Como é a prova da OAB na 1a fase?

Como é a prova da OAB na 1a fase?

como-e-a-prova-da-oab-1a-fase

O desejo de se tornar advogado não é comum a todos os bacharéis. Mas todos que querem advogar precisam fazer o Exame de Ordem e ser aprovados nele. E o primeiro passo é se submeter à prova da OAB na 1a fase.

Você sabe tudo sobre ela? Dissecamos a prova da OAB na 1a fase!

Como é a prova da OAB na 1a fase?

Para entender como é a prova da OAB na 1a fase, falaremos de três pontos principais: estrutura da prova, disciplinas cobradas e o peso de cada uma delas.

Estrutura da prova

A prova da OAB na 1a fase é objetiva. São 80 questões de múltipla escolha, com 4 alternativas para cada questão. Somente uma alternativa será a correta. Cada questão equivale a 1 ponto, e você precisa acertar metade da prova para seguir para a 2a fase.

Essas 80 questões, até o presente momento, abordam as 17 disciplinas citadas no último edital. É importante ficar atento a esse número, pois ele está prestes a mudar. Uma nova resolução foi aprovada recentemente e modificou as disciplinas presentes no currículo mínimo do curso de Direito. A prova da OAB na 1a fase segue esse currículo. Com a inserção de novas disciplinas na grade curricular, a FGV poderá incluí-las no certame.

De qualquer maneira, é uma prova extensa com um edital igualmente grande. Na 2a fase, você realiza questões somente da disciplina escolhida. A prova da OAB na 1a fase, por outro lado, aborda todas as matérias previstas no edital.

E, sim, é impossível estudar a fundo todas as matérias. E, não, não existe consulta na 1a fase. O importante é ter um bom roteiro de estudos, conhecer os assuntos mais recorrentes e o peso das matérias. Com isso, você consegue acertar 40 questões e seguir no exame.

Disciplinas cobradas na prova da OAB na 1a fase

Após entender a estrutura da prova da OAB na 1a fase, é hora de conhecer as disciplinas cobradas. Até o momento, são elas:

Passe de primeira no Exame de Ordem, estudando somente o que realmente interessa.

Mais de 80% de nossos alunos aprovam de primeira!!

Saiba maisrecomendado

Curso Turbo para 1ª Fase OABCurso Turbo para 1ª Fase OAB

Peso das disciplinas na 1a fase

Percebe que não tem como estudar todas as disciplinas da prova da OAB na 1a fase? Então, a saída é estudar de forma estratégica. Conhecer o peso das disciplinas pode ajudar a organizar sua rotina de estudos.

Inicialmente, preste atenção na seguinte frase: não há peso diferente para as questões! Ou seja, a questão de Direito Constitucional tem o mesmo valor (1 ponto) do que qualquer outra. Cada questão sempre valerá somente 1 ponto.

Nossa provocação aqui é entender o que a banca considera mais relevante na hora da cobrança. Temos oito questões de Ética, mas somente duas questões de Filosofia do Direito. São sete questões de Direito Civil, mas apenas duas questões de Direito do Consumidor.

Fazendo as contas rapidamente, existem disciplinas com mais questões. E elas devem ser o foco dos seus estudos. Veja a seguir um resumo do peso das disciplinas para a prova da OAB na 1a fase:

  • Grupo A (maior relevância): Ética, Direito Civil e Processo Civil, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Penal e Processo Penal. Totalizam 47 questões (58,75% da prova).
  • Grupo B (relevância intermediária): Direito do Trabalho e Processo do Trabalho, Direito Tributário e Direito Empresarial. Totalizam 21 questões (26,25% da prova).
  • Grupo C (menor relevância): Direito Internacional, Direitos Humanos, ECA, Direito do Consumidor, Direito Ambiental e Filosofia do Direito (15% da prova).

Se você tem 30 dias para estudar para a 1a fase, já sabe o que focar nos seus estudos, certo? 

Acertar 40 questões na prova da OAB na 1a fase é o que mantém vivo o seu sonho de se tornar advogado(a). Por isso, conheça a estrutura da prova e foque os assuntos mais cobrados. Esses são dois passos fundamentais na sua preparação.
Veja outras dicas de aprovação na OAB no blog do curso Prova da Ordem!