Qual é a melhor forma de estudar para o Exame da OAB?

Qual é a melhor forma de estudar para o Exame da OAB?

Será que existe uma melhor forma de estudar para o Exame da OAB? Com certeza, há boas práticas, mas sempre é importante considerar o tempo disponível do candidato.

Pensando nisso, apontamos a melhor forma de estudar para o Exame da OAB conforme cada fase do certame. Confira!

A melhor forma de estudar para o Exame da OAB dependerá da fase do exame

Estudar para atingir 40 pontos de 80 possíveis em uma prova objetiva é uma coisa. Estudar para atingir 6 pontos de 10 possíveis em uma prova com quatro questões discursivas e uma peça processual? É outra coisa bem diferente.

Quando você pensar em uma melhor forma de estudar para o Exame da OAB, considere as diferenças de cada fase. É a maneira mais assertiva de preparação, porque você consegue otimizar seu tempo conforme a característica de cada etapa. E como fazer isso?

Melhor forma de estudar para o Exame da OAB na 1a fase

Na 1a fase da OAB, seu foco é atingir 40 pontos. O grupo de matérias mais relevantes, por si só, reúne 47 questões das 80 possíveis. Ética, o menor conteúdo do edital, é a disciplina que mais cai.

Reúna todas essas informações e pense: qual é a melhor forma de estudar para o Exame da OAB na 1a fase? Com certeza, focar Ética consiste numa das principais dicas, bem como priorizar as demais disciplinas de grande relevância.

A questão principal aqui será como estudar tanto conteúdo. Com organização e um roteiro de estudos adequado para sua rotina, é bem possível. 

Combine métodos eficazes de estudos para a 1a fase

Quando você fizer seu planejamento, verá que tem uma extensa legislação para estudar. Já adiantamos que será impossível passar pelo edital inteiro, então nosso foco estará nas matérias mais relevantes. Veja:

  • Grupo mais relevante: Ética, Direito Civil e Processo Civil, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Penal e Processo Penal. 
  • Grupo de média relevância: Direito do Trabalho e Processo do Trabalho, Direito Tributário e Direito Empresarial. 

Ainda é bastante, certo? Certo. Por isso, tenha estratégia na hora de estudar, combinando métodos eficazes de estudos. Veja:

  • Foque a lei seca e as associações interdisciplinares (assuntos que estão em mais de uma matéria).
  • Realize o máximo de questões comentadas de provas anteriores e faça simulados.
  • Utilize somente resumos de qualidade e que sejam, de fato, resumos.
  • Veja videoaulas somente se tiver mais tempo disponível.
  • Saiba fazer uma boa gestão do tempo.
  • Descanse.

Em nossa opinião, essas práticas são, juntas, a melhor forma de estudar para o Exame da OAB. Elas te dão uma noção do que é mais fácil ou mais difícil, e isso permite investir mais nas suas dificuldades

Além disso, você entenderá como a cobrança é feita na prova e possivelmente lidará com questões repetidas no dia do exame.

Passe de primeira no Exame de Ordem, estudando somente o que realmente interessa.

Mais de 80% de nossos alunos aprovam de primeira!!

Saiba maisrecomendado

Curso Turbo para 1ª Fase OABCurso Turbo para 1ª Fase OAB

Melhor forma de estudar para o Exame da OAB na 2a fase

Na 2a fase da OAB, a história é bem diferente. Você precisará ter um embasamento doutrinário e jurisprudencial para responder às questões e fazer uma boa peça. Soma-se a isso o fato de poder consultar seu Vade Mecum.

Nesse caso, a melhor forma de estudar para o Exame da OAB também inclui a combinação de métodos. Porém, ela terá uma abordagem própria para essa etapa. Veja:

  • Além da lei seca e das associações interdisciplinares, invista tempo em súmulas, jurisprudência e pontos de doutrina dos temas mais relevantes da sua matéria.
  • Saiba gerir bem o tempo e simule as condições da prova, inclusive com a escrita à mão.
  • Faça simulados, questões e treine bastante as peças processuais mais cobradas da disciplina escolhida.
  • Separe alguns dias exclusivamente para treinar a identificação da peça.
  • Descanse.

Algumas práticas são bem parecidas, percebe? Mas todas são adequadas para lidar com a prova aberta. E o descanso, vale pontuar, deve estar necessariamente em sua preparação. Afinal, só é possível encontrar a melhor forma de estudar para o Exame da OAB se você estiver bem física e mentalmente.

A melhor forma de estudar para o Exame da OAB dependerá da sua rotina e da etapa da prova. Cada fase possui particularidades, isso é fato. E existem pessoas com mais ou menos tempo, como sabemos. Nesse contexto, todos esses fatores interferem nos estudos. 
Portanto, avalie bem sua rotina, trace um cronograma exequível, e mãos à obra. Conte com o blog do curso Prova da Ordem e confira mais dicas para a sua aprovação!

Promoção Quarentena Curso 2ª Fase OABPromoção Curso 2ª Fase OAB

Nosso curso para 2ª Fase da OAB é direcionado e sem enrolação.

Você dominará a elaboração das peças cobradas e resolverá as questões discursivas de forma prática e fácil.

Saiba maisrecomendado