Absolutamente TUDO para sua Aprovação na OAB

Blog do Curso Prova da Ordem

Avatar Fernando Barcellos

por

Cofundador do Curso Prova da Ordem, especializado em aprovar Bacharéis em Direito no Exame da OAB. Aproveito a oportunidade para deixar um convite para você baixar alguns materiais gratuitos preparados com muito carinho para sua aprovação. ;)

Duração da prova da OAB – Saiba tudo e mantenha o controle

Ao invés de ler toda a matéria, que tal ouvi-la? Experimente no player abaixo:

Manter o controle simultaneamente à duração da prova da OAB é uma tarefa que exige foco e autocontrole. 🤫

Além da alta complexidade das questões – que demandam muita interpretação –, o tempo de duração da prova é corrido – o que exige que o candidato estude e se organize ao máximo para conseguir responder às questões acertadamente e dentro do tempo da prova. 📒

Nesse sentido, tanto a primeira quanto a segunda etapa da prova da OAB têm duração de 5 horas. 🕔

Na prova objetiva, o examinando possui pouco mais de três minutos para responder a cada uma das 80 questões. Já na prova prático-profissional, o tempo aperta ainda mais. ⏳

Isso porque a peça prática exige cerca de duas horas para ser elaborada, restando, portanto, somente 45 minutos para cada uma das quatro questões discursivas.

Lembrando que você ainda tem que usar esse mesmo tempo para interpretar as perguntas, localizar os fundamentos, pensar nas respostas, fazer rascunhos, mesmo que breves, e sintéticos, da argumentação, e passar as respostas a limpo.

Por isso, para conseguir ter o controle sobre a duração da prova da OAB, é necessário tentar otimizar o seu tempo ao máximo, a fim de responder às questões com efetividade, além, é claro, de saber com exatidão a duração da prova da OAB para se programar. ⏱

Como isso é muito importante para o sucesso no certame, algumas dicas do que fazer neste momento podem ajudar. Confira quais são elas neste post.

Comece pelo que você sabe mais

Começar respondendo às questões que são mais fáceis para você, sem dúvidas, é um jeito de aprimorar o seu progresso no período de duração da prova da OAB. 

Além de otimizar o seu tempo fazendo isso, você economiza também o seu cérebro. 🧠

Não entendeu muito bem o porquê? É bem simples. Ao começar respondendo às questões com as quais você tem mais afinidade, o desgaste do seu raciocínio será menor. Desta forma, você poupa o seu cérebro para conseguir responder às questões mais complexas e nas quais não possui tanto domínio.

Isso também exercerá influência no tempo final para cada questão, isto é, certamente você responderá com mais rapidez àquilo em que possui mais domínio e, consequentemente, conseguirá direcionar mais tempo para as questões mais complexas. 🧐

Além de priorizar as matérias com as quais você possui mais afinidade, é recomendado por muitos que o examinando inicie a prova pela disciplina de Ética. Esta é a matéria com maior peso em número de questões em todas as edições do exame da OAB, menos conteúdo e uma das mais simples de se compreender.

Por isso, é sempre recomendável que o examinando estude bastante esses temas para que consiga resolver as questões dessa matéria primeiramente, garantindo maior pontuação e aquela sensação de alívio para enfrentar o restante da prova. 📚

Na segunda fase do exame, o mais importante é a peça prática. Ela vale cinco pontos e são necessários no mínimo seis para ser aprovado, portanto é essencial também que o candidato dedique a maior parte do tempo para essa etapa.

Sem desenvolver a peça, não há como alcançar a pontuação suficiente. Já nas questões, se eventualmente alguma ficar em branco, embora não seja o ideal, ainda há alguma possibilidade.

Plataforma de Questões Comentadas para 1ª Fase OAB

📲 Plataforma de Questões Comentadas

Conquiste sua Aprovação na 1ª Fase da OAB estudando através de Questões Comentadas! Resolver provas anteriores é a maneira mais eficaz de preparação para a prova objetiva da OAB. Ao utilizar essa técnica de estudo, os examinandos podem conhecer melhor a maneira que a banca examinadora exige o conteúdo, perdendo o medo da prova e adquirindo muito mais confiança para encarar o certame.

Saiba mais sobre esta técnica de estudo →

Pule as questões das quais não souber a resposta

Em toda prova que fazemos durante nossa vida, sempre há ao menos uma pergunta da qual não sabemos a resposta. Nas edições do exame da OAB, não é diferente; pelo contrário. 

É muito provável que em algum momento você se depare com uma questão de enunciado enorme e dificuldade acima da média. 🧐

Você pode até se lembrar de algo do assunto, mas precisará se esforçar um pouco para pensar e chegar à resposta correta – o que, consequentemente, levará tempo. Em outros casos, você simplesmente terá um branco e não se lembrará de nada em relação ao que está escrito ali. 🥵

Por isso, ao se deparar com alguma dessas situações, não fique perdendo tempo. Simplesmente pule a pergunta e vá responder àquelas que você realmente sabe e tem certeza da resposta. 🖊

Fazendo isso, você também estará poupando o seu cérebro, além de tempo. 

