Absolutamente TUDO para sua Aprovação na OAB

Blog do Curso Prova da Ordem

Estudar pelos Assuntos mais cobrados na OAB
Diorela Kelles

por

Advogada e copywriter.

Comece a estudar pelos assuntos mais cobrados na OAB

A vida do estudante para a prova da OAB numa pandemia não é fácil! Aliás, a vida de ninguém na pandemia é fácil. Falando do bacharel em Direito, sabemos o quanto pode ser aflitivo ver algumas provas sendo suspensas ou adiadas.

E sobre o último caso de suspensão do Exame da Ordem, você pode conferir tudo aqui.

Porém, a prova vai voltar, mais cedo ou mais tarde, portanto, não vale parar de estudar! É preciso estar pronto(a) quando essa hora chegar.

Aqueles que estavam se preparando para a primeira etapa, podem usar esse momento para alterar a forma de estudo, mas o conselho é claro: não largue o repasse das matérias!

É importante que o candidato se mantenha focado, e que busque realizar exercícios para manter a matéria fresca na cabeça. Se largar, e deixar para depois, você já sabe o que pode acontecer.

É muito provável que o candidato precise começar de um ponto muito próximo do zero e,  mais uma vez, pode se desestimular e perder todo seu avanço nos estudos.

Aliás, caro colega, aqui cabe pensar que isso vale para tudo que a gente começa na vida. A interrupção de qualquer projeto, pode fazer muito mal. E, enfim, nós sabemos que você sabe disso! Continuemos.

Por isso, vamos combinar de manter o foco! Existe vacina, existe ciência, existe gente que se interessa em melhorar o rumo das coisas.

Vamos confiar nisso, nos cuidar e seguir com nossos projetos. A sonhada aprovação em 2021 vai depender mais do que nunca da maneira com que o candidato se preparou e principalmente de sua constância.

Agora vamos a algumas dicas para se manter aliado aos estudos e especialmente em como estudar os assuntos mais cobrados na OAB.

Princípio de Pareto e o Exame da OAB

Você sabe o que é o Princípio de Pareto? É muito interessante! Vilfredo Pareto foi um economista italiano que criou a famosa fórmula “80/20”. Em diversos estudos, Pareto percebeu que 80% dos resultados dependem apenas de 20% das causas. O economista afirmava que esta regra afetava positivamente a produtividade.

Mas o que isso tem a ver com os estudos para o exame da OAB? Simples. Se aplicarmos esta teoria na forma como um estudante está se preparando para a prova, ele vai acabar percebendo que 80% dos seus erros, podem ser consequência da falta de 20% da compreensão da matéria.

Bem como, que 80% dos acertos vem de 20% do conteúdo. Qual conteúdo? Os assuntos mais cobrados na OAB.

Assim, é bom focar realmente em técnicas comprovadas de estudos, que ajudam no resultado final.

Se o trabalho do estudante estiver muito vago, sem critério algum, o resultado não vai ser o esperado por ele.

Combo de Apostilas para 1ª Fase OAB

📚 Combo de Apostilas para OAB

Material COMPLETO para sua Aprovação na OAB. São 24 apostilas digitais com 50% de desconto! Ao fazer a compra do material, você ainda ganha 4 brindes exclusivos e tem direito às atualizações das apostilas pelo período de 12 meses. Ou seja, a garantia de material sempre atualizado e de qualidade, algo essencial para uma boa preparação. Ficou interessado(a)? Adquira o Combo de Apostilas do Curso Prova da Ordem por apenas 12x de R$ 18,88 no cartão de crédito ou R$ 189 no boleto.

Saiba mais sobre o Combo de Apostilas →

As questões mudam, mas os assuntos são os mesmos

Quanto mais a data do certame se aproxima, mais o examinando vê o desespero bater. Isso faz com que ele acabe perdendo o fôlego e estudando de maneira incorreta, com menos empenho ou até mais distração (misturada com ansiedade). 

Vamos trazer mais calma para você! Aqui vai uma importante dica pra você, que não acha que vai dar tempo de se preparar para o próximo exame: os assuntos cobrados nas questões da prova, não mudam de um ano para o outro. 

Sim. É isso mesmo! Se o candidato pegar exames antigos da ordem, verá que as perguntas mudam, mas o assunto não. E para ajudar ainda mais você, que está se preparando para a prova, o “Prova da Ordem” criou uma plataforma com questões comentadas, apostilas, estatísticas, focado nos assuntos mais cobrados.

