Quanto tempo estudar para a 2a fase da OAB?

Quanto tempo estudar para a 2a fase da OAB?

O esforço para passar na 1a fase da OAB agora se transforma em uma corrida contra o tempo. É hora de estudar para a 2a fase da OAB e finalmente obter sua carteira de advogado(a). Quanto tempo de estudo é necessário?

Quanto tempo estudar para a 2a fase da OAB?

O tempo necessário para estudar para a 2a fase da OAB é aquele que você tem disponível para isso. Não existe uma resposta correta para essa pergunta. 

Você pode se deparar com pessoas que se dedicam diariamente a livros e videoaulas, chegando a 10 horas de estudos por dia. Ao mesmo tempo, pode encontrar alunos que estudam 2 horas por dia e passam no exame.

Sem dúvida, o tempo de dedicação é um dos pilares da aprovação na OAB. Mas certamente não é definitivo. Afinal, mais valem 2 horas de estudos de qualidade do que 10 horas de preparação sem métodos, certo?

Por isso, pense no tempo de que você dispõe para estudar para a 2a fase da OAB. Se tiver no máximo 3 horas por dia, você precisa aprender a otimizá-las. Não se preocupe com os candidatos que têm tempo de sobra. Apenas faça o seu melhor com as horas disponíveis. Acreditamos, assim, que a pergunta mais certa é: como estudar para a 2a fase da OAB?

Como estudar para a 2a fase da OAB?

Mais do que ter inúmeras horas para estudar para a 2a fase da OAB, você deve saber otimizar sua preparação. Para tanto, a melhor forma é ter um roteiro de estudos para alcançar o melhor desempenho conforme o tempo disponível.

Trace um bom roteiro de estudos

O roteiro de estudos é responsável por determinar toda a sua rotina de preparação. Isso inclui organizar e definir seu local de estudos e suas prioridades, bem como destinar o tempo adequado para cada conteúdo.

Considere que seu tempo disponível é aquele sem qualquer outra atividade para distraí-lo. Tudo além disso é um plus. Nesse contexto, temos algumas dicas para você traçar um bom roteiro:

  • Aproveite as técnicas de estudos que aumentaram seu desempenho na 1a fase (em geral, a resolução de questões sempre é indicada).
  • Organize-se em blocos semanais de estudos para acompanhar seu desempenho e fazer os ajustes necessários.
  • Conheça suas fragilidades nas questões e nas peças processuais e reforce a atenção dedicada a elas.
  • Organize antecipadamente seu material.
Promoção Quarentena Curso 2ª Fase OABPromoção Curso 2ª Fase OAB

Nosso curso para 2ª Fase da OAB é direcionado e sem enrolação.

Você dominará a elaboração das peças cobradas e resolverá as questões discursivas de forma prática e fácil.

Saiba maisrecomendado

Invista nas peças processuais mais cobradas

Esta dica de como estudar para a 2a fase da OAB é fundamental para quem não tem tanto tempo disponível. Como já apontamos, é preciso ter inteligência para ser aprovado. Por isso, dedique seus estudos às peças com maior incidência na prova.

Pode haver inovação? Sem dúvida. Mas há boas chances de a banca cobrar suas peças mais queridas. Caso você tenha bastante tempo e sua preparação já esteja firme nas peças recorrentes, aborde as demais.

Resolva alguns simulados

Otimizar os estudos é apresentar o melhor desempenho no tempo disponível. Como já é sabido, dedicar-se às questões é uma das técnicas mais eficientes de estudos. Portanto, para estudar para a 2a fase da OAB, resolva o máximo de simulados.

Simule as condições da prova (5 horas de duração), com uma peça e quatro questões abertas, e mãos à obra. Assim, você se habituará a fazer uma boa gestão de tempo, preencher a folha oficial e escrever à mão. Isso parece pouco importante na preparação, mas é fundamental.

E, claro, será importante também para entender quais são os temas em que você tem mais dificuldade. Com isso, poderá fazer os eventuais ajustes em seu roteiro de estudos.

Ao estudar para a 2a fase da OAB, você precisa se preocupar em otimizar as horas que tem disponíveis. Se são apenas 2 horas diárias, faça um roteiro bacana considerando somente elas. Dessa forma, você pode alcançar um bom desempenho!

Confira mais dicas de aprovação na OAB no blog do curso Prova da Ordem!