2a fase da OAB: será que ZEREI a peça?

2a fase da OAB: será que ZEREI a peça?

2ª Fase da OAB, será que zerei a peça

Será que ZEREI a peça na 2a fase da OAB? Essa é a pergunta de muitos candidatos após a segunda etapa do Exame de Ordem. É um período tenso, porque se trata de uma prova bastante subjetiva. Mesmo com a publicação do padrão de respostas preliminar, os examinandos ficam inseguros sobre seu desempenho.

Atualização 24/04/2022: Provas e Gabaritos da 2ª fase do XXXIV Exame de Ordem

De fato, nesse primeiro momento, o padrão de respostas é um pouco vago, pois apenas atribui o que se espera como resposta para peça e questões. Ele não detalha em quantos itens aqueles pontos serão divididos e quais palavras e artigos terão maior atribuição de pontos.

Para resolver essa angústia, vamos apontar o que pode ocasionar a nota zero na 2a fase da OAB. Confira!

O que pode ocasionar a nota zero na 2a fase da OAB?

Para saber se você ZEROU ou não a prova da 2a fase da OAB, é preciso analisar o edital. Ele traz tudo o que pode resultar na atribuição de nota zero. Veja a seguir: 

1 – Indicação incorreta da peça prática

2ª Fase OAB: resultar na atribuição de nota ZERO na peça: Indicação correta da peça prática

A identificação da peça de forma diversa do padrão de respostas indicado pela OAB/FGV significa nota zero. Não obstante, além do nomen iuris, o examinando deve apontar o respectivo fundamento legal (alô, Vade Mecum!) que sustenta a opção escolhida para a resolução do problema.

2 – Letra ilegível, questão em branco e caneta colorida

2ª Fase OAB: resultar na atribuição de nota ZERO na peça:  Letra ilegível, questão em branco e cor da caneta

Conforme o edital, será atribuída nota zero na 2a fase da OAB para quem: 

  • utilizar sinais de grafia diversos dos habituais de pontuação (como um #, um desenho ou uma forma peculiar fora dos padrões da gramática);
  • usar caneta de cor diversa da padrão (azul ou preta);
  • deixar questão em branco;
  • apresentar letra ilegível.

3 – Não indicar os itens nos enunciados das questões

2ª Fase OAB: resultar na atribuição de nota ZERO na peça: Não indicar os itens nos enunciados das questões

Este é outro erro que pode levar à atribuição de nota zero às respostas discursivas: a falta de identificação sobre a qual item da questão pertence sua resposta (letras “a”, “b”, “c” etc.).

Cada pergunta discursiva da 2a fase da OAB possui mais de um item a ser respondido. No momento de apresentar a resposta, é imprescindível que o examinando aponte a qual item se refere.

Se você não fizer a indicação do item, a nota correspondente será zero. Se o examinando responder a todos os itens e indicar apenas uma das letras das alternativas, apenas esse item será avaliado pelo examinador.

4 – Fundamentação jurídica incoerente

Você indicou o nome da peça corretamente. Ótimo. Mas você ainda pode ZERAR a peça se não apresentar um raciocínio jurídico coerente e adequado ao caso proposto.

Em outras palavras, você pode até achar que o caso requer a propositura de ação ordinária. Porém, se sua petição inicial contiver pedidos sem relação com a fundamentação jurídica exposta, sua nota será zero. Se ela não fizer sentido, sua nota também será zero. 

5 – Não respeitar a ordem de transcrição das respostas

2ª Fase OAB: resultar na atribuição de nota ZERO na peça: Não respeitar a ordem de transcrição das respostas

Durante a prova, a ansiedade pode levar o candidato a cometer erros simples como esses. Transcrever a resposta de alguma pergunta ou da própria peça no local inadequado da folha de resposta definitiva é zero.

Ou seja, no espaço destinado à peça, não pode haver resposta de questões, e vice-versa. Caso isso ocorra, qual seria o procedimento correto? Anular o que foi escrito indevidamente utilizando o recurso de riscar o trecho.

Não obstante, nunca rasure ou adultere a identificação das páginas (numeração, título da folha) a fim de “consertar” o equívoco. Isso resulta na eliminação sumária do examinando (reprovação automática). 

6 – Erro na assinatura do advogado

Será que ZEREI a Peça?: Assinatura do advogado

Por fim, o último erro que pode fazer você ZERAR a prova é utilizar seu nome ou outra forma de assinatura. Basta escrever a palavra ADVOGADO.

Para evitar a perda boba de pontos na 2a fase da OAB, restrinja-se ao edital. Isso também evitará que você ZERE a prova. Nossa dica final é ater-se ao que foi informado e pedido no enunciado do problema. Um “excesso” pode passar despercebido se o examinador for, no mínimo, razoável em sua correção. Mas é melhor não correr o risco, certo?

Faça uma boa preparação, conte com nossa ajuda! Veja muitas dicas no nosso blog para se dar bem na 2a fase da OAB!

Promoção Quarentena Curso 2ª Fase OABPromoção Curso 2ª Fase OAB

Nosso curso para 2ª Fase da OAB é direcionado e sem enrolação.

Você dominará a elaboração das peças cobradas e resolverá as questões discursivas de forma prática e fácil.

Saiba maisrecomendado