Principais carreiras para bacharéis em Direito

Principais carreiras para bacharéis em Direito

Principais carreiras para bacharéis em direito

Após se formar na faculdade de Direito, a melhor forma de adquirir experiência é, de fato, exercendo a profissão. 

No entanto, as carreiras para bacharéis em Direito podem causar certa dúvida em muitos profissionais, já que não são poucas as opções e, nem sempre, o indivíduo é orientado sobre que áreas seguir. 

Neste post, falaremos mais a respeito das carreiras para bacharéis em Direito. Confira! 🤓

Mercado de trabalho

Mesmo com a grande quantidade de profissionais formados, o Direito ainda é uma das profissões mais desejadas no Brasil. Estima-se que haja mais de 800 mil estudantes matriculados no curso, somente em território nacional, segundo o Censo do Ensino Superior.

Por conta disso, as opções de carreiras para bacharéis em Direito crescem de forma acelerada e fazem com que a busca por uma boa oportunidade seja contínua. Mesmo com diversos profissionais dentro do segmento, o mercado de trabalho é amplo e cheio de opções. 

Afinal, todos aqueles que estão tentando se encontrar entre as carreiras para bacharéis em Direito podem optar por atuar em escritório como advogado contratado, autônomo ou concursado para demais cargos que entram nas carreiras para bacharéis em Direito. 👩‍💼

Início de carreira — Sobre o estágio de Direito

O estágio é um momento de suma importância para qualquer universitário, ainda mais para quem procura escolher entre as carreiras para bacharéis em Direito. Sem dúvidas, trata-se da melhor forma de colocar os conhecimentos adquiridos em prática e ter uma noção real de como é o dia a dia profissional.

De fato, uma das maiores preocupações, já no início do curso, é justamente como ingressar no mercado de trabalho e aumentar as chances de se estabelecer na profissão desejada. 

No caso de quem procura ingressar em uma das carreiras para bacharéis em Direito, o estágio deve ser procurado o quanto antes, mesmo que não seja remunerado.

Logicamente, um universitário sabe o valor do dinheiro e a importância de recebê-lo. Porém, muitas vezes, um estágio não remunerado pode fornecer uma visão prática de como realmente funciona a profissão, além de estabelecer, no cotidiano, a aplicação do conhecimento adquirido. Claro que, se o estágio puder ser remunerado, melhor ainda.

Dentro do estágio de Direito, o principal objetivo é colocar em prática tudo aquilo que está sendo aprendido na sala de aula. É a forma mais eficaz de tornar o conhecimento efetivo e desenvolver-se adequadamente na profissão escolhida. 

Além disso, no estágio de Direito, o estudante estará mais próximo das oportunidades de emprego e, assim, poderá escolher entre as carreiras para bacharéis em Direito.

Nesse momento, o futuro profissional terá uma possibilidade maior de exercer os conhecimentos adquiridos, entrar em contato com um amplo mercado de trabalho, entender a realidade da profissão, adquirir experiência e dar o primeiro passo para trilhar a sua carreira. 🗄️

Passe de primeira no Exame de Ordem, estudando somente o que realmente interessa.

Mais de 80% de nossos alunos aprovam de primeira!!

Saiba maisrecomendado

Curso Turbo para 1ª Fase OABCurso Turbo para 1ª Fase OAB

Tipos de estágio

O estágio para quem está procurando colocar em prática os conhecimentos e ingressar nas carreiras para bacharéis em Direito pode ser classificado de duas formas: 

  • Estágio obrigatório;
  • Estágio voluntário.

Mesmo que o nome de ambos deixe muito claro o que cada um representa, é ótimo entender as diferenças que existem entre eles. O estágio obrigatório é aquele que está presente na matriz curricular das universidades e faz parte da carga horária do curso. 

Assim, no final do estágio obrigatório, o aluno precisa entregar um relatório final para a faculdade. Nem sempre há uma remuneração para isso, já que depende muito da instituição que concederá o estágio. 

