O que faz ZERAR a prova na 2ª fase da OAB?

O que faz ZERAR a prova na 2ª fase da OAB?

Uma das perguntas mais comuns dos candidatos que passam pela prova objetiva é: “O que faz zerar a prova na 2a fase da OAB”?

O que faz zerar a prova na 2a fase da OAB?

O medo de perder os 5 pontos da peça e ser reprovado na OAB faz com que os inscritos fiquem atentos aos erros. Mas é preciso cuidar das questões abertas também, pois elas podem interferir na pontuação geral

Portanto, além de se preparar para fazer uma boa prova prático-profissional, você deve estar afiado sobre o que não fazer. E o que faz zerar a prova na 2a fase da OAB?

1) Usar uma caneta de cor diferente da permitida pelo edital

Os iniciantes na prova da OAB cometem erros bobos e não sabem que há restrições quanto às cores de caneta. O edital é claro ao dizer que você só pode usar caneta azul ou preta, ok? Portanto, leve pelo menos três da mesma cor por uma questão estética.

Você começou a prova com caneta azul e depois trocou para preta? Não vai zerar a prova, mas não fica legal.

2) Identificar-se na peça 

Mais um erro que decorre do desconhecimento das regras do edital: a identificação na peça atribui uma nota zero a ela. Por isso, fique atento a qualquer elemento que possa permitir sua identificação no caderno de respostas. 

Não informe nada que não faça parte do problema prático-profissional ou das questões, nem marcas (símbolos) estranhos. Faça o simples e não invente: Local, data. Advogado.

3) Letra ilegível

O examinador não pode demorar para “decifrar” o que foi escrito pelo candidato. Então, o que faz zerar a prova na 2a fase da OAB? Sem dúvida, uma caligrafia ilegível. Se ele não entendeu determinada parte, é zero. Se você fez isso na peça ou na questão inteira, a nota será zero do começo ao fim.

Perceba que não estamos falando de letra bonita, pequena, de forma. Não há essa exigência, desde que seja legível.

4) Erro na indicação da peça

Em algumas edições passadas do Exame de Ordem, tivemos a aceitação de mais de um tipo de peça como gabarito. Porém, por regra, há uma única peça possível como solução do caso proposto.

Se você erra na indicação, sua nota será zero, pois ela está em desconformidade com a solução técnica indicada no padrão. Portanto, faça bastantes exercícios de identificação de peça para evitar erros na hora da prova.

E se você usar um termo sinônimo? Em regra, a FGV considera expressões sinônimas a um certo tipo de petição, como em Civil. 

5) Falta de coerência no raciocínio

E o que faz zerar a prova na 2a fase da OAB quanto ao conteúdo das questões? Falta de coerência argumentativa.

A banca espera que você consiga concatenar as informações, os dispositivos legais e sua argumentação de forma clara. Portanto, traga uma pequena explicação para cada ponto da sua fundamentação.

Promoção Quarentena Curso 2ª Fase OABPromoção Curso 2ª Fase OAB

Nosso curso para 2ª Fase da OAB é direcionado e sem enrolação.

Você dominará a elaboração das peças cobradas e resolverá as questões discursivas de forma prática e fácil.

Saiba maisrecomendado

6) Desrespeito à ordem da transcrição das respostas

Na folha de respostas da 2a fase da OAB, você tem cinco páginas para construção da peça e quatro páginas para questões. As páginas são numeradas e correspondem a uma atividade específica, conforme consta no topo de cada uma delas.

Você deve respeitar essa ordem na hora da transcrição das respostas. “Não usei as cinco folhas para a peça.” Pule a última e preencha as questões nas folhas correspondentes.

7) Escrever fora dos limites da folha de respostas

Seguindo a mesma linha da situação anterior, você também deve respeitar os limites de linhas e de margem estabelecidos. O que faz zerar a prova na 2a fase da OAB? Escrever fora desses limites, ainda que você acerte o conteúdo da questão. Tudo que for escrito fora será desconsiderado, inclusive na construção da fundamentação.

8) Deixar de indicar os itens na hora de responder questões

Por fim, temos um caso – relativo unicamente às questões – que pode atrapalhar seu desempenho na 2a etapa. Cada questão dissertativa possui subitens, que devem ser indicados ao responder. Exemplo:

A) RESPOSTA

B) RESPOSTA

Se você responder em um único bloco, sem indicar nenhum subitem, a nota da questão toda será ZERO. Caso indique apenas um subitem e escreva nele a resposta de outro, somente o subitem indicado receberá pontuação.

O que faz zerar a prova na 2a fase da OAB? Muitos erros bobos que são ocasionados por falta de atenção e desconhecimento do edital.

Para evitá-los, que tal saber também o que é permitido levar na 1a fase da OAB?