Como fazer um resumo de estudo para a OAB

Como fazer um resumo de estudo para a OAB

Como fazer um resumo de estudo para OAB

Preparar-se para o Exame de Ordem demanda muito planejamento conforme o tempo disponível do candidato. O resumo de estudo para a OAB se encaixa em uma etapa importante desse processo. Ele será um grande aliado da otimização do tempo, especialmente na véspera da prova.

Mas como fazer um resumo de estudo para a OAB? Como acertar no material de revisão mais importante

Escolha seu tipo de resumo de estudo para a OAB

Um resumo de estudo para a OAB pode ser feito em principalmente dois estilos: resumo em tópicos (tradicional) ou mapa mental.

  • O resumo tradicional segue uma forma linear: título, subtítulo e ideias principais. É um texto mais corrido, em bloco.
  • O mapa mental parte de uma ideia central que apresenta subdivisões com ideias secundárias. É quase um gráfico. 

E qual é o melhor e mais indicado? O que funciona para você relembrar a matéria. Seja como for, temos algumas dicas para fazer qualquer um dos dois tipos de resumo de estudo para a OAB:

  • Invista em cores para salientar a importância do tema (vermelho, por exemplo, é essencial saber).
  • Faça um resumo mais racional, capaz de mapear suas fraquezas e fragilidades em certo tema.
  • Utilize post-it para estabelecer correlações que facilitam a memorização.
  • Pegue as palavras-chave do resumo e explique para alguém.
  • Faça menção a dispositivos legais e palavras-chave.

Conheça as matérias mais relevantes

Quando você pega o edital da OAB, se depara com um extenso conteúdo programático. São 17 matérias, e já sabemos que não é possível passar por todas elas. Mas cada uma possui determinada relevância na prova, certo?

Algumas correspondem somente a duas questões, enquanto outras, a sete. A partir da análise sobre a relevância, você saberá qual deve ser o foco do seu estudo. Existem temas prediletos do examinador. Portanto, conheça as matérias mais relevantes e os assuntos mais cobrados na prova da OAB. A partir disso, faça seu resumo de estudo para a OAB focado na sua aprovação.

Leia o conteúdo e faça questões

O resumo de estudo para a OAB deve ser tipo o trailer de um filme. Ou seja, aborda todo o conteúdo da matéria em poucas “cenas” (no caso, palavras). Porém, para fazer um resumo, é preciso conhecer o assunto de forma geral. 

Portanto, leia o conteúdo e faça questões antes de escrever o seu resumo. Com a leitura, será possível selecionar as informações essenciais. Um resumo não é uma apostila, ok? Por isso, seja sucinto ao escrever, porque nem todas as informações são vitais. Se você utiliza marcadores de texto, já sabe do que estamos falando.

Somente com essa seleção o resumo será uma versão reduzida de tudo o que você estudou. Após a leitura, os exercícios auxiliam a colocar o conhecimento em prática. É isso que ajuda o cérebro a processar as matérias

Escreva o conteúdo com suas próprias palavras

Agora sim é hora de fazer seu resumo de estudo para a OAB. Você já escolheu um tipo, passou pelas matérias mais relevantes e fez questões. O conteúdo foi assimilado e deve ser passado para o papel. Com suas próprias palavras, é claro.

Não copie o conteúdo do livro de doutrina ou da apostila. Com suas palavras, explique para si mesmo o que aprendeu e anote a explicação. Algumas pessoas gostam de escrever o resumo com caneta, enquanto outras digitam. Especialistas dizem que escrever à mão é mais eficaz, então vamos acreditar neles.

Curso Turbo para 1ª Fase OABCurso Turbo para 1ª Fase OAB

Passe estudando menos do que você imagina na 1ª Fase!

  • Videoaulas Objetivas e SEM enrolação;
  • Inclui Combo com 28 Apostilas
  • Acesso à Plataforma de Questões Comentadas;
  • Melhor preço do mercado.

SAIBA MAISrecomendado

Evite os erros ao fazer o seu resumo

Por fim, você já tem tudo em mãos para fazer um resumo de estudo para a OAB. Com ele, é possível rever o que já foi estudado e fixar bem o conteúdo. Porém, vamos pontuar aqui novamente alguns erros para você não cometer e boas práticas para ter em conta:

  • Abrevie palavras que façam sentido para você, e não para outras pessoas.
  • Não transcreva tudo o que foi lido, porque um resumo não é uma apostila.
  • Faça menção a dispositivos legais ao lado das palavras-chave.
  • Utilize palavras-chave sobre os pontos principais do conteúdo.
  • Não copie (faça com suas palavras).
  • Escreva à mão.

Um bom resumo de estudo para a OAB é aquele que auxilia o candidato a fixar o conteúdo em pouco tempo. Seja tradicional, seja mapa mental, o importante é ter os principais tópicos das matérias mais relevantes. E lembre que resumo não é apostila, ok? Navegue no blog do curso Prova da Ordem e veja outras dicas!