No caso do estágio voluntário, por sua vez, o aluno não o encontra na carga horária do curso, mas é importantíssimo para o aprendizado. Ele pode ou não ser remunerado. Uma das vantagens do estágio voluntário é que ele serve como uma atividade extracurricular e faz com que o aluno desenvolva suas habilidades e aplique os seus conhecimentos em situações reais. 🤔

Carreiras para bacharéis em Direito

Após passar pelo estágio e concluir a faculdade, é hora de decidir entre as carreiras para bacharéis em Direito a seguir. É comum que, durante a faculdade, os alunos estejam tão focados em aprender que acabem focando somente no cargo de advogado.

No entanto, o bacharel se depara, após conhecer melhor o ramo, que é possível ter inúmeras experiências na carreira e escolher um segmento e atuação específicos. Assim, é possível encontrar uma área que agrade e que dê prazer ao seu dia a dia. Entre as principais e mais populares carreiras para bacharéis em Direito, encontram-se:

1. Advogado

Entre as carreiras para bacharéis em Direito, sem dúvida, atuar como um advogado está em primeiro lugar. Afinal, é uma das carreiras para bacharéis em Direito que mais oferecem um amplo leque de atuação. Assim, é possível montar o próprio escritório, atuar como funcionário público, etc. Na lista das áreas mais desejadas, estão:

  • Civil;
  • Consumidor;
  • Administrativo;
  • Tecnologia da informação;
  • Penal;
  • Tributário;
  • Trabalhista.

2. Juiz

Uma das carreiras mais almejadas e de imensa responsabilidade é a de juiz. Entre as carreiras para bacharéis em Direito, esta é conquistada por meio de concurso e faz com que o profissional julgue processos, realize expedições de mandados de busca e apreensão, etc.

Para chegar ao cargo de juiz, é preciso ter pelo menos três anos de atuação na área jurídica e ser aprovado em concurso público. ⚖️

3. Parecerista

Outra área de atuação bastante popular é a de pesquisa e desenvolvimento de pareceres para auxiliar nos fundamentos de ações judiciais, recursos e consultas acerca de temas complexos.

Para quem gosta de se aprofundar em temas importantes e grandes debates, é uma ótima opção. 📚

4. Defensor Público

O defensor público tem o importante papel de atuar próximo à população carente. Esse profissional é o responsável por fornecer assistência jurídica gratuita para todas as pessoas que não têm condições financeiras de pagar um advogado particular. 👥

5. Delegado de polícia

O delegado de polícia é responsável por conduzir uma investigação, liderar a resolução de casos, emitir ordem de prisão, além de lidar com inquéritos, denúncias, etc. Esse profissional também é responsável pela administração da delegacia em que atua. 

Além da formação em Direito, é necessário passar no concurso público e realizar um treinamento na academia de polícia. 🚨

6. Desembargador

O desembargador é um juiz de tribunais de segunda instância e é responsável por várias funções, como conceder ou negar habeas corpus, julgar crimes comuns, condenações de juízes de instâncias inferiores, etc. 

Para que você possa chegar ao cargo de desembargador, é necessário ser servidor do Poder Público, prestando concurso para juiz ou algum cargo do Ministério Público. 📜

Além disso, o indivíduo que se forma em Direito pode tentar diversas outras carreiras para bacharéis em Direito na esfera pública, como em tribunais regionais, federais, ministério público, entre outros órgãos.

E aí, gostou do nosso post contendo as principais carreiras para bacharéis em Direito? Ainda está decidindo qual seguir ou já ingressou em alguma? Conte para a gente nos comentários e não deixe de acompanhar nossas próximas postagens! 😉

Curso Turbo para 1ª Fase OABCurso Turbo para 1ª Fase OAB

Passe estudando menos do que você imagina na 1ª Fase!

  • Videoaulas Objetivas e SEM enrolação;
  • Inclui Combo com 28 Apostilas
  • Acesso à Plataforma de Questões Comentadas;
  • Melhor preço do mercado.

SAIBA MAISrecomendado