Confira 9 dicas para passar na OAB definitivamente

Confira 9 dicas para passar na OAB definitivamente

Está atrás de dicas para passar na OAB? Já adiantamos que é preciso conhecer bem o exame e seu edital, além de fazer uma boa preparação!

9 dicas para passar na OAB

1. Conheça a estrutura do exame

O Exame de Ordem acontece, em geral, três vezes ao ano. Em cada edição, o(a) candidato(a) se submete a duas fases:

  • 1a fase: 80 questões de múltipla escolha. Você vai para a próxima etapa se acertar 40 questões.
  • 2a fase: prova prático-profissional com quatro questões abertas e uma peça profissional que totalizam 10 pontos. Você será aprovado se obtiver 6 pontos. 

Conhecer a estrutura do exame é uma das dicas para passar na OAB. Isso te permite fazer uma preparação direcionada para cada etapa.

2. Escolha a matéria da segunda fase com critério

Além de conhecer a prova, você deve pensar bastante na hora de fazer sua inscrição. Qual será a disciplina da segunda fase? Lembre-se de que você terá que responder às questões de forma mais profunda, além de elaborar a peça

Entre as opções possíveis, qual é a melhor? Aquela com que você tem mais afinidade, pois os estudos são mais específicos e demandam uma preparação mais complexa. 

3. Confira o edital com cuidado e atente às novidades

Para cada edição do exame, a FGV publica o edital correspondente. Ele traz todas as regras da prova, bem como o conteúdo programático. Conhecer o edital é importante para saber “jogar o jogo”, mas também para conferir se houve alguma alteração.

Inclusive, o Exame de Ordem vai mudar! Uma resolução recente incluiu mais disciplinas obrigatórias na grade do curso de Direito – o que pode influenciar nas disciplinas que caem na prova. Portanto, uma das dicas para passar na OAB é sempre se atualizar quanto ao certame.

4. Elabore um bom roteiro de estudos

Conhece as regras e as características de cada etapa? Então uma das mais preciosas dicas para passar na OAB é elaborar um bom roteiro de estudos. De acordo com a fase em que se encontra, avalie sua rotina e o conteúdo que deve ser estudado na hora de montá-lo!

Esse roteiro garante a otimização dos seus estudos. Para tanto, você deve conhecer os assuntos mais cobrados, sobre os quais falaremos adiante. Saber a distribuição das questões na 1a fase também ajudará na hora de estruturar o seu roteiro.
De pronto, fica outra dica valiosa: estude Ética!

5. Organize seu espaço e seus materiais de estudos

Um bom roteiro de estudos é o início de tudo para passar na OAB. Mas você conseguirá executá-lo? Para responder a essa pergunta, você precisa olhar para seu espaço de estudos e seus materiais.

Necessariamente, seu ambiente deve ser organizado, com boa iluminação, ventilação e conforto.

Além disso, utilize materiais atualizados e adequados para cada etapa. Se na 1a fase o foco são as leis secas, a 2a fase já pede súmulas e jurisprudência. Nesse momento, você também turbinará seu Vade Mecum!

6. Aprenda técnicas de concentração e de resolução de questões

Você conhece o método Pomodoro, que traz quatro períodos de foco total, com pequenos intervalos entre eles? É um exemplo de técnica de concentração que você pode utilizar nos estudos.

Além dele, você pode se inteirar sobre técnicas de resolução de questões para se dar bem na hora da prova. 

7. Conheça os assuntos mais cobrados em cada fase

Ética, Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Administrativo e Direito Constitucional. Essas são as matérias que mais caem na 1a fase. Cada uma delas apresenta assuntos mais cobrados que você deve conhecer.

Em Constitucional, por exemplo, o Controle de Constitucionalidade sempre cai. Então, você pode investir nesse tema, porque certamente terá uma questão sobre ele.

8. Resolva o máximo de questões que conseguir

Resolver questões é uma das dicas para passar na OAB que mais trazem resultados práticos. Você consegue:

  • fixar melhor o conteúdo;
  • avaliar quais são as matérias em que possui menor domínio;
  • treinar o formato da questão para a hora da prova.

A partir de então, é possível ajustar seu roteiro de estudos para maximizar seu desempenho na prova. Vale destacar também que a resolução de questões ajuda a conhecer o perfil da FGV. Muitas questões se repetem, e você estaria pronto(a) para isso?

Uma boa “dica dentro da dica”: faça as questões abertas à mão para praticar a escrita, ok? Os examinadores não fazem esforço para entender texto ilegível.

Passe de primeira no Exame de Ordem, estudando somente o que realmente interessa.

Mais de 80% de nossos alunos aprovam de primeira!!

Saiba maisrecomendado

Curso Turbo para 1ª Fase OABCurso Turbo para 1ª Fase OAB

9. Invista em um curso preparatório

Todas as nossas dicas para passar na OAB podem ser exercitadas de forma independente. No entanto, investir em um curso preparatório para o exame é uma alternativa muito interessante. Você receberá de profissionais especialistas na prova da Ordem as melhores práticas.

No curso Prova da Ordem você ainda terá à sua disposição uma Plataforma de Questões Comentadas para a 1a fase. Excelente, não?

Conhecer bem cada etapa, ter um bom roteiro de estudos e saber os assuntos mais cobrados são ótimas dicas para passar na OAB.

Que tal navegar pelo blog do curso Prova da Ordem e conferir mais dicas para a sua aprovação?