Advogado recém-formado? 5 dicas para estruturar uma carreira promissora

Advogado recém-formado? 5 dicas para estruturar uma carreira promissora

advogado-recem-formado-5-dicas-para-estruturar-uma-carreira-promissora

Qual é a maior preocupação de um advogado recém-formado? Carreira promissora. Como construí-la? Como ter credibilidade e conseguir mais clientes? Como se destacar em um mercado tão concorrido? 

Apontamos a seguir algumas dicas para o advogado recém-formado ter uma carreira de sucesso!

Continuar estudando

Cursos de prática jurídica e especializações fazem parte da vida de um advogado recém-formado. A carreira de sucesso está intimamente ligada à aquisição de conhecimento. Afinal, é ele quem pode levar um profissional a se tornar uma das referências de sua localidade.

Considerando que existem diversos ramos jurídicos, é impossível estudá-los com profundidade durante a faculdade. Por isso, a continuidade dos estudos é fundamental para entender melhor as complexidades e as características próprias de cada campo

E mais: os clientes têm preferência por advogados especialistas, e não generalistas. Por isso, o advogado recém-formado, para uma carreira promissora, deve buscar qualificação.

Investir em marketing jurídico para uma carreira promissora

Você pode ser o melhor advogado de seu ramo em termos técnicos, mas alguém o conhece? Quem não é visto não é lembrado. Se você, advogado recém-formado, quer uma carreira promissora, deve adotar o marketing jurídico.

Seus clientes estão na internet, sem sombra de dúvida. Por isso, esteja presente nas mídias digitais e tenha um blog. Sim, um blog. É lá onde você poderá compartilhar conteúdos de interesse do seu público-alvo. É também lá onde você construirá sua autoridade no mercado.

A advocacia 5.0 é um aprofundamento da advocacia 4.0, ou seja, aplicar a tecnologia centrada em seres humanos. O marketing jurídico digital é uma dessas vertentes: com um simples conteúdo amigável, você começa a resolver o problema de alguém.

Ah, e não se esqueça do marketing pessoal. Os serviços advocatícios estão diretamente ligados à sua pessoa. Tenha cuidado com sua imagem e com a forma como você a “vende”. A boa notícia é que é possível fazer marketing observando as normas de ética profissional da OAB. Conheça as restrições e mãos à obra!

Advogados recém-formados trabalham o networking

Para um advogado recém-formado, a carreira de sucesso não depende somente dele. Como pontuamos acima, ninguém te conhece. O marketing jurídico será importante, mas não é a única medida para pavimentar uma estrada profissional sólida. Por isso, trabalhe o networking para aumentar e solidificar sua rede de contatos.

Colegas da faculdade e do estágio, professores e chefes são nossos primeiros contatos no Direito. É interessante manter as relações que fazem sentido para você e para sua profissão. Mas não se limite a isso.

Eventos da área são boas oportunidades de encontrar novas pessoas e potenciais parceiros. Cursos, palestras, simpósios, convenções e outros tipos de eventos são recheados de diversos operadores do Direito. Esteja presente neles!

Prestar um atendimento de excelência

O advogado 5.0 é aquele que utiliza tecnologias 4.0 com foco total nas necessidades humanas. Esse é um resumo bastante sucinto do que vem por aí. E como ser esse profissional sem prestar um atendimento de excelência aos seus clientes? Não tem como, certo?

O cliente deve sempre ser o centro do seu negócio. Para um advogado recém-formado, a carreira promissora depende ainda mais do bom atendimento. Deixe de lado a ansiedade e o imediatismo e adote uma conduta responsável. Não prometa aquilo que não pode cumprir, porque isso gera frustração (e afasta clientes).

Lembre-se sempre de que atividade advocatícia é de meio, e não de resultado. O que importa é como você atua junto ao cliente, e não exatamente o resultado final. Tenha sempre uma postura impecável e ética.

Tenha uma mente empreendedora

Empreender é planejar. É ter um plano de ação estratégico para atingir os objetivos com precisão e dentro de um prazo. É ter uma visão ampla das forças e oportunidades, mas também das fraquezas e ameaças. Você é esse advogado recém-formado? Carreira promissora será apenas a consequência.

E outra boa notícia: muitos acreditam que uma pessoa nasce com o empreendedorismo na veia, mas é uma meia-verdade. Empreender depende de estudo e dedicação, de mudança de paradigma. Nós temos a capacidade de nos adaptarmos a diversas situações, inclusive de mudar o pensamento dominante.

Por isso, pense em resolver problemas na profissão utilizando os meios que já dão certo, mas sem medo de inovar. Aprimore seu pensamento fora da caixa e sua criatividade. Pode ser a peça-chave para o advogado recém-formado estruturar uma carreira promissora.

Para um advogado recém-formado ter uma carreira promissora, deve atentar a diversos pontos. Especializações, marketing e networking são apenas alguns deles. 
No Prova da Ordem, nós trabalhamos com a qualificação de profissionais por meio de nossas práticas jurídicas. Conheça!