Qual é o momento certo para estudar para a OAB?

Qual é o momento certo para estudar para a OAB?

O momento certo para estudar para a OAB pode ser agora, sabia? Se você está pensando em ser aprovado no próximo certame, precisa se preparar o quanto antes.

Mas há muitas possibilidades de estudos. Por isso, apontamos algumas questões para você considerar ao determinar o momento adequado para começar os estudos para o exame! Confira.

O momento certo para estudar para a OAB

Antes de definir o momento certo para estudar para a OAB, você precisa fazer uma análise da sua situação atual.

Se você está no 8o período da faculdade, precisa se preocupar com monografia e estágio obrigatório. O exame será prioridade após o furacão passar. Não adianta começar os estudos com um ano e meio de antecedência, porque isso não será produtivo.

O mesmo acontece com uma pessoa que já se formou, mas está em um trabalho de 10 horas diárias. O estresse da rotina, neste momento, pode inviabilizar o início dos estudos. O ideal é reduzir um pouco a carga horária para conseguirpara que consiga cumprir o roteiro para a OAB.

Portanto, o primeiro ponto será essa autoavaliação. Se você tem tempo suficiente para uma preparação adequada, então vamos falar do momento certo para estudar para a OAB.

Tempo ideal de preparação: 5 meses

Dois pontos são fundamentais para passar na OAB: planejamento e disciplina para seguir esse planejamento. 

Quando o candidato organizar sua rotina, saberá quantas horas há para os estudos e para as demais atividades do cotidiano. A partir disso, poderá traçar o cronograma ideal até o dia do Exame de Ordem.

Mas existe um tempo ideal? Acreditamos que 5 meses é o prazo perfeito, por três motivos principais:

  1. Você consegue ter contato com seus materiais de estudo (videoaulas e apostilas direcionadas) e refletir sobre o que estudou.
  2. É possível fazer resumos e resolver questões comentadas.
  3. Você terá a oportunidade de revisar o conteúdo estudado pelo menos duas vezes.

Passando por essas etapas na preparação, você conseguirá consolidar o conteúdo em sua memória. Isso leva algum tempo, principalmente devido à extensão do edital da OAB. E se você não tiver 5 meses? Então seu tempo-limite será 3 meses.

Tempo-limite para uma boa preparação: 3 meses

Nem sempre trabalhamos com o tempo ideal, mas com o tempo possível. Para um candidato passar na OAB, o limite da boa preparação são 3 meses.

O fundamental neste ponto é preservar a metodologia que apontamos anteriormente (as três etapas). No entanto, você terá menos tempo para passar por todo o conteúdo. Então, a saída neste caso é optar pelos assuntos que mais caem na prova

É uma escolha estratégica priorizar o que é mais importante ao invés de tentar estudar o todo. E, claro, realizar muitas questões comentadas, o que ajuda a fixar o modo de cobrança. Com um esforço diário um pouco maior e uma excelente revisão, você consegue se preparar com a metodologia certa.

Promoção Quarentena Curso 2ª Fase OABPromoção Curso 2ª Fase OAB

Nosso curso para 2ª Fase da OAB é direcionado e sem enrolação.

Você dominará a elaboração das peças cobradas e resolverá as questões discursivas de forma prática e fácil.

Saiba maisrecomendado

Tempo emergencial: 30 dias

E o momento certo para estudar para a OAB faltando 30 dias? É agora. Se há pouco tempo, seja objetivo. Para passar na OAB em 30 dias, você deve:

  1. conhecer os temas e as matérias mais cobrados para otimizar suas horas de estudo;
  2. ler materiais resumidos, pois não há tempo para ler doutrina ou apostilas muito profundas;
  3. resolver milhares de questões, porque essa é a melhor técnica de estudo;
  4. investir na melhor estratégia de resolução de questões, inclusive na técnica do chute consciente.

É possível estudar por 30 dias e passar na prova? Sim. Ainda que não seja o ideal, as estratégias certas podem ajudar com a aprovação.

O momento certo para estudar para a OAB, se considerarmos o cenário ideal, seria 5 meses antes do exame. No entanto, há pessoas que se preparam de forma adequada em 3 meses e até mesmo 30 dias. Certamente, todas elas tiveram ajuda externa, como os materiais do curso Prova da Ordem. 

Conheça nossos materiais e veja como eles podem ajudar na aprovação