Estatísticas do Exame de Ordem

Estatísticas do Exame de Ordem

Olhar para as estatísticas do Exame de Ordem pode ser assustador para um aluno que nunca se submeteu à prova. Porém, a compreensão desses dados é importante para sua preparação.

Vamos conhecer algumas estatísticas do Exame de Ordem que abordam o índice de aprovação?

Estatísticas do Exame de Ordem: índice de aprovação

Em julho de 2021, tivemos alguns dados interessantes sobre a prova da OAB. Naquele momento, mais de 200 mil candidatos fizeram o 32º Exame da OAB em todo o país. Desse total, 46.524 alunos foram reprovados, o equivalente a 23,27% dos estudantes. Ou seja, quase 77% de aprovados.

É possível olhar esse índice de aprovação como uma das estatísticas do Exame de Ordem animadoras, certo? É uma alta taxa, considerando que a fama do exame é de reprovar bastante.

Porém, devemos lembrar que tivemos um momento de pandemia que pode ter influenciado nesses dados. Por isso, o ideal é olhar o contexto mais geral para compreender o índice de reprovações.

Histórico de reprovações

Desde 2010, o Exame da OAB é organizado e aplicado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Até a 28ª edição, foram cerca de 3,55 milhões de inscrições, sendo 1,07 milhão de participantes únicos. Ou seja, somente ⅓ realizou o exame pela primeira vez. Em outra interpretação, cada candidato realiza o exame três vezes em média. 

Dados da FGV apontam que a taxa de aprovação total é de 61,26% e que o percentual de aprovação cai na medida em que as tentativas de provas aumentam.

Será que essas estatísticas do Exame de Ordem têm alguma relação com a instituição de ensino? Sim!

Relação entre aprovação na OAB e instituições de ensino

Dados consolidados pelo jornal Folha de São Paulo trazem algumas estatísticas do Exame de Ordem em relação às instituições de ensino. Na pesquisa realizada, considerou-se a porcentagem de aprovados no exame em três anos (de 2017 a 2019).

Foram avaliadas 790 instituições de ensino superior que oferecem curso de Direito, o que representa todas as escolas ativas do país que possuem, ao menos, 50 presentes anualmente nos exames da OAB que não tenham zerado a prova.

Uma das estatísticas do Exame de Ordem relacionadas às instituições de ensino assusta: apenas 5,4% das instituições aprovaram pelo menos metade dos seus alunos na prova. 

A FGV do Rio de Janeiro ficou em 1º lugar no ranking, com 79,33% de aprovados. A USP ficou em 2º lugar no ranking, com 73,64%. A UFMG ficou em 3º lugar no ranking, com 73,10%.

Vale pontuar que esse retrato apresentado pela Folha precede a crise da Covid-19. 

Curso Turbo para 1ª Fase OABCurso Turbo para 1ª Fase OAB

Passe estudando menos do que você imagina na 1ª Fase!

  • Videoaulas Objetivas e SEM enrolação;
  • Inclui Combo com 28 Apostilas
  • Acesso à Plataforma de Questões Comentadas;
  • Melhor preço do mercado.

SAIBA MAISrecomendado

Estatísticas do Exame de Ordem: matérias que mais reprovam

Seguindo na análise das estatísticas do Exame de Ordem, será que os candidatos têm maior ou menor facilidade em certas matérias? Dados de meados de 2020, baseados na FGV, trazem as matérias de maior ou menor aproveitamento.

A disciplina com menor rendimento é Filosofia do Direito (31,7%). A matéria é seguida por Direito Empresarial, com 32,7%, e por Direito Internacional (35,7%).

Por outro lado, Ética, a disciplina com maior número de questões, é a que apresenta maior aproveitamento (58,2%). Na sequência, temos Código do Consumidor (57%) e o ECA (56%).

Além dos dados relativos à 1ª fase da OAB, temos também estatísticas para a 2ª fase: o pior aproveitamento é Direito Empresarial, com 11,8%. Ela é seguida de Direito Penal (17,7%) e Direito do Trabalho (17,9%), que são as preferidas em escolha pelos candidatos. 30% se inscreveram em Direito Penal e 27% dos candidatos escolheram Direito do Trabalho.

O melhor rendimento na 2ª fase foi em Direito Constitucional (29,6%), que teve 8% de participantes inscritos. Na sequência, temos Direito Civil (22,4%) e Direito Tributário (19,6%), com 15% e 9%, respectivamente, de taxa de inscritos. 

Conhecer as estatísticas do Exame de Ordem é fundamental para compreender, com profundidade, as nuances da prova. Tudo que puder agregar para sua preparação é válido. 

Agora você sabe o histórico de reprovações e viu que é possível estar nos quase 70% de aprovados.

Para isso, acompanhe o blog do Curso Prova da Ordem e obtenha dicas constantes para sua aprovação!