Absolutamente TUDO para sua Aprovação na OAB

Blog do Curso Prova da Ordem

por

A FGV tem um padrão de gabarito

Existe um padrão de gabarito FGV? Sim, e é importante você conhecê-lo bem para não errar na hora de conferir sua pontuação no Exame de Ordem!

Padrão de gabarito FGV 1a fase

Você acabou de se submeter à 1a fase da OAB pela primeira vez. O sinal de fim de prova toca, mas ainda não temos um gabarito preliminar oficial, apenas o dos cursos preparatórios. Finalmente, algumas horas depois, a banca solta o gabarito preliminar. Como você nunca fez a prova da OAB, não sabe que existe um padrão de gabarito FGV, certo? Pois bem. Existe.
A prova objetiva possui 80 questões de caráter eliminatório, e são perguntas de múltipla escolha. Elas são as mesmas para qualquer candidato, e o gabarito é sempre exposto da mesma forma. Esse é o primeiro padrão de gabarito FGV.

Mesma forma de disposição do gabarito

Os gabaritos da 1a fase da OAB são todos dispostos em quatro linhas numeradas – de 1 a 20, 21 a 40, 41 a 60, e 61 a 80, representando as questões. Abaixo, você vê um exemplo do gabarito do caderno branco do XXXIV Exame de Ordem Unificado:

Cadernos diferentes

Na 1a fase, o candidato verá que existem quatro tipos de cadernos. Eles possuem as mesmas questões, mas elas aparecem em ordem diferente. No último exame, tínhamos o caderno de prova tipo 1 (Branca), tipo 2 (Verde), tipo 3 (Amarela) e tipo 4 (Azul). Na hora de conferir seu gabarito, atente ao seu tipo de prova. Esse é mais um detalhe do padrão de gabarito FGV.

Tabela de correspondência de questões

O padrão de gabarito FGV também inclui uma tabela de correspondência de questões. Na 1a fase, como apontamos, temos quatro diferentes cadernos que trazem as mesmas questões em disposições diferentes.

Para que o candidato saiba qual é a questão correspondente entre dois cadernos, a FGV possui essa tabela. O parâmetro de comparação é sempre o caderno 1. Em cada linha da tabela, é apresentada a numeração da questão na prova de outro caderno.

Assim, na linha 30, teremos a questão 30 na prova tipo 1. Mas ela poderá ser a questão 31 no caderno 2, a questão 34 no caderno 3, e a questão 38 no caderno 4. Veja o exemplo do gabarito da última 1a fase:

Plataforma de Questões Comentadas para 1ª Fase OAB

📲 Plataforma de Questões Comentadas

Conquiste sua Aprovação na 1ª Fase da OAB estudando através de Questões Comentadas! Resolver provas anteriores é a maneira mais eficaz de preparação para a prova objetiva da OAB. Ao utilizar essa técnica de estudo, os examinandos podem conhecer melhor a maneira que a banca examinadora exige o conteúdo, perdendo o medo da prova e adquirindo muito mais confiança para encarar o certame.

Saiba mais sobre esta técnica de estudo →

Padrão de gabarito FGV 2a fase 

Se você foi aprovado na 1a fase, precisa conhecer o padrão da próxima etapa. A 2a fase é a prova prático-profissional. O padrão de gabarito FGV é um pouco diferente nesse caso, pois cada candidato faz as questões e as peças de sua matéria de preferência. São quatro questões discursivas.

Assim, você verá o enunciado completo da questão e, na sequência, o gabarito comentado. Na peça, por exemplo, a banca é bem específica e detalhista, trazendo:

  • o tipo de peça que deveria ter sido elaborado e os incisos que fundamentam a escolha – inclusive com endereçamento, nome das partes e outros detalhes;
  • a legislação que fundamenta o mérito da questão, com indicação dos artigos;
  • o fechamento da peça.

Para cada ponto detalhado, a banca traz a pontuação correspondente.

No caso das questões discursivas, o padrão de gabarito FGV também traz o enunciado completo e uma breve explicação sobre a resolução. A exigência da banca é sempre ver o candidato apontando a fundamentação legal da questão.

Ao final de cada uma delas, também coloca a distribuição dos pontos. Veja um exemplo da prova de Direito Administrativo:

Independentemente do padrão de gabarito FGV, o candidato deve conhecer bem a banca antes de se submeter ao exame. Na 1a fase, a FGV costuma ser bem objetiva, cobrando questões conceituais de leis e súmulas, por exemplo. Já na 2a fase, é preciso ter uma preparação mais completa, com conhecimento sobre doutrina também.

Agora que você já conhece o padrão de gabarito FGV, é hora de se preparar para sua aprovação. Conte com o blog do curso Prova da Ordem!

Promoção Quarentena Curso 2ª Fase OABCurso de 2ª Fase OAB

📹 Melhores Cursos Online para 2ª Fase OAB

Nossos cursos para a 2ª Fase da OAB têm como meta a Aprovação de todos alunos na prova prático-profissional. As aulas são super objetivas, apresentando como elaborar cada uma das possíveis peças cobradas pela OAB/FGV. O resultado dessa abordagem prática de ensino-aprendizagem consolida-se na formação de examinandos muito mais capacitados para enfrentar a 2ª Fase da OAB.

Vale lembrar ainda que nossos cursos estão com 35% de desconto para os primeiros 100 alunos que realizarem matrícula para o 35º Exame OAB. Por apenas 12x de R$ 32,74 você já pode preparar sua aprovação na prova-prático profissional.

Saiba mais detalhes →

Receba com exclusividade nossas publicações sobre o Exame de Ordem

Preencha seu nome e e-mail para ficar por dentro de todas as novidades sobre a Prova da OAB.

Informe o seu nome.
Informe o seu e-mail.