Absolutamente TUDO para sua Aprovação na OAB

Blog do Curso Prova da Ordem

por

Graduanda em Direito na Universidade Federal de Sergipe, aprovada no XXVIII Exame da Ordem ainda no 9º período, colaboradora do Curso Prova da Ordem desde então e sempre disposta a criar conteúdo e contribuir para sua aprovação.

Como Conciliar as Festas de Fim de ano e os estudos para OAB?

Ao invés de ler toda matéria, que tal ouvi-la? Experimente no player abaixo:

Confraternizações, Festividades, Compras, Natal e Ano Novo 🎉. Essa costuma ser uma época do ano movimentada para a maioria das pessoas. Mas e você, OABeiro?

Já sabe Como Conciliar Festas de Fim de ano e os estudos para OAB? 🤔

Basicamente você tem 03 opções: dar uma pausa nos estudos, deixar as festas completamente de lado ou tentar encaixar ambos na sua na rotina.

Já foi publicado o Calendário Oficial de Provas OAB em 2020, e a primeira fase do próximo Exame já tem data marcada. Sendo assim, caso tenha optado por fazer essa prova, provavelmente você já deve ter se inscrito.

Como faltam poucas semanas para o dia da prova, não aconselho uma pausa nos estudos.

Restam duas opções, todavia, conforme venho trazendo em minhas postagens, o caminho para aprovação na OAB é a constância, e não o volume de estudo.

Por isso, também não indico que você deixe as comemorações de fim de ano completamente de lado. Isso não irá te aprovar ou reprovar na primeira fase da OAB.

Este artigo tem justamente o objetivo de trazer alternativas para que você consiga conciliar os estudos com as festas de fim de ano e possa aproveitá-las sem culpa ou remorso.

Como Conciliar as Festas de Fim de ano e os estudos para OAB?

1) É Preciso Fazer Escolhas

No final do ano, muitos dos amigos e familiares que moram em outras cidades voltam para casa e querem encontrar com você (o que é muito bom).

Além da ceia de Natal e da festa do Ano Novo, tem-se a tradição de fazer confraternizações com os amigos da faculdade, dos colegas do estágio ou de trabalho, do vôlei, da natação, dos primos, etc.

Por isso, você precisa escolher em quais desses eventos vai estar presente, tendo em vista que o estudo para a OAB já costuma ser conciliado com outras atividades ordinárias.

É importante lembrar que as festas de fim de ano sempre acontecem e, em que pese sejam realizados 03 Exames da Ordem por ano, você quer ser aprovado quanto antes ⏳.

Por isso, tenha bom senso nas suas escolhas e tudo dará certo dentro do que foi planejado.

Dentre os eventos, não deixe de participar da ceia de Natal. É um momento de amor e cumplicidade em que você vai se reunir com a família e/ou amigos, aproveite!

Já quanto ao Ano Novo, vai depender muito do quanto você gosta dessa festividade. Se puder procurar uma programação mais light, de modo que você perca apenas 01 dia de estudo (o dia da festa) e não 02 ( dia da festa + ressaca), melhor.

Todavia, se você for um examinando que não abre mão de só sair da festa no dia 1º de janeiro de manhã, esse dia de ressaca terá que ser compensado, conforme explicarei a seguir.

Quanto às confraternizações, além de escolher quais você vai participar, estipule horários de saída caso elas se estendam, evite beber muito ou se cansar, de modo a garantir que sua próxima meta de estudos não fique comprometida.

Equilíbrio é fundamental! 🧘‍♂

Plataforma de Questões Comentadas para 1ª Fase OAB

📲 Plataforma de Questões Comentadas

Conquiste sua Aprovação na 1ª Fase da OAB estudando através de Questões Comentadas! Resolver provas anteriores é a maneira mais eficaz de preparação para a prova objetiva da OAB. Ao utilizar essa técnica de estudo, os examinandos podem conhecer melhor a maneira que a banca examinadora exige o conteúdo, perdendo o medo da prova e adquirindo muito mais confiança para encarar o certame.

Saiba mais sobre esta técnica de estudo →

2) Estudo Vem em Primeiro Lugar

Primeiro, quero chamar atenção para o fato de que você não precisa gastar 06/08 ou mais horas de estudo para ser aprovado na OAB.

