Técnicas de memorização para Exame de Ordem

Técnicas de memorização para Exame de Ordem

Técnicas de memorização para Exame de Ordem

As técnicas de memorização são tão eficientes na preparação para provas que profissionais de áreas como psicologia comportamental e neurocientistas têm se debruçado em estudar e verificar a eficácia desses métodos e já obtiveram bons resultados.

Sendo assim, para que você obtenha um bom desempenho na prova da OAB, é de suma importância que você conheça e pratique as técnicas de memorização que mais se adaptem à sua forma de aprendizagem e memorização. Saiba mais sobre isso neste post! 🤓

Técnicas de memorização do conteúdo estudado

Acompanhe a seguir 8 técnicas de memorização que irão auxiliar você a se sair bem no Exame de Ordem:

1. Espalhe post-its em seu ambiente de estudo

Uma das técnicas de memorização mais eficientes é espalhar post-its em seu ambiente de estudo, bem como em locais estratégicos da sua casa, tais como quarto, cozinha e sala. Desse modo, a todo instante, você estará visualizando essas informações e exercitando a memorização e o conhecimento. 

Você pode colar post-its que contenham palavras-chave sobre o conteúdo e auxiliem você a relembrar as informações. Ainda, pode utilizar post-its com perguntas que façam você recordar o conteúdo estudado.

Esse tipo de dica é muito eficiente para quem possui memória visual. Contudo, caso você tenha mais facilidade de memorização através da escuta, você pode falar em voz alta as palavras-chave. 

Além disso, quando você estiver organizando o conteúdo nos post-its, já estará recordando a matéria ao escrever os pequenos resumos. 📜

2. Monte mapas mentais com conteúdo das aulas

Outra ótima técnica é elaborar mapas mentais do conteúdo das aulas a partir do destaque de palavras-chave e associação delas com ilustrações vibrantes e de diferentes cores. 

Essa forma de memorização faz muito sucesso, pois o cérebro capta mais rapidamente a palavra-chave e o desenho e retém a informação, enquanto outras técnicas demandam mais tempo para decifrar tópicos e, consequentemente, estimular a memorização do conteúdo.

Sendo assim, você pode tanto realizar um mapa mental que resuma todo o conteúdo estudando e revê-lo frequentemente como também pode espalhar os mapas pela casa, assim como no caso dos post-its, de modo que você visualize as ideias constantemente e de forma mais eficiente. 🏠

Passe de primeira no Exame de Ordem, estudando somente o que realmente interessa.

Mais de 80% de nossos alunos aprovam de primeira!!

Saiba maisrecomendado

Curso Turbo para 1ª Fase OABCurso Turbo para 1ª Fase OAB

3. Faça associações dos temas estudados com imagens

Mais uma das diversas técnicas de memorização é a associação dos temas e conteúdos estudados com imagens. Desse modo, é de suma importância que, além de visualizar figuras e tópicos, você de fato trace mentalmente a vinculação entre esses dois aspectos. Assim, será ainda mais fácil memorizar o conteúdo estudado e se sair bem no exame da OAB. 🖼️

4. Utilize mnemônicos para conhecimentos de fácil memorização

Entre as várias técnicas de memorização, você ainda pode utilizar mnemônicos para resumir grandes quantidades de informações a partir da formulação de frases, palavras ou relações com as letras do dado a ser memorizado.

Por exemplo, caso você tenha dificuldades para recordar os princípios da administração pública, que são: Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência, você pode elaborar uma nova palavra a partir da letra inicial de cada princípio (L.I.M.P.E.) e resumir toda a ideia. 

Você pode agregar essa técnica tanto para aplicar em seus resumos como espalhar em post-its pela casa e empregar em mapas mentais, por exemplo. 🔤

5. Elaboração de flashcards e resumos dos conteúdos estudados

Outra possibilidade entre as diversas técnicas de memorização é confeccionar flashcards. Os flashcards nada mais são do que papéis que contém uma pergunta de um lado da folha e a resposta no verso.

Sendo assim, você pode retirar os flashcards da bolsa a qualquer momento e em qualquer lugar, como filas de lotéricas e bancos ou congestionamentos do trânsito e começar a responder às questões para si mesmo, bem como pode solicitar que alguém faça as perguntas para você.

Desse modo, além de contar com post-its em casa, você pode contar também com flashcards. Eles podem ser levados para qualquer lugar e, assim, você não irá perder qualquer momento em que possa estar estudando. 📚

6. Grave áudios sobre os seus resumos

Caso você tenha uma memorização mais acústica, a técnica de memorização mais indicada é gravar áudios lendo os resumos produzidos ou até mesmo gravar você explicando para si mesmo o conteúdo da aula. 

Desse modo, você pode escutar a gravação várias vezes em casa e, até mesmo, quando estiver na rua, seja para ir ao supermercado ou correr para se exercitar, por exemplo. Assim, poderá exercitar o conhecimento e a memorização do conteúdo para a prova da OAB. 🎙️

7. Explanação do conteúdo em voz alta

Outra técnica de memorização que auxilia muito quem tem facilidade para memorizar através da escuta é explanar o conteúdo em voz alta, clara, em bom tom e numa velocidade adequada. Assim, você exercita a escuta e retoma todo o conteúdo. Além disso, explicar um conteúdo, mesmo que para si próprio, é sinal de que você entendeu a matéria. Isso se explica pois, quando nossa compreensão de um tema é deficiente, não conseguimos executar a habilidade de explanação. 

Portanto, caso você não esteja conseguindo executar essa dica, é sinal de que você deve retomar os estudos de forma mais aprofundada para sanar qualquer dúvida que reste sobre o conteúdo da prova. 🗣️

8. Teste constantemente seus conhecimentos

Por fim, nada mais eficiente do que a boa prática de realizar exercícios e resolver questões comentadas. Para isso, busque livros de exercícios ou atividades na internet que contenham respostas comentadas, de forma que você exercite o conhecimento, memorize o conteúdo e tire eventuais dúvidas. 

A técnica de erro e acerto é muito eficiente! Ao responder a questões semelhantes às da prova da OAB, você já estará treinando, também, o tempo que irá dedicar para resolver cada questão. Assim, você se prepara melhor para o dia da prova. ✔️

Essas foram as principais dicas de técnicas de memorização para que você se saia bem no Exame de Ordem! Se gostou do post, continue acompanhando o nosso site e fique por dentro de outras dicas!

Curso Turbo para 1ª Fase OABCurso Turbo para 1ª Fase OAB

Passe estudando menos do que você imagina na 1ª Fase!

  • Videoaulas Objetivas e SEM enrolação;
  • Inclui Combo com 28 Apostilas
  • Acesso à Plataforma de Questões Comentadas;
  • Melhor preço do mercado.

SAIBA MAISrecomendado