Exame de Ordem em 2016: Novo CPC e Novo Código de Ética

Exame de Ordem em 2016: Novo CPC e Novo Código de Ética

aprovação no exame de ordem em 2016
Olá meus caros, eis que retorno ao Portal Prova da Ordem para criar conteúdo especialmente para você que se prepara para ser Aprovado na OAB em 2016. E o primeiro papo deste ano não poderia ser outro senão sobre as mudanças que estão batendo a porta do certame e que, com certeza, irão causar uma revolução no modo como a prova se apresentava até o momento.
 
Se você não sabe do que estou falando, ou você acordou de um coma ou estava viajando longe – literalmente ou não. Em 2016 entrará em vigor nada mais nada menos que dois novos códigos, o Novo Código de Processo Civil e o Novo Código de Ética da OAB.
 
Sobre o primeiro, além de novas possibilidades na 1ª fase, trará grande impacto no tocante a 2ª fase, pois interfere diretamente no rito de muitas ações em diversos ramos do Direito; enquanto o segundo é uma das matérias que “salva” os bacharéis na 1ª fase, por ser de fácil esgotamento e o formato das questões já bastante conhecido por todos.
 
Tudo indica que, considerando o período de vacatio legis, ambas inovações legislativas passarão a compor o edital da prova a partir da XX edição. Ou seja, se você pretende ser Aprovado ainda nos termos anteriores (sem os novos códigos) a XIX edição é a sua última chance! Principalmente se você já vem prestando a prova, aproveitando todo o seu conhecimento acumulado.
 
Se era de motivação extra para estudar que você precisava, eis um bom incentivo. A banca examinadora da FGV com certeza está babando para cobrar todas as possibilidades que os novos diplomas legais estão trazendo. Não tenha dúvida disso. A partir da XX Edição os examinadores irão deitar e rolar. 
 
Temos um levantamento dos temas mais cobrados em cada matéria, mas para que possamos atualizar os índices de incidência de cada novo tema e sua recorrência na prova, haverá um lapso de tempo de mais ou menos cinco edições para que a gente possa ter noção do foco que a banca dará para cada ponto das novidades legislativas. Até que aconteça essa acomodação, tudo será um pouco às cegas. Ou melhor, o foco será em tudo.
 
Mas enquanto isso não muda, você ainda pode consultar os temais mais recorrentes na 1ª fase da OAB que a equipe do Portal Prova da Ordem separou para você: 05 temas mais cobrados na 1ª fase da OAB em cada matéria.
 

Introdução do Novo CPC para o Exame de Ordem
Clique Aqui

 
 

 

Possíveis datas para Exame de Ordem em 2016

XIX EXAME DE ORDEM UNIFICADO
Edital: 29/janeiro/2016 | Prova 1ª fase: 20/março | Prova 2ª fase: 15/maio
 
XX EXAME DE ORDEM UNIFICADO (NOVO CPC E NOVO CÓDIGO DE ÉTICA DA OAB)
Edital: 30/maio | Prova 1ª fase: 17/julho | Prova 2ª fase: 11/setembro
 
XXI EXAME DE ORDEM UNIFICADO (NOVO CPC E NOVO CÓDIGO DE ÉTICA DA OAB)
Edital: 26/setembro | Prova 1ª fase: 13/novembro | Prova 2ª fase: 15/janeiro/2017
 
* Vale ressaltar que estas datas são apenas projeções baseadas no calendários de 2015, haja vista que OAB ainda não divulgou o calendário de provas definitivo deste ano.
 
 
Considerando estas datas, portanto, você terá pouco mais de 65 dias para se preparar para a 1ª fase do XIX Exame de Ordem. Tempo suficiente, eu diria. Não é muito, nem pouco. Se você já vinha estudando, ótimo. Senão, ainda há tempo com certeza.
 
Construa um bom cronograma de estudos e comprometa-se com ele. Dando ênfase, evidentemente, aos temas de maior incidência (conforme link supra).

 
E se você já prospecta participar da XX edição em diante, há ainda mais tempo para você se atualizar e não ser pego de surpresa com a chegada do Novo CPC e do Novo Código de Ética da OAB. Já é possível encontrar cursos de atualização do Novo CPC, inclusive.
 
Mas independentemente de qualquer coisa, não se assuste. Veja isso tudo como oportunidades, tanto para começar 2016 aprovado e fugir destas novidades, quanto para enfrentá-las, virar o ano super atualizado e com a vermelhinha na mão para galgar a advocacia com maestria.
 
E para começo de conversa era isso. Continue acompanhando as publicações do Portal Prova da Ordem e fique sempre por dentro de tudo que acontece no Exame de Ordem.
 
Faça parte do Grupo de Estudos do site e siga nossas redes sociais:
 
Instagram: @provadaordem
 
Facebook: fb.com/provadaordem
 
 
Bons estudos!
 
 
 

Curso Turbo para 1ª Fase OABCurso Turbo para 1ª Fase OAB

Passe estudando menos do que você imagina na 1ª Fase!

  • Videoaulas Objetivas e SEM enrolação;
  • Inclui Combo com 28 Apostilas
  • Acesso à Plataforma de Questões Comentadas;
  • Melhor preço do mercado.

SAIBA MAISrecomendado