Como montar um roteiro de estudos para a OAB?

Como montar um roteiro de estudos para a OAB?

como-montar-um-roteiro-de-estudos-para-a-oab

Para ser aprovado no exame da Ordem, o roteiro de estudos para a OAB é fundamental. Afinal, ele organiza, em dias e horas, todo o conteúdo que deve ser abordado para o estudante ir bem na prova.

Considerando o grande volume de matérias e tópicos abordados, o roteiro também faz o candidato ter persistência na rotina de estudos. Por isso, apresentamos a seguir um passo a passo para você montar um roteiro de estudos para a OAB.

Como montar um roteiro de estudos para a OAB?

#1. Conheça os conteúdos que mais caem e leia o edital

Os editais passados trazem um bom norte doque você precisa estudar para a prova, além das regras. Quando você se deparar com 17 conteúdos diferentes, não se apavore! Na primeira etapa, são 80 questões objetivas, e você não precisa estudar tudo com profundidade.

É por isso que deve conhecer os assuntos que mais caem na prova e focá-los. Quanto ao resto das matérias, que caem menos, você pode se dedicar a ler os resumos e fazer algumas questões.

#2. Organize a sua rotina

A partir do momento que você conheceu os conteúdos mais incidentes na prova, é hora de organizar a rotina. E de criar o roteiro de estudos para a OAB. Quantas horas você tem disponíveis por dia para estudar? Existem outras atividades que integram sua rotina? 

Uma dica importante nesse ponto é não deixar de fazer outras atividades – como exercícios físicos e práticas que te deixam feliz. Manter a saúde física e mental nesse momento é fundamental.

Outra dica essencial para organizar a rotina é pensar nas pausas nos estudos. Elas são importantes para seu cérebro descansar e retomar o foco. Se você tem dificuldade com isso, tente o método Pomodoro: 25 minutos de foco total e 5 minutos de pausa. Adéque esse tempo ao que for melhor para você, mas nunca passe dos 45 minutos sem pausas.

Existem vários aplicativos de produtividade e desse método que podem ajudá-lo a manter sua rotina de estudos.

#3. Monte seu cronograma considerando prioridades e tempo até a prova

Quando você organiza sua rotina, consegue montar um roteiro de estudos para a OAB. E consegue também incluir nele as matérias que devem ser estudadas até o dia da prova. Mas como fazer isso? Existem algumas opções, mas tudo dependerá do tempo que você tem disponível.

Algumas pessoas estão se preparando com antecedência para uma prova que ocorrerá daqui a 4 meses. Assim, há 20 semanas disponíveis para estudar os conteúdos. Isso significa que é possível estudar bem todas as matérias e ainda ter tempo para revisar tudo. 

Mas, se você tem 30 dias, o ideal é focar a resolução de questões. Consulte a doutrina e a jurisprudência na hora das dúvidas. 

A questão central para quem fará a 1a etapa da prova da OAB é focar as matérias relevantes. Elas correspondem à maior parte da prova. Por isso, a palavra de ordem é prioridade. 

Direitos Humanos e Direito Ambiental correspondem a um pequeno pedaço do exame. Mas Ética e Estatuto da OAB, Direito Civil, Direito Penal e outras matérias correspondem a mais da metade da prova

Quem está estudando para a 2a fase precisa se dedicar a estudos mais aprofundados de certos assuntos. Por isso, veja o tempo que possui disponível, pesquise as perguntas mais recorrentes e faça simulados da peça. A partir disso, você estrutura seu roteiro de estudos para a OAB.

Seja na 1a ou na 2a etapa da prova, nossa dica maior é sempre deixar a última semana para resolver exercícios. Busque provas anteriores e simulados na internet, e acione seus professores do cursinho em caso de dúvidas. Com isso, você terá mais tranquilidade no dia do exame, porque estará acostumado com as questões.

Um bom roteiro de estudos para a OAB é um passo importante para você se organizar e estudar o conteúdo de maneira prática. O tempo que você tem disponível até a prova deve ser bem distribuído, e o roteiro serve exatamente para isso.
Quer mais dicas para passar na prova da Ordem? Confira nosso blog!