Cresce o apelo pelo serviço público,mas a advocacia ainda apresenta boas perspectivas ao Bacharel em Direito. Confira prós e contras de cada carreira!

Cresce o apelo pelo serviço público,mas a advocacia ainda apresenta boas perspectivas ao Bacharel em Direito. Confira prós e contras de cada carreira!

Cresce o apelo pelo serviço público,mas a advocacia ainda apresenta boas perspectivas ao Bacharel em Direito. Confira prós e contras de cada carreira!

Muitos estudantes de direito e bacharéis recém-formados possuem essa dúvida: seguir uma carreira pública ou advocacia privada? Muitas são as variáveis a serem analisadas antes de tomar essa decisão. A proposta desse artigo é justamente auxiliar esse processo decisório, de forma a alinhar seu perfil e objetivos profissionais com a opção de carreira mais convergente.

Confira Qual Área Paga Mais no Direito?

O mercado de trabalho brasileiro possui inúmeras vagas para bacharéis em direito. Alinhada à grande diversidade de oportunidades, estão os inúmeros desafios a serem superados para conquistar uma carreira de sucesso, seja no setor público ou privado. O mito de que o funcionalismo público é inoperante, contraproducente e repleto de regalias já não se faz mais presente no dia-a-dia dos órgãos governamentais e empresas mistas. O serviço público evoluiu muito nos últimos anos, assim como a cobrança dos servidores.

Um ponto a ser levado em consideração é que, independente do setor a ser escolhido, o mercado de trabalho para Bacharéis em Direito está muito concorrido. O curso de Direito é o segundo em maior número de regressos, perdendo apenas para o curso de Administração, e mesmo havendo um extenso leque de oportunidades, a concorrência está muito acirrada. A relação de inscrições por números de vagas nos concursos públicos nunca foi tão alta; não muito diferente disso, o setor privado também tem apresentado muita concorrência, principalmente pelos salários nas grandes capitais,onde o excesso de oferta puxa os valores para baixo. Mesmo assim, independente do aquecimento do mercado na advocacia privada, a grande de verdade é que sempre haverá boas oportunidades para pessoas qualificadas.

O Exame de Ordem também tem seu papel regulador no mercado de trabalho para Bacharéis em Direito,tanto no setor privado como em relação ao funcionalismo público. Por limitar o número de ingressos nos quadros da OAB, o exame acaba por limitar a participação do bacharel em muitos concursos (confira alguns concursos públicos de grande prestígio),assim como fazer uma reserva de mercado na advocacia privada. Atualmente, o Exame da OAB tem sido uma grande “pedra no sapato” dos Bacharéis em Direito, em virtude do seu alto grau de dificuldade e índice de aprovação relativamente baixo – em torno de 20%.

Mas voltando ao tema central do artigo, vamos apresentar de forma estruturada os prós e contras da carreira privada e pública, fazendo um paralelo com o perfil de profissional mais adequado para cada uma das opções.

Carreira Pública

Advocacia Privada