6 lições para iniciantes no Exame de Ordem

6 lições para iniciantes no Exame de Ordem

Sim, existem lições para iniciantes no Exame de Ordem. Afinal, quem faz parte do grupo de estudantes que sequer sabe por onde começar os estudos precisa de uma ajuda, certo? Nós resolvemos esse problema e apresentamos 6 lições para iniciantes no Exame de Ordem. Vamos lá?

6 lições para iniciantes no Exame de Ordem

Antes de começar a estudar, é fundamental saber onde você está pisando, certo? Por isso, nossa primeira lição é conhecer a fundo a estrutura do Exame.

Curso Turbo para 1ª Fase OABCurso Turbo para 1ª Fase OAB

Passe estudando menos do que você imagina na 1ª Fase!

  • Videoaulas Objetivas e SEM enrolação;
  • Inclui Combo com 28 Apostilas
  • Acesso à Plataforma de Questões Comentadas;
  • Melhor preço do mercado.

SAIBA MAISrecomendado

#1 Conheça a estrutura do Exame de Ordem

Se você não conhece o Exame de Ordem, como estudar para ele? Por isso, nossa primeira lição é entender a estrutura da prova. São duas etapas:

  • Prova objetiva: 80 questões de múltipla escolha, com quatro alternativas cada, abordando 17 disciplinas (até o momento). É preciso acertar metade para passar para a 2a fase.
  • Prova prático-profissional: 4 questões dissertativas (cada uma vale 1,25) e uma peça processual (vale 5 pontos) da disciplina escolhida na hora da inscrição. É preciso atingir 6 pontos para passar.

Nas duas etapas, você terá 5 horas de prova.

#2 Situe-se

Por onde começar a estudar? Em qual matéria você tem mais dificuldade? O que focar no exame? Uma das lições para iniciantes no Exame de Ordem é exatamente se situar – isto é, saber seu nível de conhecimento atual para entender o ponto de partida.

Por isso, pegue duas ou três provas anteriores e resolva-as para descobrir seus pontos fortes e suas fraquezas. Some as pontuações, mas não se desespere se seu desempenho for ruim. Isso é comum para quem está começando. Com uma preparação adequada, você chegará lá!

#3 Faça um cronograma adequado à sua rotina

Uma das mais importantes lições para iniciantes no Exame de Ordem é o cronograma de estudos. Avalie sua rotina, veja quantas horas disponíveis para estudar você tem e analise o edital.

Após essa análise, você precisa conhecer os conteúdos relevantes em cada etapa e a matemática do Exame de Ordem. Assim, saberá os assuntos que mais caem na prova, o que poderá aumentar seu desempenho.

Pense no cronograma como um instrumento de planejamento organizacional. Ele o(a) ajudará a se organizar seguindo o calendário da OAB e a se programar conforme as disciplinas a serem estudadas. 

Quer um exemplo? Baixe nosso Cronograma de Estudos para a 1a Fase da OAB Gratuito!

#4 Escolha bons materiais de estudo

Está gostando das lições para iniciantes no Exame de Ordem? Vamos então a outra dica fundamental: escolher bons materiais de estudo. Independentemente da fase, você precisará de materiais atualizados, que incluam o conteúdo da prova. Eles devem ser voltados para a OAB e produzidos por especialistas. Dessa forma, você terá em mãos tudo de que precisa para sua preparação.

  • A lei seca e uma plataforma de questões comentadas são a base dos estudos para a 1a fase. 
  • Já para a 2a fase, você precisará de algum livro resumido de doutrina e jurisprudência.
  • Os cursos preparatórios são boas opções para reunir tudo em um único lugar.

#5 Defina a metodologia

Com bons materiais em mãos, temos outra importante lição: definir a metodologia mais adequada. E qual é a melhor forma de estudar para a prova da OAB? Combinando bons métodos, como:

  • videoaulas, caso haja tempo disponível;
  • resumos de qualidade;
  • simulados e questões comentadas de provas anteriores;
  • foco na lei seca e nas associações interdisciplinares na 1a fase;
  • foco em súmulas, jurisprudência e pontos de doutrina na 2a fase.

Na última semana antes da prova, invista na revisão geral do conteúdo, ok?

Curso Turbo para 1ª Fase OABCurso Turbo para 1ª Fase OAB

Passe estudando menos do que você imagina na 1ª Fase!

  • Videoaulas Objetivas e SEM enrolação;
  • Inclui Combo com 28 Apostilas
  • Acesso à Plataforma de Questões Comentadas;
  • Melhor preço do mercado.

SAIBA MAISrecomendado

#6 Tenha disciplina

Fechando nossas lições para iniciantes no Exame de Ordem, é preciso ter disciplina. Estudar não é fácil. Distração, falta de foco e de ânimo, estudos excessivos em detrimento do lazer – tudo isso pode ocorrer com quem quer passar na OAB.

Mas é preciso fazer um pacto consigo mesmo(a) por um tempo, objetivando unicamente sua aprovação. Siga à risca seu cronograma, conciliando os estudos com descanso, lazer, atividade física e sono.

Disciplina independe de motivação ou de vontade. Faça o que tem que ser feito. Para adquirir essa disciplina, comece com um tempo menor de estudos por dia para se acostumar.

Gostou das nossas lições para iniciantes no Exame de Ordem? Conhecer a prova, saber seu nível de conhecimento, encontrar bons materiais, seguir o cronograma e ter disciplina – esses são passos muito importantes. E, claro, acompanhe o blog do curso Prova da Ordem para outras dicas que te deixam mais perto da sua aprovação!