Tudo o que o examinando precisa para ir bem no dia da prova. Na verdade, o objetivo da OAB não é atrapalhar ninguém a conseguir sua carteira de advogado. Então, pode se animar. 

É só entrar neste link e gerar provas para estudar os assuntos mais cobrados na OAB.

Separe as Disciplinas em Grupos de Importância

É sabido para a grande maioria dos candidatos que a primeira etapa do exame da ordem, possui 80 questões de múltipla escolha em 17 diferentes matérias do Direito. O que muitos não sabem é que nem todas as matérias podem levar à mesma pontuação. 

Como o número de questões por cada disciplina não é igual, de maneira uniforme, as matérias acabam por ter um peso diferente para a formação da pontuação final da prova.

As matérias na primeira etapa são subdivididas em 3 grupos, conforme a relevância e o número de questões de cada. O grupo que possui o maior número de questões na prova é o grupo A, constituído de Ética, Direito Civil, Processo Civil, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Penal e Processo Penal. Este grupo possui 47 questões, totalizando quase 60% do exame. 

O grupo B, constituído por Direito do Trabalho, Processo do Trabalho, Direito Tributário e Direito Empresarial, possui 21 questões, totalizando pouco mais de 25% da prova. 

Para finalizar, chegamos ao último grupo, que possui cerca de 15% da prova. O grupo C. Nele estão presentes Direitos Humanos, Direito Internacional, ECA, Direito Ambiental, Direito do Consumidor e Filosofia do Direito.

Estas informações mostram o quão importante é priorizar as matérias certas no exame. O conhecimento geral, de todas as matérias, é muito importante. Mas dê mais tempo dos seus estudos ao grupo A!

Grupo A

(representa 58,75% de sua prova)

Ética Profissional 8
Direito Civil 7
Processo Civil 7
Direito Constitucional 7
Direito Administrtivo 6
Direito Penal 6
Processo Penal 6
TOTAL 47 questões

Grupo B

(representa 26,25% de sua prova)

Direito do Trabalho 6
Processo do Trabalho 5
Direito Tributário 5
Direito Empresarial 5
TOTAL 21 questões

Grupo C

(representa 15% de sua prova)

Direitos Humanos 2
Direito Internacional 2
ECA 2
Direito Ambiental 2
Direito do Consumidor 2
Filosofia do Direito 2
TOTAL 12 questões

Para focar mais ainda, além de estudar pelos assuntos mais cobrados na OAB, conheça os artigos mais cobrados na prova

Além dos livros, apostilas, textos, anotações, outra maneira de estudar e se preparar para o exame da Ordem dos Advogados é por meio do repasse dos artigos da legislação. E você sabia que há sim, alguns artigos cobrados de maneira mais frequente? 

O Curso Prova da Ordem, separou para você, alguns destes artigos que foram mais cobrados nos últimos anos. 

Você poderá a companhar todos eles, de forma separada por cada disciplina, clicando aqui. Desta maneira, você encontra um método simples para não ficar “pulando de galho em galho”, tentando descobrir quais foram os assuntos mais recorrentes nos exames passados. 

Desta maneira, tendo já uma ideia dos artigos mais cobrados e também das questões de provas anteriores, ficará bem evidente os assuntos mais cobrados na OAB e preferidos pela banca. 

Se prepare. Foque. A prova da OAB te vence não apenas pela dificuldade das questões, mas sim na forma pela qual você se preparou para ela. 

Plataforma de Questões Comentadas para 1ª Fase OAB

📲 Plataforma de Questões Comentadas

Conquiste sua Aprovação na 1ª Fase da OAB estudando através de Questões Comentadas! Resolver provas anteriores é a maneira mais eficaz de preparação para a prova objetiva da OAB. Ao utilizar essa técnica de estudo, os examinandos podem conhecer melhor a maneira que a banca examinadora exige o conteúdo, perdendo o medo da prova e adquirindo muito mais confiança para encarar o certame.

Saiba mais sobre esta técnica de estudo →

Confira também:

Receba com exclusividade nossas publicações sobre o Exame de Ordem

Preencha seu nome e e-mail para ficar por dentro de todas as novidades sobre a Prova da OAB.

Informe o seu nome.
Informe o seu e-mail.