1ª fase da OAB tem consulta?

1ª fase da OAB tem consulta?

1ª Fase da OAB tem consulta_

Você ouviu seu veterano na faculdade falando que levou um Vade Mecum incrível para fazer a 1a fase da OAB? Ouviu errado! 

1a fase da OAB tem consulta?

Não tem! A prova objetiva da OAB possui 80 questões de múltipla escolha sobre diversos assuntos. Para realizá-la, você deve fazer uma excelente preparação, pois não há possibilidade de consultar nenhum material. Nem o Vade Mecum.

Porém, isso não deve ser um motivo de desespero, pois é possível driblar essa dificuldade.

Como driblar a ausência de material na 1a fase da OAB?

A palavra-chave para tudo na vida é preparação

No caso da 1a fase da OAB, o conteúdo é extenso. Você deve estar se perguntando se é possível estudar todo o edital, certo? Não. Não é possível, porque você não terá tanto tempo disponível e dedicação exclusiva. Essa é a realidade de 99% das pessoas.

Por causa disso, é preciso ser estratégico ao se preparar. E o que a preparação envolve? Conhecer a estrutura do exame, ter um bom roteiro de estudos, investir tempo nos assuntos mais cobrados e fazer muitos exercícios.

Conheça a estrutura do exame

Na 1a fase, você terá 5 horas para responder a 80 questões de múltipla escolha. São 17 disciplinas no edital. Cada item acertado vale 1 ponto, e você precisa de 50 pontos para passar para a 2a etapa. 

Como dissemos, é impossível estudar bem todo o edital. Por isso, o roteiro de estudos será fundamental para guiar sua preparação.

Faça um roteiro de estudos eficiente

O roteiro de estudos é um plano que você deve seguir para estudar para a 1a fase da OAB. Ele é a realização do seu planejamento e ajudará a organizar sua rotina. Se você tem um roteiro eficiente e bons materiais de estudo, já deu um grande passo. Se você conhecer técnicas de estudo eficientes, sua preparação será ainda melhor.

E como fazer um bom roteiro? Veja algumas dicas:

  1. Leia o edital para entender as regras do certame.
  2. Conheça os assuntos que mais caem na prova para saber o que focar durante sua preparação.
  3. Organize sua rotina de acordo com as horas diárias disponíveis para estudo (mas não deixe de fazer outras atividades), sem esquecer as pausas.
  4. Monte seu cronograma conforme suas prioridades e o tempo até a data da prova.

Além disso, pense nos materiais que você utilizará para estudar. Preparar-se exclusivamente por meio de videoaulas não será tão eficiente. Seu foco deve estar em legislação seca, apostilas bem direcionadas e resumidas, e questões comentadas.

Faça muitas questões comentadas

A preparação para a 1a fase da OAB por meio de questões comentadas é muito interessante para driblar a ausência de material de consulta. Resolver provas de edições anteriores ajuda o candidato a perceber a maior recorrência de determinados assuntos. Além disso, consegue compreender a forma como a FGV faz a cobrança dos temas.

Outro ponto positivo em realizar questões comentadas é verificar as matérias em que você apresenta menor desempenho. Com isso, poderá focar seus estudos para sanar essas dificuldades e ter maior chance de aprovação. Isso vale mesmo sem um Vade Mecum para consultar.

Nossa dica aqui é também simular um dia de prova objetiva. Pegue uma prova anterior e a resolva nas mesmas condições do dia da 1a fase da OAB. Com isso, você terá uma avaliação real de sua preparação.

Seja estratégico

Se você já entendeu que não conseguirá esgotar todo o conteúdo das 17 matérias da prova de 1a fase, ótimo. Mas o que fazer com isso? Em primeiro lugar, pense que você precisa de 50% de aproveitamento na prova. Ou seja, não é preciso saber tudo para ser aprovado na 1a fase da OAB.

Por isso, domine as disciplinas de que gosta mais e/ou de menor conteúdo programático para garantir alguns acertos. E, mais uma vez, foque seus esforços nas questões mais recorrentes do exame.

Para ajudar nisso, conheça o estudo estatístico do Curso Prova da Ordem, que traz os assuntos mais relevantes para a 1a fase da OAB.

A 1a fase da OAB não tem consulta, como vimos no post. Mas é possível fazer uma preparação satisfatória para obter a aprovação sem a ajuda do Vade Mecum. Além de conhecer a estrutura do exame, você deve ter um bom roteiro de estudos. Fazer questões comentadas e ser estratégico também será muito benéfico!
Para ser aprovado(a) na OAB, conheça outras dicas em nosso blog!

Curso Turbo para 1ª Fase OABCurso Turbo para 1ª Fase OAB

Passe estudando menos do que você imagina na 1ª Fase!

  • Videoaulas Objetivas e SEM enrolação;
  • Inclui Combo com 28 Apostilas
  • Acesso à Plataforma de Questões Comentadas;
  • Melhor preço do mercado.

SAIBA MAISrecomendado