Como lidar com a pressão familiar durante os estudos para a OAB?

Como lidar com a pressão familiar durante os estudos para a OAB?

Lidar com pressão familiar e estudos para a OAB é um desafio para os(as) candidatos(as). Durante o processo de preparação para o exame, nossos entes mais queridos podem, mesmo sem intenção, atrapalhar.

Por isso, abordamos esse assunto de fundamental importância, que abrange pressão familiar e estudos para a OAB. Vem com a gente!

Pressão familiar e estudos para a OAB: de onde vem?

Quando pensamos no conceito de família, nos lembramos de afeto, palavras amáveis, conselhos, conforto e apoio incondicional, certo? Nem sempre. Infelizmente, existem muitas famílias que não são harmônicas e apresentam muitos problemas.

No entanto, mesmo quando há bom relacionamento, alguns comportamentos incomodam. Se você está estudando para a OAB, isso pode acontecer com alguma frequência. Mas por que temos essa relação entre pressão familiar e estudos para a OAB?

Essa pressão pode aparecer por vários motivos. Se você vem de uma família de advogados, é provável que ela coloque bastante “pilha” para que você faça Direito. E, ao se formar, pode esperar que você passe logo na OAB!

Mas esse é só um motivo. A pressão familiar também pode vir pelo comportamento do(a) candidato(a) durante a preparação. É comum vermos estudantes com cronogramas muito apertados, conciliando várias atividades, inclusive trabalho. Nesses casos, é preciso priorizar os estudos. Temporariamente, todo o resto fica um pouco de lado.

Seja qual for o motivo, pressão familiar e estudos para a OAB não combinam. Mesmo que seus familiares tenham a melhor das intenções, é provável que você se sinta estressado(a).

Prejuízos ao(à) candidato(a) 

Se pressão familiar e estudos para a OAB não combinam, o maior prejudicado é o(a) candidato(a). O estresse gerado pela cobrança da família não ajuda em nada na preparação para a prova da OAB. 

Com o estresse, vem a ansiedade e, em alguns casos, o medo da prova da OAB. Como consequência de tudo isso, você perde a concentração e o foco. 

Nós sabemos que a cobrança é intensa e difícil de ignorar na maior parte dos casos. Porém, é preciso ter clareza do seu objetivo e aprender a lidar com pressão familiar e estudos para a OAB.

Pressão familiar e estudos para a OAB: como lidar?

Se quiser saber como lidar com pressão familiar e estudos para a OAB, fique ligado(a)! Além de ser possível, existem dicas práticas que podem ajudar você com essa circunstância.

Não faça questão de agradar

Na tentativa de agradar sua família e atender às queixas e demandas que ela possui, você pode comprometer seus estudos. Por isso, mais uma vez, tenha certeza do seu objetivo e deixe-o claro para todos.

Você está se propondo a realizar o Exame de Ordem, uma prova difícil, que merece atenção e boa preparação. Explique que deseja cumprir esse objetivo e que não desistirá enquanto não for aprovado(a). É um bom indício de que seu foco está em você, e não em outros.

Passe de primeira no Exame de Ordem, estudando somente o que realmente interessa.

Mais de 80% de nossos alunos aprovam de primeira!!

Saiba maisrecomendado

Curso Turbo para 1ª Fase OABCurso Turbo para 1ª Fase OAB

Comunique-se de maneira assertiva

Lidar com pressão familiar e estudos para a OAB sem uma comunicação assertiva é impossível. Essa poderosa habilidade nada mais é do que se expressar de forma direta e clara, com um posicionamento lúcido e respeitoso.

Sabe aqueles debates que andam em círculos e não levam a lugar algum? Evite. Comunique-se sempre falando o necessário e de maneira que todos compreendam. Isso envolve seu cronograma, sua rotina de estudos e tudo que disser respeito à sua preparação.

Estabeleça uma distância entre você e os outros

Quem vive na mesma residência ou convive muito com pais e outros familiares precisa estabelecer limites. Você precisa de tempo para suas atividades individuais – estudos, descanso e lazer. Portanto, deve priorizar determinadas tarefas em certos horários. 

Faça com que eles entendam que o tempo de convivência em família não será longo, mas existirá. O fundamental, nesse ponto, é você sair do ambiente em que há pressão.

Pressão familiar e estudos para a OAB não combinam. O(a) candidato(a) deve se preservar, colocar limites e manter o foco em seu objetivo, para evitar se prejudicar. Assim, conseguirá ter uma boa preparação para o exame.

Que tal dar uma olhada no blog do curso Prova da Ordem e ver outros insights para sua aprovação?