Ao contrário, quando falamos sobre como estudar para a primeira fase, sempre indicamos que o aluno estude entre 02 a 04 horas por dia, com 01 dia de descanso por semana.

Caso sua carga horária seja de mais de 04 horas, indico que você reduza ela durante esse período ao menos durante as festividades.

Escolhidos quais os eventos você vai participar, será necessário reorganizar o seu cronograma de estudos.

Lembre-se que dezembro ainda não acabou, então, nada de deixar suas metas de estudo para o próximo ano. Ao contrário, elas devem ser antecipadas.

Isso mesmo! As confraternizações e eventos de fim de ano possuem data e horário marcados, ciente disso você deve se organizar para que sua meta de estudos seja cumprida antes do evento. Só assim você poderá aproveitá-los sem peso na consciência.

Exemplo: Confraternização no dia 22 às 16h. Tente organizar sua semana acrescentando 01 hora de estudo nos demais dias ou acorde um pouco mais cedo para que no dia 22 sua meta esteja cumprida e você possa aproveitar seu evento.

Não deixe para estudar depois da confraternização ou no dia seguinte, isso acaba se tornando uma bola de neve e esse acúmulo de pendências poderá acabar te prejudicando, inclusive emocionalmente, no dia da prova.

Não caia na cômoda procrastinação de deixar sempre para o dia seguinte, faça o que tem que ser feito: sente e estude.

A ideia de antecipar os estudos deve ser observada principalmente para àqueles que vão festejar o Réveillon em grande estilo. Ou seja, no dia 30 de dezembro sua meta para 31 e 01º de janeiro já devem estar cumpridas!

Ao antecipá-los, você pode deixar os dias 25 de dezembro e 01º de janeiro para descanso. Afinal, repor as energias também é importante.

Outra forma de organização, só indicada para as pessoas que estão impedidas de antecipar as metas, é aproveitar os dias de recesso ou de feriados (25 de dezembro e 01º de janeiro) para colocar os estudos em dia.

3) Festeje com Moderação

Com as dicas aqui apresentadas, você não precisará deixar de aproveitar as festas com amigos ou família.

Não se desvie, jamais, do seu principal objetivo que é a aprovação na primeira fase do Exame de Ordem.

O que não pode acontecer, é você estar na festa pensando nos estudos, ou estudando com o pensamento nas festividades 😌.

Você pode e deve dar uma respirada no Natal e no Ano Novo, até porque, para muitos, essa é uma oportunidade única de reunir-se com amigos e familiares.

Use esse momento como válvula de escape para toda a pressão que a prova da OAB causa nos examinandos, mas, insisto que você não deve deixar de adiantar suas metas para que possa aproveitar essa época tão gostosa do ano.

Uma coisa não precisa impedir a outra 😉.

Esse é o segredo sobre como conciliar festas de fim de ano e os estudos para OAB.

Essas pausas de final de ano devem ser direcionadas e curtas, você não pode parar a semana inteira entre natal e ano novo. Jamais!

Na verdade, não aconselho que você fique mais que 02 dias sem estudar. Existe um real risco de relaxar demais e perder o foco.

É absolutamente necessário foco nos estudos, principalmente com resolução de questões. Não deixe que seu cérebro esqueça da sua rotina!

Não esqueça que o Curso Prova da Ordem estará aqui esperando por você.

Boas festas! 🎉

Se você tiver alguma estratégia sobre como Conciliar Festas de Fim de ano e os estudos para OAB, compartilhe nos comentários!

Combo de Apostilas para 1ª Fase OAB

📚 Combo de Apostilas para OAB

Material COMPLETO para sua Aprovação na OAB. São 24 apostilas digitais com 50% de desconto! Ao fazer a compra do material, você ainda ganha 4 brindes exclusivos e tem direito às atualizações das apostilas pelo período de 12 meses. Ou seja, a garantia de material sempre atualizado e de qualidade, algo essencial para uma boa preparação. Ficou interessado(a)? Adquira o Combo de Apostilas do Curso Prova da Ordem por apenas 12x de R$ 18,88 no cartão de crédito ou R$ 189 no boleto.

Saiba mais sobre o Combo de Apostilas →

Receba com exclusividade nossas publicações sobre o Exame de Ordem

Preencha seu nome e e-mail para ficar por dentro de todas as novidades sobre a Prova da OAB.

Informe o seu nome.
Informe o seu e-mail.