neste post sobre quando começar a estudar para a OAB. 

Está ansioso para saber qual o momento certo de começar a se preparar? Então leia até o final!

1. A partir de quando é possível fazer o Exame da Ordem?

Antes de falarmos sobre quando começar a estudar para a OAB, é importante mencionar quem pode fazer a prova. Portanto, aqui vai a resposta: o Exame da Ordem da OAB é destinado para pessoas já formadas em Direito e aos estudantes matriculados no 9º e 10º semestre da graduação.

Diferente do que muitas pessoas pensam, cursar a faculdade de Direito não fará com que o aluno possa trabalhar legalmente como advogado assim que se formar.

A graduação apenas permite ao estudante apenas ser bacharel em Direito, no entanto, para se tornar oficialmente advogado, existem alguns passos que devem ser cumpridos, como passar no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil.

Por isso, para obter sucesso no exame, é muito importante saber quando começar a estudar para a OAB. Continue lendo para saber mais.

2. Estudar antes, durante ou depois da graduação?

Muitos aguardam para dar atenção à preparação para OAB apenas depois de formados.

Entretanto, é extremamente essencial que o estudante vá tomando informações sobre o funcionamento do certame desde cedo. Bem como, embora em um ritmo mais leve em razão dos compromissos acadêmicos, separe algum tempo para resolução de questões da prova da OAB, de modo a se ambientar com a sistemática do certame, o que facilitará muito o seu enfrentamento.

Além disso, durante a graduação, o estudante pode ter o auxílio dos professores para tirar dúvidas e ficar por dentro do conteúdo, sem contar com a disponibilidade das bibliotecas e de materiais de apoio.

No entanto, existem aqueles que optam por estudar especificamente para a prova somente depois da graduação. Normalmente, faz isso quem possui menos tempo disponível para estudar, como quem já trabalha, tem filhos e outras responsabilidades, e com o alívio do fim da graduação, sobra um tempo livre para sua preparação.

Por isso, é imprescindível analisar as suas prioridades e objetivos, para assim poder determinar quanto tempo e qual método de estudo será o ideal para você atingir suas metas. 

Combo de Apostilas para 1ª Fase OAB

📚 Combo de Apostilas para OAB

Material COMPLETO para sua Aprovação na OAB. São 24 apostilas digitais com 50% de desconto! Ao fazer a compra do material, você ainda ganha 4 brindes exclusivos e tem direito às atualizações das apostilas pelo período de 12 meses. Ou seja, a garantia de material sempre atualizado e de qualidade, algo essencial para uma boa preparação. Ficou interessado(a)? Adquira o Combo de Apostilas do Curso Prova da Ordem por apenas 12x de R$ 18,88 no cartão de crédito ou R$ 189 no boleto.

Saiba mais sobre o Combo de Apostilas →

3. Quando começar a estudar para a OAB?

Cada pessoa possui um tempo de preparo para realizar qualquer atividade na vida. 

Quando se trata do Exame da OAB, isso fica ainda mais intensificado, já que são muitos conteúdos e cada um possui características diferentes, sendo que alguns possuem mais afinidade com determinados assuntos, enquanto outros menos.

Por isso, é necessário considerar que o curso de Direito dura em média cinco anos. Assim, pode ser que no começo você não saiba o que estudar e nem por onde começar. Até o terceiro ano pode ser que não seja tão fácil assimilar os conteúdos e relacioná-los na hora de aplicar na prova.

Portanto, o recomendado é que até o terceiro ano da faculdade você tente armazenar e organizar o máximo de informações, pois eles serão a sua base.

Além disso, nunca é cedo demais para buscar informações sobre as provas, as disciplinas, analisar quais assuntos são recorrentes, as questões, entre outros aspectos. Apesar de não existir uma regra que determine quando começar a estudar para a OAB, o recomendado é que os estudos se intensifiquem no período de seis a três meses antes da aplicação da primeira fase do exame.

4. Como estudar para a OAB?

Agora que você entendeu um pouco mais sobre quando começar a estudar para a OAB, é hora de saber como se preparar para realizar a prova. Pois bem, o primeiro passo é verificar o edital da prova da OAB e analisar as 17 disciplinas que são cobradas no exame. 

A partir disso, é necessário avaliar os seus pontos fortes e fracos nesses assuntos e disciplinas, traçando um roteiro de estudos. 

No roteiro, basicamente, você irá montar um cronograma com o que você irá estudar em cada dia até o momento do exame final.

Nesse sentido, você deve reforçar os estudos nas disciplinas que encontra maior dificuldade e revisar aquelas que aprende e assimila com mais facilidade.

Além do mais, para ajudar nos estudos, você pode assistir videoaulas nos diversos canais de Direito que existem no YouTube, escolher materiais didáticos de qualidade, além de fazer simulados, exercícios e provas antigas da OAB. 

Essa última dica é essencial para você ter uma base do como será a sua prova e não chegar no dia do exame totalmente no escuro.

5. Se puder, conte com a ajuda de especialistas

Poder contar com um curso preparatório ou com o auxílio de um profissional especialista é um privilégio que não são todos que possuem. 

Mas, este pode ser um grande diferencial para conseguir passar no Exame da OAB.

Isso porque assistir a aulas focadas especificamente na OAB permite aos examinandos observar melhor o conteúdo, focar naquilo que realmente é importante, além de ficar atento a possíveis “pegadinhas” e padrões que são repetidos anualmente pela instituição aplicadora da prova.

Além disso, se você não sabe como e quando começar a estudar, os profissionais podem ajudá-lo a elaborar um cronograma de acordo com as suas necessidades e aptidões. 

Por fim, como já mencionado, não existe uma ciência exata sobre quando começar a estudar para a OAB, afinal isso varia de acordo com o perfil, as aptidões e a disponibilidade de cada pessoa, entretanto seguir as nossas recomendações bem como as dicas citadas ao longo deste conteúdo certamente te ajudará a ter muito mais sucesso no resultado da prova.

Plataforma de Questões Comentadas para 1ª Fase OAB

📲 Plataforma de Questões Comentadas

Conquiste sua Aprovação na 1ª Fase da OAB estudando através de Questões Comentadas! Resolver provas anteriores é a maneira mais eficaz de preparação para a prova objetiva da OAB. Ao utilizar essa técnica de estudo, os examinandos podem conhecer melhor a maneira que a banca examinadora exige o conteúdo, perdendo o medo da prova e adquirindo muito mais confiança para encarar o certame.

Saiba mais sobre esta técnica de estudo →

Receba com exclusividade nossas publicações sobre o Exame de Ordem

Preencha seu nome e e-mail para ficar por dentro de todas as novidades sobre a Prova da OAB.

Informe o seu nome.
Informe o seu e-mail.