Ao pular a questão, você elimina a sensação de nervosismo que provoca o famigerado branco e foca naquilo que realmente você sabe, deixando para avaliar com mais calma o item mais difícil em um segundo momento. 

Depois, ao final da prova, você pode voltar e reler a questão em que ficou em “dúvida” ou que “deu branco”. Talvez, nesse momento, a resposta esteja até mais óbvia do que antes, e você encontrará mais facilidade para dar a resposta.

Use o tempo de prova disponível

Como já mencionado, a primeira fase do exame possui 80 questões, e para ser aprovado é necessário acertar pelo menos 40.

Por isso, você precisa de muita atenção e autocontrole durante a realização da prova OAB. 

Para alcançar este equilíbrio, use todo o tempo de prova disponível até o final do exame. Saiba que entregar a prova antes dos demais examinados não irá favorecê-lo em nenhum aspecto. 🕐

Além disso, lembre-se de que o Exame de Ordem é uma avaliação de conhecimentos e não de velocidade. 📚

No momento da prova, tente também não ficar nervoso ou ansioso ao ver os outros examinados entregarem a prova antes de você. 🏃‍♀

Neste momento, não pense no motivo pelo qual eles estão entregando a prova primeiro. Você pode cogitar que eles são mais ágeis, que sabem mais do que você ou coisa do tipo. No entanto, muitas vezes os examinandos mais apressados estão mais propícios a cometerem erros, como passar o gabarito errado para a folha de respostas ou mesmo responder incorretamente a questões.

Sendo assim, use ao máximo o tempo de duração da prova da OAB como seu aliado nesse momento. Aproveite cada minuto com calma para responder com o máximo de qualidade às questões do exame e não se importe se for necessário ficar entre os três últimos candidatos para finalizar a prova.

Cronometre o seu tempo para a resolução de questões

Uma recomendação que sempre é feita aos candidatos do exame é fazer provas antigas ou realizar simulados para se preparar para o Exame da Ordem. 

É, sem dúvidas, a maneira mais eficiente de ficar familiarizado com a prova e o seu estilo.

Outra dica para aproveitar com o máximo de qualidade possível e ter mais controle sobre o tempo de duração da prova da OAB, é cronometrar o tempo que você usa para responder às questões. ⏱

Desse modo, tente treinar para resolver as questões dentro do limite máximo de 5 horas.  A prática automaticamente vai fazer com que o seu cérebro se acostume com o limite de duração da prova da OAB e, sendo assim, ele vai conseguir se organizar quase que de forma automática a fim de que você não ultrapasse o tempo previsto para cada questão.

Tenha a sua estratégia

Você já sabe que a duração da prova da OAB é de 5 horas. No entanto, como já mencionado neste artigo, esse tempo não é dedicado somente à resolução das questões. 

Por isso, lembre-se de que existem outras tarefas durante a realização do exame, como as pausas, o tempo para pensar e interpretar as perguntas, além da parte de pesquisa também.

Antes da prova, tente ao máximo desenvolver a sua habilidade em procurar leis para a segunda fase da prova, pois a tarefa de pesquisar sem dúvida exige tempo. Ao fazer isso, você evita perder tempo folheando o Vade Mecum em busca do que está procurando. 🔰

Além disso, durante a prova, você terá que reservar um momento para transcrever o gabarito para a folha de respostas na primeira fase e desenvolver a peça a partir do esqueleto na segunda.

Esse processo leva cerca de 20 a 30 minutos – tempo que deve ser excluído do tempo total da prova. Dessa forma, considere que você tem apenas 4 horas e meia para fazer a prova.

Por isso, é possível afirmar, com certeza, que planejamento de tempo é essencial para você ter êxito ao fazer o exame da OAB. 👩‍🎓👨‍🎓

Portanto, treine bastante, pratique tanto quanto puder e logo você estará acostumado a responder às questões sem desespero e no tempo hábil. 

Crie a estratégia que mais faz sentido para você e que mais traz resultados positivos, principalmente em relação à otimização do tempo hábil da duração da prova da OAB.

Cursos Online para 2ª Fase OAB

📹 Melhores Cursos Online para 2ª Fase OAB

Nossos cursos para a 2ª Fase da OAB têm como meta a Aprovação de todos alunos na prova prático-profissional. As aulas são super objetivas, apresentando como elaborar cada uma das possíveis peças cobradas pela OAB/FGV. O resultado dessa abordagem prática de ensino-aprendizagem consolida-se na formação de examinandos muito mais capacitados para enfrentar a 2ª Fase da OAB.

Vale lembrar ainda que nossos cursos estão com 40% de desconto para os primeiros 100 alunos que realizarem matrícula para o XXXI Exame OAB. Por apenas 12x de R$ 34,94 você já pode preparar sua aprovação na prova-prático profissional.

Saiba mais detalhes →

Confira também:

👉 O Segredo dos Aprovados no Exame da OAB

👉 Quando Começar a Estudar para a OAB?

👉 Como Criar uma Rotina de Estudos para a OAB?

👉 Novas Leis Cobradas na OAB

Receba com exclusividade nossas publicações sobre o Exame de Ordem

Preencha seu nome e e-mail para ficar por dentro de todas as novidades sobre a Prova da OAB.

Informe o seu nome.
Informe o seu e-mail.